Ambiente coworking: 10 Regras de boa convivência

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste artigo especial sobre coworking veremos 10 simples regras que farão seu convívio no espaço de trabalho muito mais agradável.

Trabalhar no ambiente de coworking pode ser muito mais econômico, atrativo e divertido se você seguir estas simples regras.

1. Não fale alto no telefone ou com o viva-voz ativado

Por incrível que possa parecer, esta é a maior queixa nos ambientes de coworking. Seja nas estações de trabalho ou nas salas de reunião, não há motivos para não pedir licença quando precisar atender uma ligação.

Se você precisar atender a ligação enquanto está em um projeto, ao menos leve seu fone de ouvido! Fale baixo, converse o necessário e não alongue o assunto a temas pessoais.

E lembre-se: no ambiente de coworking, não utilize o viva-voz nem escute mensagens de áudio sem estar com o celular na orelha ou usando fones de ouvido!! Lembre-se que as outras pessoas precisam de concentração!

2. Não monopolize as tomadas do Coworking

Hoje em dia, precisamos de tomadas tanto quanto um violão precisa de cordas! Todos queremos carregar o celular, o tablet, seja o que for! Portanto, trate de usar a tomada apenas quando necessário, pelo tempo necessário e um device por vez!  

3. Não utilize os itens compartilhados como se fossem seus

O ambiente de coworking tem vários itens que são compartilhados entre todos. Sempre que possível leve os seus de casa, mas, se precisar usar os do local, não os monopolize e os mantenha limpos!

Pense sempre que a próxima pessoa que vai usar vai querer encontrá-los como você encontrou.

Em tempos de pandemia a limpeza deve ser ainda mais cuidadosa, portanto, higienize sempre os itens compartilhados do coworking tanto antes como depois de usá-los.

4. Evite comer nos espaços compartilhados

coworking

Por mais que não haja problema em termos nosso café, nossa barrinha de cereal ou a nossa fruta, lembre-se que é molesto para as outras pessoas alguém que é demasiado ruidoso na hora de comer.

Os cheiros também devem ser considerados! Não dá para abrir um pacote de salgadinhos em uma sala de reunião ou em um ambiente compartilhado!

5. Limpe sua sujeira

Acompanhando o ponto anterior, trate de limpar o ambiente depois de comer! Não deixe pacotes, latas ou garrafas pelo caminho. O seu lixo é a sua responsabilidade!

A sujeira invisível também deve ser considerada nestes tempos de pandemia. Além de limpar, não se esqueça de higienizar como corresponde! O cuidado no coworking é responsabilidade de todos!

Pense sempre em deixar o ambiente melhor do que quando você o encontrou e respeite os avisos em cada setor do coworking.

6. Mantenha a formalidade na vestimenta

Por mais que o ambiente de coworking seja mais descontraído que aquele escritório de trabalho antigo, não é motivo para se vestir como se estivesse indo à praia.

Ali há pessoas que terão reuniões importantes, receberam clientes, farão vídeo chamadas, etc. 

Portanto, guarde a roupa mais despojada na mochila para quando você for ao barzinho curtir o happy hour.

7. Não esteja todo o tempo pedindo coisas emprestadas

Coworking não significa cousing! Não tome coisas que não são suas sem pedir achando que somente porque estamos em um ambiente de coworking é normal ou aceitável fazer isso.

O coworking é um excelente espaço para compartilhar conhecimento, mas para isso você não precisa compartilhar também o fone de ouvido ou o carregador do celular.

Uma dica é ter um check list das coisas que você não pode esquecer de levar. Se tem alguma dúvida, contate o coworking para saber se eles oferecem algum item que você não tenha ou não possa levar consigo.

8. Seja responsável pelas suas visitas no coworking

O que a sua visita faz é responsabilidade sua!

Se você for receber um colaborador, um cliente ou um superior, a visita não pode ser inconveniente para os demais. Reserve uma sala privada e mantenha a descrição e a cordialidade nos ambientes compartilhados.

9. Não use os espaços coletivos para reuniões

Com todas as opções que as melhores unidades de coworking lhe oferecem, não há por que estar usando um ambiente público para algo que deve ser privado.

Espaços como as estações de trabalho não são sala de reuniões, mesmo que cada um do grupo de trabalho esteja utilizando uma estação diferente.

Consulte com a melhor empresa de coworking para saber quais escritórios se ajustam mais às suas necessidades.

10. Respeite o espaço dos seus colegas e outros trabalhadores do coworking

Tudo bem que você paga o mesmo que os demais para utilizar o espaço, mas é por isso mesmo que você deve respeitar como quer ser respeitado.

A mesa do vizinho não é uma extensão da sua, a estação de trabalho ao lado não é uma continuação da sua. Tenha cuidado com o que você deixa na sua mesa. Derramar algo ou abrir algo com mau cheiro pode ser um problema!

Se você está disposto a cumprir estas simples regras e acredita que o coworking é ideal para você ou a sua equipe de trabalho, agora só falta entrar em contato com os especialistas da Smart Coworking!

Trabalhar junto com respeito e responsabilidade pode gerar bons contatos, uma boa interação e economizar dinheiro e dores de cabeça estando em escritórios executivos de alto nível!Conheça as unidades mais próximas a você e passe já para o lado do uso inteligente do espaço e do tempo!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09