o que é bpo

O que é BPO? Business Process Outsourcing e suas vantagens!

Se tem algo em comum entre os pequenos empreendedores é o sentimento de que o crescimento poderia vir mais rapidamente caso os custos de manter um negócio não fossem tão altos. É evidente que a carga tributária do nosso país possui um papel importante para que isso aconteça. Mas não só: as despesas operacionais representam uma importante fatia do orçamento. Não por acaso, muitos pequenos negócios começam a apostar em BPO como solução para aliviar este peso nas finanças.

Não sabe o que significa esta sigla ou quer conhecer melhor quais são as vantagens de contar com este tipo de serviço? Neste artigo vamos explicar o que é BPO e seus benefícios!

O que é BPO?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que pode ser traduzido como terceirização de processos de negócio. Simplificando, é contratar um fornecedor para executar atividades da sua empresa, normalmente aquelas associadas aos setores Financeiro, Contábil, Jurídico, Recursos Humanos e TI, que exigem conhecimento especializado, mas não se configuram como atividades core.

Este perfil de serviço é frequentemente oferecido por empresas de coworking ou escritório virtual, como a Smart, pois atendem o mesmo perfil de público – pequenos empreendedores para quem otimização de custos é essencial para o crescimento.

Quais são as vantagens em investir em Business Process Outsourcing?

A prática de BPO dentro da estratégia de gestão já é bastante consolidada em outras economias e se torna mais comum no Brasil na medida em que estamos aperfeiçoando a prestação de serviços, com mais soluções surgindo a cada dia para ajudar os empresários a consolidarem suas operações.

Depois de saber o que é BPO, conheça, então, os principais benefícios em contar com este serviço!

Redução de Custos

Sem dúvidas, esta é a principal razão para contratar BPO em um pequeno negócio. Bem sabemos que atividades do setor financeiro, contábil ou administrativo nem sempre representam demandas significativas para manter um colaborador exclusivo, dedicado apenas a elas.

Ao mesmo tempo, utilizar o tempo do empreendedor para executar estas atividades pode acabar saindo caro, pois seu tempo é melhor empregado e traz mais retorno quando dedicado à atividade principal do negócio ou ao planejamento e à gestão estratégicos.

Segurança em Operações

A segurança das operações é outro fator importante para quem escolhe contratar BPO. Ao contar com profissionais que são especialistas em suas atividades, principalmente em Finanças e Contabilidade, os riscos de erros são mitigados, prevenindo seu negócio de qualquer multa ou prejuízo no futuro.

Eficiência Operacional

Ao mesmo tempo, ganha-se em eficiência operacional quando se terceiriza um processo de negócio para uma equipe especializada, capaz de executar as atividades mais rapidamente e ciente de todos os pormenores técnicos que possam estar envolvidos. Isso é mais vantajoso do que ter alguém da equipe da própria empresa dividindo funções para cumprir as demandas operacionais, sem estar com foco total para isso.

Visão Estratégica

Por fim, há também o ganho estratégico em delegar o gerenciamento de processos jurídicos, financeiros e contábeis para um fornecedor que esteja constantemente atualizado nestes temas e acompanhando tendências de mercado. Este parceiro será capaz de identificar mais claramente oportunidades de otimização e melhoria, contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio.

Tempo para focar no que importa!

Falamos em redução de custos, eficiência, segurança e estratégia. Porém, sem dúvidas, para as pequenas empresas o maior ganho em fazer BPO é ter o empreendedor mais tempo focado no que realmente importa, o crescimento da empresa e a identificação de melhorias e oportunidades na operação principal.

Por esta razão, por mais que possa significar à primeira vista um custo a mais, entender melhor o que é BPO e como pode trazer retorno a longo prazo pode ser uma importante prioridade para sua gestão!