A EMPRESA INTELIGENTE: MENOS CUSTOS E MAIS RESULTADOS!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por muitos anos, era preciso ser uma grande empresa para adotar as últimas tendências de inovação, principalmente pelo alto custo. Além disso, o conhecimento de ponta em gestão ficava restrito às grandes universidades e às empresas multinacionais. Veja nesse artigo o porquê felizmente isso mudou e como está cada vez mais ao seu alcance a possibilidade de transformar o seu negócio em uma EMPRESA INTELIGENTE: com MENOS custos e MAIS resultados!

Hoje o cenário mudou: pequenas e médias empresas são capazes de inovar e testar novosrecursos com a agilidade que falta às grandes organizações. Em poucas semanas, por exemplo, é possível adotar o modelo home office com sucesso. Ou, então, passar a usar uma nova tecnologia para atendimento automatizado aos clientes.

O grande ganho disso tudo está na capacidade de encontrar os melhores caminhos para o crescimento e para manter os pequenos e médios negócios competitivos.

Neste Guia, vamos compartilhar 10 lições para reduzir custos e otimizar recursos, com base no que nós da SMART aprendemos estudando profundamente sobre gestão e acompanhando mais de 5 mil negócios de pequeno e médio porte ao longo dos últimos 6 anos.

Esperamos com esse material ajudar a sua empresa a sair do papel com o pé direito ou, caso já seja empresário, contribuir para que tenha ainda mais sucesso nas suas operações.

 SEGREDO PARA CRESCER

Neste material, decidimos focar em redução de custos e otimização de recursos por um motivo muito simples. Diariamente, ouvimos depoimentos de empreendedores que precisaram desistir de seu sonho de negócio por causado custo de manutenção até chegar ao chamado breakeven, quando uma empresa começa de fato a gerar lucro.

Também acompanhamos  empresas  consolidadas  no mercado que precisaram fechar as portas devido à crise econômica. Você certamente leu muito sobre isso nos jornais nos últimos anos…

De toda forma, acreditamos que, mesmo com todas as dificuldades de se empreender no Brasil em meio a tanta instabilidade econômica, existam caminhos para aprimorar a eficiência do negócio, fazendo mais com menos investimentos e,  assim,  atingindo  a  tão  sonhada competitividade no mercado.

Sabemos,porém, que  não  é tarefa  simples.  Todo empreendedor que já precisou realizar cortes ou enxugar custosemmomentosdedificuldadessabeoquantoissoé penoso.

Nossa ideia, então, é compartilhar alguns caminhos para que você possa diminuir as despesas e aumentar a performance sem precisar diminuir o contingente, pausar projetos e deixar de inovar.

E,como além  de  sermos apaixonados  por empreendedorismo, também adoramos estudar e testar novas tendências, nossas dicas serão baseadas no que háde mais moderno no mundo dos negócios hoje!

O QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS?

Como falamos no início deste guia, antigamente era preciso ser uma grande organização para “bancar” boa parte das tendências que surgiam no mercado. Hoje, felizmente, temos a cesso fácil a práticas e tecnologias de ponta, podendo conhecê-las e testá-las enquanto evoluem.

Abaixo listamos 4 conceitos que têm ganho mais e mais destaque no mercado para que você construa sua Empresa Inteligente com menos custos e mais resultados! Elas fazem parte de boa parte das estratégias que estão surgindo no mundo para gestão dos negócios… e podem começar a fazer parte da sua empresa!

1) USO DE TECNOLOGIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MUITO MAIS!

Quando falamos em tecnologia, sem dúvidas o que merece maior destaque hoje é a Inteligência Artificial (IA) e todos os avanços que serão possibilitados por ela.

Mas o que é Inteligência Artificial? O termo foi criado em 1956, mas só se popularizou atualmente graças aos crescentes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados e melhorias no poder e no armazenamento dos computadores.

