5 vantagens em um coworking para arquitetos [O 2 é o principal!]

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda o que novos profissionais e antigos escritórios de arquitetura viram de vantajoso em mudar para um ambiente de coworking para arquitetos.

A carreira de arquiteto passa pelo sonho de ter o próprio escritório.

Ter a tranquilidade para a concentração necessária e o local inspirador e equipado para trabalhar é a equação que os arquitetos precisam solucionar para encontrar o lugar ideal de trabalho.

Para solucionar este problema, o coworking para arquitetos tem se mostrado uma excelente saída, aliando economia com qualidade de trabalho.

Levar o escritório para uma sala de coworking pode até gerar dúvidas no início, mas é uma tendência que está se popularizando entre escritórios de arquitetura e trabalhadores autônomos.

O coworking para arquitetos

coworking para arquitetos

Mas o coworking tem a privacidade necessária para o arquiteto poder trabalhar?

A resposta é sim.

Um bom coworking conta com salas para cada necessidade do arquiteto. Desde o escritório para desenhar os planos, passando pela sala de reuniões executiva, até auditórios para apresentar o projeto final.

Outra dúvida constante é: o coworking precisa ser adaptado para arquitetos?

Não necessariamente. Embora existam espaços desenhados para esta função, muitos escritórios em coworkings têm se adaptado às necessidades do profissional da arquitetura e edificação.

Os espaços disponíveis vão sendo alugados de acordo com a necessidade do profissional, funcionando de maneira independente para cada fase do projeto.

Se você ainda tem dúvidas, vale a pena ler este artigo para saber se o seu negócio se encaixa no modelo de coworking.

A seguir, vamos falar sobre algumas vantagens que o coworking para arquitetos oferece.

1. Economia

Quanto custa um escritório de arquitetura particular?

Primeiro de tudo, temos os gastos fixos: aluguel (ou prestação da compra), luz, água, limpeza, manutenção, etc. 

Este valor depende muito de cada região do Brasil, mas deve girar em torno de R$ 1.300,00 A R$ 1.500,00 por mês.

Além disso, o valor do aluguel cobre apenas o espaço. Para agregar computador, software de desenho, impressora, plotter, internet, telefone e toda a mobília, precisa-se de um investimento entre R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00.

Esta realidade está completamente fora de cogitação para novos escritórios e trabalhadores autônomos.

No coworking para arquitetos, só há um valor fixo pelo tempo que o arquiteto precisa utilizar o espaço. O local já conta com a maioria dos materiais e equipamentos necessários para o trabalho.

Já os gastos como serviços, limpeza, internet, manutenção, etc. 

São por conta do próprio coworking, o que ajuda especialmente a profissionais iniciantes.

2. Organização

Sendo uma das principais características do profissional de arquitetura, a organização também é encontrada nos escritórios de coworking para arquitetos.

Seja para organizar seu tempo de trabalho ou para ter um escritório que atenda às necessidades do profissional, o coworking para arquitetos é a melhor opção organizacional.

Alugar o espaço que necessita para o tempo necessário faz com que o profissional da arquitetura se concentre mais e otimize seus horários de trabalho, gerando uma continuidade no desenvolvimento dos projetos.

Com a geração e o seguimento de um planejamento semanal, o arquiteto pode transformar aquelas horas que passa no escritório compartilhado em momentos de completa produtividade.

3. Inspiração

Outra característica do profissional de arquitetura é a criatividade e sensibilidade.

Para isso, nada melhor do que explorar novas ideias e pensamentos que são diferentes aos seus.

O contato com outros profissionais – sejam ou não da mesma área – é um dos grandes atrativos do coworking para arquitetos quando pensamos em buscar inspiração.

Ali o profissional tem a privacidade na medida certa, podendo optar por salas mais privativas e usando dos espaços comuns de convivência nas horas de descanso e relaxamento.

O compartilhamento do conhecimento pode se dar em qualquer momento quando você está cercado de outros colaboradores e empreendedores como você!

4. Flexibilidade

Uma das principais vantagens pela qual os profissionais da área escolhem o coworking para arquitetos.

Ter flexibilidade nos dias e horários de trabalho é fundamental para o profissional. Nada mais do velho escritório empoeirado pela falta de uso nos horários em que você não pode utilizar (mas ainda paga por eles).

Em um espaço de coworking para arquitetos, o profissional paga somente pelas horas utilizadas.

Esta também é uma das grandes vantagens frente ao home office.

Enquanto em casa você precisa se desdobrar para adaptar os seus horários de trabalho entre a reunião da sua equipe, o cliente que visita e a furadeira do vizinho, no coworking para arquitetos você divide a sua agenda e usa a sala que precisa nos horários que necessita.

5. Profissionalismo

Mas nada disso serve se você escolher um ambiente que não passa aquela aparência profissional que o arquiteto tem.

Na hora de receber um cliente, fazer uma reunião ou apresentar um projeto, é muito importante que o local não se pareça ao porão da casa da sua avó.

Logo, você deve escolher um coworking que se encaixe nestas necessidades do dia a dia do profissional de arquitetura.

E é por isso que você deve conhecer as unidades da Smart Coworking e os planos que ela oferece para você!

Você pode receber o seu cliente em escritórios de padrão executivo, fazer aquela reunião com o time nas melhores salas de reuniões e ainda apresentar o projeto em auditórios de alta qualidade.

Já pensou?Pois, não pense mais! Busque a unidade da Smart Coworking mais próxima a sua casa e comece a desenhar o seu maior projeto: você!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09