cursos online para empreendedores

Cursos online para empreendedores – sem desculpas para aprender!

Já falamos em outro artigo aqui do blog da Smart que a vida de empreendedor não deixa muito tempo para algumas atividades que são muito importantes para crescer. Aprender novas habilidades, técnicas e ferramentas está entre elas. Mas não se preocupe: existem cursos online para empreendedores que foram desenvolvidos pensando justamente nessa rotina atribulada e cheia de imprevistos para resolver.

Com conteúdo disponibilizado online, para assistir a qualquer hora do dia (ou da noite, do final de semana…), estes cursos entregam em algumas horas princípios básicos e táticas para colocar em prática no negócio. Neste artigo, você encontra boas sugestões para começar seu hábito de aprendizado digital!

1.Cursos gratuitos da FGV

Não dá para negar, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das principais instituições de ensino do Brasil, com excelentes currículos para a graduação e a pós graduação. E, graças a participação no OEC – Open Education Consortium, a FGV oferece uma boa relação de cursos online para empreendedores que são gratuitos!

Entre os temas, estão Recursos Humanos, Finanças, Planejamento Estratégico, Marketing, Contabilidade e outros assuntos essenciais para qualquer gestor. A carga horária fica entre 5 e 12 horas e os professores fazem parte do corpo docente da própria instituição.

2. Planejamento Estratégico para Empreendedores, do Sebrae

O portal de Ensino a Distância do Sebrae também tem muitos bons cursos online para empreendedores, mas vale a pena começar pelo de Planejamento Estratégico. Ele oferece conteúdo sobre os elementos básicos de um bom planejamento, tanto para quem já possui uma empresa, quanto para quem está dando os primeiros passos para realizar o sonho de abrir um negócio.

O interessante é que você aprende não apenas a planejar, mas também a como medir os resultados do seu trabalho por meio de métricas, metas e metodologias como o OKR – a queridinha das startups e das empresas de tecnologia.

Depois de cumprir as 15 horas de carga horária, você pode dar seus próximos passos em outros cursos como desenvolvimento de negócios inovadores, estratégia de crescimento  e fluxo de caixa.

3. Cultura Corporativa, da Descola

A Descola é uma escola de inovação digital com várias opções de cursos online para empreendedores. Entre eles, está o de Cultura Corporativa, para quem deseja criar uma cultura de sucesso na sua empresa.  Seguindo a máxima de Peter Drucker de que “a cultura come a estratégia no café da manhã”, esta formação dá os principais passos para criar um ambiente de crescimento tal qual fizeram empresas como Google, Netflix e Facebook.

Os professores oferecem tanto conteúdo teórico quanto prático, com exercícios para serem implementados no processo de aprendizagem. Entre os tópicos, estão contexto de cultura corporativa, jogo das identidades, ferramentas para diagnóstico, biografia e valores da marca e a cultura como marca.

4. Inbound Marketing, do HubSpot

O HubSpot é uma das principais referências mundiais quando o assunto é Inbound Marketing e Marketing Digital. Boa parte desse sucesso veio a partir do conteúdo que a empresa construiu e disponibilizou sobre o tema – totalmente de acordo com a própria estratégia de Inbound, não é?

Em seu site de cursos online e certificações, o HubSpot Academy, você encontra gratuitamente formações sobre Inbound Marketing, Redes Sociais, SEO, E-mail Marketing e Vendas. Temas essenciais para você acelerar os resultados do seu negócio!

5. Selling Ideas, da edX

O edX é um repositório de cursos online gratuitos desenvolvidos pelas principais universidades do mundo. Criada por Harvard e MIT, hoje a plataforma possui uma infinidade de cursos para empreendedores, produzidos por grandes instituições.

Nós indicamos começar pelo Selling Ideas, da Wharton University. Neste curso, você aprende como divulgar suas mensagens e crescer seu negócio usando redes sociais e influência. Fundamental para estruturar as estratégias de vendas e marketing!

Hora de aprender ainda mais!

Os empreendedores de maior sucesso nunca param de aprender, por mais que estejam em um momento de tranquilidade nos negócios e de crescimento acelerado. Olhar para fora da empresa e para o que está sendo produzido de conhecimento no mundo ajuda a aguçar a criatividade e a pensar em novas soluções para problemas que já pareciam impossíveis de serem resolvidos. Por isso, nossa sugestão é: crie uma rotina de aprendizado, seja por meio de cursos online para empreendedores, documentários, eventos ou networking com outros líderes de empresa!

Tags: