produtividade em alto nível com estes gerenciadores

10 ferramentas de produtividade para micro e pequenos empresários

Todo micro e pequeno empresário sabe como a rotina de empreendedor pode ser muito menos produtiva do que gostaria, principalmente quanto às atividades que realmente precisam ser desempenhadas pelo gestor para garantir o crescimento do negócio.

Isso é comum, afinal, este tipo de empreendedor, frequentemente precisa se envolver também em tarefas relacionadas a gestão de pessoas, finanças, vendas e outras áreas.

Mas o que fazer quando não existe alternativa para fugir dessas responsabilidades? O melhor caminho é aprender a produzir mais em menos tempo!

Dicas de apps para aumentar a produtividade

Para ajudá-lo na missão de aumentar sua produtividade e conseguir focar sua energia no que é realmente importante para o negócio, listamos a seguir algumas dicas de ferramentas de gestão de tempo, finanças e controle de tarefas para começar a organizar melhor suas atividades. Confira:

  1. SLACK

O Slack está se tornando a ferramenta de comunicação mais querida entre as startups e as pequenas empresas. Disponível em apps para Android, iOS e Windows Phone, além da versão para desktop, este software tem como objetivo facilitar a comunicação entre os times, evitando o envio excessivo de e-mails.

No Slack, você pode criar canais de conversa de acordo com os tópicos relevantes no dia a dia da empresa e também manter conversas privadas com usuários dentro do time, o que facilita a interação entre as diferentes áreas e a resolução rápida de dúvidas e problemas. Mais uma vantagem em utilizar o Slack é sua integração com outros softwares de produtividade, como Trello, Wunderlist, Todoist e Google Calendar.

  1. PIPEFY

O Pipefy é uma ferramenta de gestão de projetos com templates customizáveis para diferentes áreas de atuação ou do negócio. Entre os modelos disponíveis, estão produção de conteúdo, vendas, finanças, desenvolvimento de software e recursos humanos. Entre os recursos principais, estão a possibilidade de gerar relatórios e de integração com ferramentas como Slack ou Zendesk.

  1. TRELLO

Outra ferramenta de gestão de projetos bastante popular é o Trello, software gratuito que define a si mesmo como “uma lista cheia de listas”. Ao criar um quadro neste aplicativo para um determinado projeto, você pode estabelecer suas etapas e incluir tarefas e atividades em cartões, que permitem organizar comentários, checklists, prazos e responsabilidades.

  1. GOOGLE DRIVE

O Google Drive é a ferramenta do Google para armazenamento e criação de documentos na nuvem, algo muito importante para que consiga acessar seus arquivos em qualquer lugar e, principalmente, para que mantenha um backup de segurança. É possível, ainda, compartilhar documentos e pastas com outros colaboradores, permitindo, inclusive, a edição de um mesmo arquivo simultaneamente.

  1. TODOIST

O Todoist é uma lista de tarefas digital, que pode ser consultada e atualizada pelo computador ou pelo aplicativo no celular. Esta é uma excelente ferramenta para você organizar sua produção diária, além de ajudar a não esquecer de nenhuma tarefa ou responsabilidade recorrente. Este software tem como diferenciais a possibilidade de receber lembretes, de compartilhar tarefas com outros usuários e de analisar a sua produtividade, de acordo com o que fez em um dia e com o que conseguiu cumprir de prazos.

  1. TOMATO TIMER

O Pomodoro é uma técnica de produtividade que ajuda a manter o foco, gerenciar prazos e utilizar o tempo de forma mais eficiente. Ela sugere que você intercale 25 minutos de foco total em suas atividades, seguidos por cinco minutos de descanso para olhar as redes sociais, ir ao banheiro ou tomar um café. Após quatro blocos de trabalho, é recomendado fazer um intervalo maior, de 10 a 30 minutos.

Para testar essa prática, uma ferramenta útil é o Tomato Timer, um verdadeiro despertador para manter o foco. Existem também aplicativos para celular, como o Brain Focus.

  1. QIPU

O Qipu é o software desenvolvido pelo Sebrae para empreendedores que são MEI ou optantes do Simples Nacional. Disponível para desktop, Android e iOS, esta ferramenta é um sistema de gestão para ajudar a manter organizados fluxo de caixa e obrigações contábeis, de forma bastante intuitiva e simplificada.

  1. EVERNOTE

Sabe aquelas anotações que você faz a todo momento, no bloco de notas do celular, no caderno ou em qualquer papel que tenha à mão? O Evernote é uma ferramenta que ajuda você a manter todas as suas notas em um só lugar, podendo ser acessado pelo computador ou pelo celular. Entre os diferenciais desta ferramenta, está a possibilidade de busca e de organização das anotações utilizando etiquetas.

  1. RESCUE TIME

Esta é uma ferramenta para ajudar os mais indisciplinados a produzir mais em menos tempo, uma vez que ajuda a perceber onde os minutos são desperdiçados. O Rescue Time é um software que roda em seu celular e computador, monitorando quanto tempo passa acessando cada site ou aplicativo. Você pode inclusive definir metas a cumprir, como acessar as redes sociais por um tempo máximo a cada dia.

  1. ORGANIZZE

Nossa última indicação é para você colocar as finanças de sua empresa em dia, sem se preocupar em passar horas lidando com planilhas de excel. O Organizze é um software de gestão financeira em que você consegue organizar fluxo de caixa e lista de clientes e fornecedores, além de emitir notas fiscais e criar e enviar novas propostas.

O quanto vale a sua produtividade?

Como empreendedor, não há dúvidas de que cada minuto que dedica ao desenvolvimento de seu negócio é fundamental. O importante para crescer de forma saudável, entretanto, é que você consiga administrar da melhor forma o seu tempo – ou acabará sobrecarregado e, ainda assim, sem conseguir dar conta de todas as responsabilidades. Que tal, então, começar a testar algumas das ferramentas que indicamos para entender como o seu tempo pode render mais e se tornar um ativo ainda mais valioso para a sua empresa?

Você tem mais alguma indicação de ferramenta ou aplicativo para aumentar a produtividade no dia a dia como empreendedor? Compartilhe conosco aqui nos comentários deste artigo!