A IA possibilita que máquinas aprendam com experiências (Machine Learning), se ajustem a novas entradas de dados eperformem tarefas como seres humanos. Isso envolve outras tecnologias, como Deep Learning e processamento de lingua- gem natural. Com esses avanços, os computadores podemser treinadosparacumprirtarefasespecíficasaoprocessargran- des quantidades de dados e reconhecer padrões a partir deles.

O resultado? São as máquinas cada vez mais avançadas com as quais começamos a conviver: carros autônomos, robôs que cozinham como chefs e softwares cada vez mais avançados, capazes de prever ações e intenções.

E, embora isso ainda pareça tão distante da nossa realidade, já existem muitas empresas utilizando IA em suas estratégias. Conforme as previsões, isso deve se tornar cada vez mais aces- sível nos próximos anos e também assumir uma escala de cres- cimento vertiginosa.

Para entender melhor, basta olhar este gráfico da Business Insi- der com a data esperada para que os robôs consigam realizar determinadas tarefas:

2) ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO

A economia compartilhada, também conhecida como economia de compartilhamento ou economia colaborativa, é um modelo no qual existe uma inversão de prioridades entre possuir e utilizar um bem. Como exemplo, em vez de você comprar seu próprio carro, você utiliza o de outra pessoa quando precisa, contando com o serviço das plataformas de ride-sharing, como Uber e Cabify.

Desta forma, dois objetivos principais são alcançados: o da eficiência no uso dos bens e o da otimização dos custos. Esta é uma lógica que prevê um consumo mais consciente e que traz ganhos tanto para quem é o proprietário de determinado bem ou objeto, quanto para quem precisa utilizá-lo de maneira pontual.

Outras empresas que fazem parte deste conceito são Airbnb, Coworking SMART,  Enjoei, WeDoLogos, Green, Rappi… e todas as demais que estimulem o compartilhamento em troca do consumo.

Como empreendedor, especialmente se estiver à frente de um pequeno ou médio negócio, você pode aproveitar serviços e modelos de contratação que estão dentro deste cenário, alcançando eficiência e economia.

3) TRABALHO REMOTO

Como o nome já indica, trabalho remoto é aquele exercido à distância, sem a necessidade da presença física dos colaboradores. A modalidade mais conhecida de trabalho remoto é a do home office, quando o funcionário exerce as atividades a partir de sua própria casa. No caso de em sua residência não ser possível o registro de seu CNPJ, uma solução inteligente e barata é a contratação do serviço de Endereço Fiscal.

No entanto, o trabalho remoto pode ser realizado de qualquer lugar, a partir de escritórios compartilhados, cafés, espaços públicos ou onde mais houver um espaço de trabalho adequado e com acesso à internet.

É claro, o trabalho remoto é beneficiado por outras tendências, como a computação em nuvem e o BYOD (bring your own device, ou traga seu  próprio  dispositivo,  na tradução para o português). Com a portabilidade de sistemas, plataformas, arqui- vos e dispositivos como tablets e computadores, realmente se torna mais fácil trabalhar e colaborar à distância.

E, para os mais conservadores em relação à necessidade de se estar no mesmo ambiente físico, vale a pena considerar os dados do estudo Global Evolving Work force, conduzido pela Intel e pela Dell.

As vantagens do trabalho remoto

O efeito em colaboradores que atuam em modelo home office:

4) METODOLOGIA LEAN

Termos como Metodologia Lean, Lean Startup e Gestão Lean fazem parte do vocabulário da moda entre os líderes de startup. Mas a sua empresa não precisa necessariamente ser uma para aproveitar essa tendência para reduzir custos e otimizar recursos.

Traduzindo de forma literal, lean pode ser entendido como enxuto. Ou seja, quando falamos em metodologia lean, estamos falando sobre um método que institui apenas os recursos necessários para a realização do trabalho, etapa ou processo, evitando desperdícios.

