Categorias
Administração Empreendedorismo

Comece seu planejamento financeiro 2021

2021 é logo ali e você ainda não fez o seu planejamento financeiro? Não precisa se preocupar! Leia este artigo até o final para saber mais.

 A falta de um bom planejamento financeiro é o que leva a maioria das empresas à quebra. Investir em áreas que só darão retorno a longo prazo ou ter gastos fixos muito altos são os erros mais comuns.

O que você precisa saber, antes de tudo, é onde você vai investir e onde cortar gastos. O planejamento financeiro passa antes de tudo pelas escolhas corretas que você faz para a sua empresa.

Neste artigo, vamos elucidar as principais dicas para que você possa começar hoje mesmo seu planejamento financeiro para o ano que vem, com calma e assertividade.

Vamos lá!

 

Faça uma retrospectiva

Para saber o que vem, precisamos olhar para atrás. A frase é tão antiga quanto correta. É por isso que você vai começar analisando seus dados passados, sabendo onde gastou demais, onde teve retorno e onde perdeu dinheiro.

Porém – e isso é muito importante –, este ano de 2020 foi extremamente atípico. Assim que não basta olhar apenas os resultados dos últimos meses.

Tome um tempo para analisar dados dos últimos três anos. Se preciso consulte o seu contador. Faça esta parte com calma para não se equivocar e voltar a cair em erros passados.

É melhor gastar um pouco mais de tempo agora que um pouco mais de dinheiro no ano que vem.

 

Desenvolva objetivos e metas

planejamento financeiro

Feito isso, vamos começar a planejar.

Seu planejamento financeiro vai começar pelos objetivos a longo prazo para depois ver as metas a curto prazo.

Importante: seja realista! Se sua empresa se encontra em dificuldades, não espere resultados tão prontamente. Algumas metas que seriam a curto prazo vão ter que ficar para mais tarde, até a empresa se reestruturar.  

Se você tem dívidas e gastos fixos, renegocie. Você não vai conseguir estipular objetivos e metas se passar todo o primeiro semestre trabalhando para pagar as dívidas acumuladas em 2020.

As metas a curto prazo devem prever um desgaste natural do mercado, devido à crise financeira causa pela pandemia do coronavírus. Além da mudança no comportamento de compra, as pessoas estão mais inseguras na hora de gastar dinheiro.

Defina estratégias

Você agora precisa definir estratégias para alcançar suas metas e objetivos.

Para isso que você juntou aqueles dados dos últimos anos, para não errar e saber o que estava dando certo.

Converse com seus colaboradores, com outros empreendedores da área… nestes tempos desafiadores, é muito importante compartilhar conhecimento.

Uma dica para que as suas estratégias funcionem é fazer um planejamento semanal.  Defina o que você pode fazer semana a semana para atingir metas mensais ou bimestrais.

Para saber se tudo está indo no rumo certo, faça reuniões periódicas com seus colaboradores e equipe de trabalho, sempre atento ao que o mercado e os seus clientes estão lhe dizendo.

 

Analise o novo comportamento de compra

Muito importante!

Com o distanciamento social, o comportamento de compra mudou drasticamente. Algumas tendências acabaram por consolidar-se antes que o mercado previa, e não restou nada para as empresas a não ser se adaptar.

A principal mudança foi a afirmação do e-commerce. As transações financeiras estão sendo feitas diretamente a través de aplicativos e as entregas por meio do delivery, seja ele próprio ou terceirizado.

Por que isso é importante? Porque se você tem um ponto de venda físico, é bem provável que o movimento de impulsive buyers, que já despencou neste ano, aumente muito pouco em 2021.

Por isso você deve levar e muito o comportamento de compra do seu cliente em conta no seu planejamento financeiro.

Simule diferentes cenários

Está certo que ninguém consegue antecipar uma pandemia, mas há outros fatores que impulsionam uma crise financeira que você pode levar em conta no seu planejamento econômico.

Quando você analisa a lucratividade da empresa, você pode ver na sazonalidade dos meses a diferença entre cada um. Com os dados dos últimos anos, você vai poder definir cenários

Trate de desenvolver um cenário muito positivo e um muito negativo. Depois defina dois ou três cenários intermediários.

Planeje com antecipação as medidas que serão tomadas em cada cenário.

Corte gastos desnecessários

Quando você faz o seu planejamento financeiro, você coloca em uma coluna os gastos fixos e os gastos variáveis em outra, não é mesmo?

O que normalmente acontece durante o planejamento financeiro é que os empreendedores vão direto nos gastos variáveis quando há uma necessidade de cortar gastos.

Isso resulta em um decréscimo de qualidade no seu produto, que faz com que os clientes deixem de consumir e seja mais difícil conseguir novos compradores.

Existe ao menos um gasto fixo que já caiu em desuso e isso foi reafirmado durante o distanciamento social causado pela pandemia.

O aluguel, que há décadas tem sido um problema para micro e pequenas empresas, passou a ser opcional, e pode não ser mais considerado um gasto fixo.

Se você passar a sua empresa para o coworking, você escolhe os horários em que vai usar o seu escritório ou a sua sala de reuniões, evitando assim pagar um aluguel de uma sala 30 dias por mês sendo que você usa apenas poucas horas por dia.

Primeiro passo: leia este texto para saber se o coworking encaixa no seu modelo de negócio.

Segunda passo: descubra qual unidade da Smart Cowowrking está mais próxima a você.

Terceiro passo: entre hoje mesmo em contato com os profissionais da Smart Coworking e descubra todos os planos que a Smart tem para você!

Com esta dica você já pode otimizar seu planejamento financeiro para 2021, passando o “aluguel” para a coluna dos gastos variáveis e usando esse dinheiro para investir na sua empresa!

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *