6 Mulheres empreendedoras que mostraram que o lugar de mulher é nos negócios

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Criatividade e coragem para mudar: essa são apenas duas das características que essas mulheres empreendedoras podem mostrar para você!

 O empreendedorismo feminino é um tema muito aclamado na semana do Dia Internacional da Mulher, porém, passa a ser esquecido nem bem chega na metade o mês de março.

As mulheres empreendedoras representam 48% dos Micro Empreendimentos Individuais (MEI), segundo pesquisa do SEBRAE sobre empreendedorismo feminino.

São 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa, sendo que 45% delas são chefes de família, o que significa que levam a maior renda aos seus lares.

Além disso, a mesma pesquisa mostra que mulheres empreendedoras possuem escolaridade 16% superior aos homens, mas as suas empresas têm um faturamento 22% menor.

Toda esta representatividade e esforço para competir em no mercado de um país predominantemente machista tem um valor enorme.

Por isso, vamos conhecer 5 exemplos de mulheres empreendedoras brasileiras e um exemplo que vem de do estrangeiro.

Antes disso, você mulher que é proprietária ou gestora em uma empresa deve ler este texto para saber os truques de como fazer uma boa gestão!

Vamos lá!

Zica Assis

Zica Assis

Heloísa Helena Assis, mais conhecida como Zica, começou a trabalhar aos 9 anos como babá para levar dinheiro para casa.

Depois da maioridade, ela começou a trabalhar como empregada doméstica, enquanto fazia um curso de cabeleireira. E foi aí que Zica descobriu a sua verdadeira aptidão: o cuidado capilar!

Percebendo a falta de produtos no mercado para cabelos cacheados e com mechas, ela começou a misturar produtos e matérias-primas em busca da fórmula perfeita para balancear seus cachos rebeldes.

Ela começou a colar nos vidros dos ônibus um papel xerocado que dizia “se seus cabelos são um problema, nós somos a solução”.

E assim nasceu o Instituto Beleza Natural em 1993, um salão especializado em cabelos crespos e ondulados!

 

Mazé

Mazé

Após perder o emprego de faxineira, Maria José de Lima Freitas, a Mazé, viu a sua chance de quebrar paradigmas e começar a empreender!

Aos 44 anos de idade, ela passou a vender doces na cidade mineira de Carmópolis de Minas, para gerar renda e sustentar os seus dois filhos. Foi assim que nasceu a Mazé Doces!

A empresa entrou no mercado produzindo doces de diversos tipos, até o dia em que um cliente fez um desafio à Mazé: produzir frutas cristalizadas.

Desde então, o cuidado com os doces e os investimentos na produção, além da busca por inovação e o feeling para os negócios, levaram a Mazé Doces a ser uma referência em frutas cristalizadas, compotas e geleias.

Sônia Hess

Sônia Hess
Entrevista com Sônia Regina Hess de Souza

Uma amostra de empreendedorismo familiar! Em uma viagem a São Paulo para fazer comprar para o seu mercado, o pai de Sônia comprou por engano uma quantidade muito maior de tecido.

Foi então que a sua mulher, a Dona Lina, decidiu que aquilo não iria para o lixo! Ela descosturou uma camisa do marido e aprendeu como a peça era feita.

Usando o quarto de um dos filhos como ateliê, ela, junto com outras duas costureiras, criou a marca de roupas Dudalina.

Sônia, a única mulher em uma família de 12 irmãos, decidiu tomar as rédeas do negócio, que hoje é a maior exportadora de camisas do país!

Alcione Albanesi

Alcione Albanesi

Quer exemplo de jovens mulheres empreendedoras? Temos!

A Alcione Albanesi nasceu prematura e empreendeu prematura. Aos 14 anos começou no mundo da moda como modelo, aprendendo nos bastidores tudo o que precisava saber sobre corte e costura.

Aos 17 anos ela montou a sua própria loja de confecção, que contava com 80 funcionários.

Mas é aqui que entrou o seu espírito empreendedor. Ela vendeu a companhia e foi para a China aprender sobre o mercado de lâmpadas. Assim nasceu a marca FLC, que hoje domina 35% do marketing share de lâmpadas.

Ana Fontes

Ana Fontes

Nosso último exemplo de mulheres empreendedoras brasileiras não poderia deixar de ser a Ana Fontes. A Ana estava insatisfeita com o seu trabalho no mundo executivo. Esta infelicidade a levou a pedir demissão.

Ao tentar empreender sendo mulher, ela percebeu as dificuldades que o mercado oferecia e decidiu começar uma rede online focada exclusivamente em mulheres empreendedoras.

Assim nasceu a Rede Mulher Empreendedora, que hoje conta com mais de 57 mil mulheres cadastradas que podem contar com diversos serviços, além de auxílio em capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Barbara Corcoran

Barbara Corcoran

Uma história inspiradora para mulheres empreendedoras que vem de fora do Brasil.

A americana Barbara Corcoran é a segunda mais velha de uma família de 10 filhos. Seu pai era um supervisor de uma gráfica e sua mãe era dona de casa.

Barbara se formou em educação, mas quase nem exerceu a carreira. Entre vários empregos que teve para pagar a faculdade, incluindo um trabalho secundário no aluguel de apartamentos em Nova Iorque.

E foi no mercado imobiliário que Barbara se encontrou.

Em 1973, ela fundou com o seu namorado o The Corcoran Group, encarando juntos um empréstimo de algo em torno de 5 mil dólares nos dias de hoje.

Quando eles terminaram, sete anos depois, ela fundou a sua própria firma, a Corcoran Group, que foi a primeira agência imobiliária feminina de Nova Iorque.

O que você achou? Deu para se inspirar?

Se quiser mais inspiração, basta buscar lá no blog da Smart Coworking.

A Smart, além de inspirar e apoiar você, também te ajuda a ter os melhores escritórios executivos e salas de reunião de alto nível sem precisar enfrentar os caríssimos aluguéis!

Faça como diversos homens e mulheres empreendedoras e leve seu negócio para a Smart Coworking hoje mesmo!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09