Como atrair e reter clientes a distância na Pandemia?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste artigo, apresentamos dicas fundamentais para quem precisa atrair e reter clientes, mas não sabe como. 

Você e sua empresa também foram afetados pelos desafios do distanciamento social?

Seu ponto de venda saiu da rua e foi para a web? Você já não vê tanto movimento em frente ao seu comércio?

Todas estas são questões que vêm sendo enfrentadas diariamente por uma imensa quantidade de empreendedores no mundo todo. Embora ainda seja um terreno pantanoso para muitos, algumas coisas vão ficando claras.

Dentre elas, a importância de atrair e reter clientes. 

Se o cliente não vem até você, é você quem deve ir até ele. Com experiências de fidelização, você pode manter este cliente e transformá-lo em um embaixador da sua marca!

Acompanhe estas dicas que preparamos para você e conheça as ferramentas adequadas para encarar estes adversos tempos.

Repense seu processo comercial

Se sua empresa costumava trabalhar com vendas presenciais (fields sales), certamente o distanciamento social afetou seus resultados. É por isso que você precisa redesenhar seu processo comercial desde o princípio.

Mais do que nunca, esta é a hora de adaptar seu discurso de vendas. Se o cliente já não vai mais até a sua loja, agência ou escritório, você precisa encontrar o melhor canal para se comunicar com ele.

Dentro desta reestruturação, você deve preparar sua equipe de vendas para novos desafios, já que é ela quem vai fazer este contato. Um bom gestor sabe que seu time precisa estar sempre se capacitando.

Se você quer mais informações sobre como ser um bom gestor, leia este artigo para não perder nenhuma informação.

Frente a estes novos desafios onde tanto a empresa, como o cliente estão em suas casas, uma das principais ferramentas para atrair e reter clientes é a tecnologia.

As empresas que mais cresceram durante a pandemia estão no setor do e-commerce, e se você ainda não está neste modelo comercial, é hora de introduzir esta quebra de paradigma.

 

Use a tecnologia a seu favor

Cada vez mais estamos debatendo a aproximação virtual, as diferentes maneiras de criar conexões com o cliente e o uso de dados.

Embora empreendedores da velha escola acreditem que a tecnologia desumaniza o processo de vendas, podemos usar alguns truques para que atrair e reter clientes através das plataformas digitais seja um processo natural.

Uma das principais dicas é a utilização das redes sociais. Muitas empresas têm apostado na figura do social media, ou gestor de redes sociais. 

Um gestor com experiência pode ser de grande valia na aquisição e manutenção de clientes.

Isto se deve ao fato de que as redes sociais estão em todas as fases do processo de vendas, desde a propaganda no Facebook até a interação pós compra no Instagram.

E lembre-se: um bom atendimento fideliza clientes! 

Mais do que nunca o cliente é seu próprio gestor de redes sociais, divulgando para o mundo como foi a experiência de compra com a sua empresa.

Se você souber usar isso a seu favor, o seu cliente pode se transformar em um embaixador da sua marca no mundo online!

Conheça o seu cliente

Após atrair, reter clientes é o segundo passo, já que clientes existentes têm 50% mais probabilidade de experimentar novos produtos da sua marca e gastam 31% mais do que novos compradores.

A tecnologia pode desempenhar um papel muito importante na fidelização deste comprador. Reter clientes usando as redes sociais é uma tendência de mercado tão atual quanto polêmica.

Dados e informações sobre seus compradores nunca estiveram em tão fácil acesso como hoje em dia. Com a intensa participação em redes sociais, você pode saber o que o seu cliente pensa e o que ele quer.

Desde o seu viés político até o seu time do coração, o cliente expõe nas suas redes sociais uma série de informações pertinentes para que você possa gerar o processo de fidelização.  

Transforme seus clientes em vendedores da sua marca! Um cliente fiel utiliza as redes sociais dele para divulgar o seu produto.

Você também pode incentivar essas ações, fazendo sorteios através das redes sociais onde, para ser sorteado, a pessoa precise compartilhar alguma imagem da sua marca ou o seu endereço na rede.

Da forma que seja, reter clientes é essencial em uma época em que a conquista passa muito pela indicação.  

Utilize as ferramentas corretas

Agora que você já conhece as principais dicas para atrair e reter clientes, precisa saber como utilizar as ferramentas disponíveis no mercado.

Para vender e adquirir clientes através da internet, não basta um bom celular e ter wi-fi em casa. O seu local de trabalho já não é a loja física, mas pode ser um ambiente muito agradável.

Se você ainda não conhece o modelo coworking, indicamos que leia este artigo e descubra como você pode se adaptar as mudanças dos novos tempos.

Em um ambiente de coworking você vai ter todas as ferramentas para dialogar com seu cliente através da web, mas de maneira orgânica. Humanizar o processo de venda digital é fundamental para reter clientes.

Além das estações de trabalho, você ainda pode usufruir de salas de reunião seguras e de alto nível, escritórios executivos e auditórios que atendam as necessidades dos novos tempos.

Por isso, veja qual unidade está mais próxima a você e não fique preso no passado. 

Entre em contato hoje mesmo com os profissionais da Smart Coworking e tenha as melhores condições de trabalho para você e sua equipe! 

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09