Apesar de ser um conceito que remete à década de 1980, foi recentemente que ele se tornou popular como método para qualquer tipo de empresa, a partir do trabalho desenvolvido por Eric Ries, autor do livro A Startup Enxuta. Com uma metodologia mais universal, negócios de diferentes portes podem aplicar a Metodologia Lean para enxugar processos e melhorar os resultados da organização.

OK, E NA PRÁTICA? COMO REDUZIR CUSTOS E OTIMIZAR RECURSOS?

Ok, vimos quatro conceitos e tendências que estão ganhando o mundo e modernizando as organiza- ções na hora de enxugar custos. Mas como isso pode ser aplicado na prática em uma pequena ou média empresa?

Existem muitos caminhos para que você construa sua EMPRESA INTELIGENTE com MENOS custos e MAIS RESULTADOS. Na medida em que você começa a estudar e conhecer aplicações práticas, começa também a vislumbrar inovações que podeaplicar em sua própria empresa para crescer de forma mais acelerada e sustentável.

Para começar, separamos 10 aplicações para que comece a transformar a sua gestão hoje mesmo, sem altos e investimentos e com excelente retorno para as suas operações. Mas, isso fica para o próximo artigo! Por enquanto você pode conhecer uma das soluções inteligentes já citadas aqui: o Coworking SMART!

Presente no mercado brasiliense a seis anos, a SMART Escritórios Inteligentes deu início a um plano de expansão que levará a marca para outras unidades da federação. Em 2019 foi inaugurada a primeira unidade fora de Brasília, em Teresina, capital do Piauí. Este ano, a marca chega em Curitiba (PR). 

A marca traz soluções flexíveis e inovadoras para os empresários, com estrutura para atender empreendimentos de todos os portes, profissionais liberais e autônomos em regime de home office. Serviços personalizados de acordo com suas necessidades, com contratos avulsos ou fixos. Os principais serviços oferecidos são: escritório virtual; endereço fiscal para o registro de empresas; locação de salas executivas, de reuniões e treinamentos; atendimento telefônico e outros.

Você pode salvar a sua empresa agora mesmo! Para se cadastrar, basta falar com um de nossos consultores pelo WhatsApp. Eles estarão prontos para tirar suas dúvidas e conversar com você para encontrar o plano ideal para suas necessidades. Depois, você preencherá sua ficha cadastral, enviará os seus documentos e o resto é com a gente! Em menos de 24h, você poderá retomar as suas atividades, coordenando a sua equipe para manter a motivação e o incentivo de um time que com certeza precisa da sua gestão.

Conheça nossos serviços e escolha o plano mais adequado às suas necessidades. Você segue com o sonho da sua empresa agora para colher os frutos do seu sucesso em breve!

A partir de R$79 mensais você poderá economizar muito com os seguintes serviços:

  • ENDEREÇO FISCAL
  • COWORKING
  • SECRETÁRIA COMPARTILHADA
  • CONTABILIDADE ONLINE
  • CERTIFICADO DIGITAL com 50% de desconto
  • GESTOR FINANCEIRO
  • CLUBE DE NETWORKING

CADASTRE-SE AGORA e nossos consultores farão seu atendimento 100% da sua casa! Como são muitos empreendedores vivendo esta situação, as VAGAS são LIMITADAS de acordo com nossa capacidade de atendimento.

Existe o jeito antigo de trabalhar e existe o jeito SMART!

Hoje a SMART é considerado o MELHOR COWORKING de BRASÍLIA pelo melhor custo-benefício com alto padrão e contratação mais ágil. Você pode até se dar ao luxo de pesquisar, mas, voltará a ele pela certeza de que não encontrou nada igual. Aqui temos certeza que você consolidará a sua EMPRESA INTELIGENTE com MENOS custos e MAIS RESULTADOS!

Quer ter o seu coworking e endereço fiscal em Brasília? Entre em contato com a SMART e faça sua empresa crescer!

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

Teresina/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09