Endereço virtual: entenda esta opção de domicílio fiscal

Ao iniciar o processo de abertura de uma empresa, todo empreendedor se depara com um ponto bastante importante: “qual o endereço ideal para o meu negócio?” Por mais que esta pergunta possa parecer simples, ela tem por trás uma série de outros fatores, como custo ideal, licenciamento da prefeitura para operação, atratividade para os clientes, facilidade de acesso para os colaboradores, entre outros.

Por este motivo, para ajudar você nesta escolha tão importante, neste artigo vamos explicar a modalidade de endereço virtual, que tem sido uma excelente saída para os novos empresários na escolha do domicílio fiscal e do endereço comercial. Confira!

O que é endereço virtual?

O serviço de escritório ou endereço virtual é um modelo interessante para empresas de serviços, que não precisam necessariamente de um local físico permanente para operação, atuando com equipes remotas ou sendo formadas apenas pelo profissional autônomo.

Neste tipo de contrato, outra empresa (usualmente um coworking ou um escritório compartilhado) oferece facilidades como atendimento telefônico, recebimento de correspondências e locação de salas para reuniões, mas muito além disso. Por meio do modelo de endereço virtual, você pode utilizar a localização desta empresa como endereço comercial e também como domicílio fiscal.

Ou seja, tem um endereço físico para utilizar em suas divulgações e em todos os registros necessários para a abertura da empresa, como solicitação do CNPJ e obtenção de alvarás exigidos para a sua atividade econômica. Tudo isso é respaldado por lei e garante que seu negócio esteja sempre em dia com todos os registros e fiscalizações obrigatórias.

Para quem o endereço virtual é mais indicado?

O modelo de endereço virtual, entretanto, não cabe para todos os perfis de negócio. Se a empresa tem necessidade de manter estoque ou atua com itens perecíveis, por exemplo, é preciso checar se as normas específicas daquela cidade possibilitam esta forma de registro.

Como falamos, o escritório virtual funciona muito bem para empresas de pequeno porte ou profissionais autônomos que prestam serviços, como agências, contadores, advogados, coaches, psicólogos, freelancers, entre outros. Para estes negócios, existem grandes vantagens neste formato de contratação, uma vez que não há necessidade de manutenção de um espaço físico e eliminam-se todos os custos relacionados a aluguel, facilities, entre outros.

Assim, as equipes e os profissionais podem trabalhar a partir de casa, aproveitando condições especiais para locação de salas quando houver necessidade de agendar reuniões com clientes, por exemplo. Estima-se que assim seja possível alcançar até 80% de economia em relação aos custos com escritório tradicional.

Como contratar endereço virtual?

Se você ficou interessado em conhecer melhor o modelo de escritório ou endereço virtual e entender como ele pode ser uma opção para a abertura da sua empresa, o mais recomendado é entrar em contato com uma empresa que ofereça este tipo de serviços na sua cidade ou na região onde pretende prestar seus serviços.

Assim, você garante, também, que toda a sua contabilidade seja simplificada, por estar em um endereço que possui a melhor realidade tributária para você e para seus clientes.

Em Brasília, a Smart Escritórios Inteligentes oferece este serviço de forma prática para a contratação e com planos bastante acessíveis. Uma excelente forma de você começar a sua empresa com o pé direito e, ao mesmo tempo em que cumprir todas as legislações necessárias, poder focar inteiramente no crescimento de sua operação!

Quer um endereço virtual de prestígio para a sua empresa em Brasília? Conheça os planos da Smart Escritórios Inteligentes!