Como criar um ambiente de trabalho saudável?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

É importante criar um ambiente de trabalho saudável? Como fazer para criá-lo? O Home Office e o coworking são alternativas semelhantes? Leia este artigo. As respostas vão te surpreender!

 Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva publicado pelo portal G1, 56% dos trabalhadores estão descontentes com o trabalho.

Isso passa por fatores internos e externos que são vivenciados pelo trabalhador no seu dia a dia dentro e fora da empresa.

Porém, ter um ambiente de trabalho saudável pode ajudar e muito o seu negócio, já que resulta em um grupo de trabalho mais produtivo, motivado e mais identificado com a empresa.

Neste artigo, vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto.

Mas antes recomendamos que você leia nosso texto sobre Motivação organizacional. Isso vai ajudar você a entender o que faz um ambiente de trabalho ser mais saudável.

Vamos lá!

Como saber se o ambiente de trabalho é ou não saudável?

ambiente de trabalho saudável

Muitos chefes e gestores vivem em um mundo aparte em comparação com seus colaboradores. Isso causa um ruído na comunicação e termina em um clima desagradável para todos.

A melhor maneira de entender se o ambiente de trabalho é ou não saudável ainda é conversando com o seu funcionário. Se você é um líder democrático, certamente vai saber entender o que seus funcionários pensam.

Porém, existem alguns sinais que mostram que o descontentamento no ambiente mesmo sem a interação entre o gestor e seus colaboradores.

Uma diminuição na produção, alto nível de irritabilidade, atrasos e faltas constantes, funcionários que só olham para o relógio sem ver a hora de ir para a casa. Tudo isso aponta um problema no ambiente.

Além disso, segundo pesquisa realizada com trabalhadores norte-americanos, estima-se que cada funcionário que trabalha oito horas por dia passa apenas 39% do tempo realmente produzindo.

É por isso que criar um ambiente de trabalho saudável não é apenas interessante para o trabalhador. É também mais lucrativo para o empreendedor.

Como criar um ambiente de trabalho saudável?

Um bom ambiente de trabalho não se refere apenas à estrutura física onde você e sua equipe estão, porém, um local organizado e relaxante vai influenciar muito na percepção dos seus colaboradores.

Se o seu local está próximo a uma zona de bares e restaurantes ou próximo à natureza, use isso a seu favor.

Incentive os seus funcionários a tomarem um tempo para sair para caminhar, usar o intervalo para espairecer e incentive o after office da equipe para gerar um vínculo entre os colaboradores.

Além disso, um ambiente sempre limpo e organizado é fundamental a ideia de ambiente de trabalho saudável. Invista em lugares confortáveis e seguros.

Estimule o diálogo e o respeito entre os funcionários. Deixe a sua porta aberta tanto para queixas quanto para novas ideias. Um ambiente tóxico pode ser evitado percebendo alguns sinais e escutando o que seus colaboradores têm a dizer.

O que muda com um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável afeta positivamente a motivação dos seus funcionários. Logo, estes vão render mais e gerar uma maior lucratividade para a empresa.

Segundo a revista Varejo Brasil, colaboradores mais motivados são 50% mais produtivos que os demais. Se você for um bom gestor, vai notar que ter um grupo inteiro motivado reflete também no seu trabalho!

Se quiser algumas dicas, leia este artigo e você vai encontrar o que precisa saber para ser um gestor de sucesso!

Além disso, o trabalhador motivado cria uma identidade com a empresa. Sabe aquilo que falam de “vestir a camiseta da empresa”? É exatamente isso que acontece quando seu colaborador experimenta uma melhor qualidade de vida no trabalho.

O Home Office é um ambiente de trabalho saudável?

É aqui onde muitas pessoas se equivocam! Não, o Home Office não é uma opção mais saudável!

Muita gente acha que por estar trabalhando em casa o colaborador vai se sentir mais motivado, mas não existe nenhuma pesquisa que mostre isso. Justamente pelo contrário.

Em uma pesquisa da empresa de recursos humanos brasileira Robert Half, 52% dos entrevistados acreditam que estão trabalhando mais tempo agora que estão em suas casas. Isso gera uma tremenda insatisfação e a produção, apesar das horas trabalhadas, diminui.

Além disso, muitos sofrem com os estresses do dia a dia estando em casa. São as tarefas do lar pendentes, os familiares que precisam de atenção, os ruídos molestos…

Tudo isso tem mostrado que o Home Office, apesar de ser uma necessidade dos tempos atuais, não é uma boa alternativa.

O coworking é uma boa alternativa?

Agora sim acertamos! O coworking é sim uma alternativa moderna, sustentável e muito rentável!

Estando em um ambiente de trabalho completo, utilizando escritórios e salas de reuniões de nível executivo, o trabalhador se sente muito mais a vontade, seja ele autônomo ou funcionário de uma equipe.

Além disso, você pode alugar o escritório ou estação de trabalho pelo tempo que você necessitar, sem virar refém de um aluguel caríssimo para ter o seu endereço fiscal.

Se você tem alguma dúvida sobre se o coworking se encaixa na sua empresa, não deixe de ler este artigo para descobrir!

Pronto! Agora que você já viu as vantagens de criar um ambiente de trabalho saudável, está esperando o que para levar a sua empresa para os escritórios inteligentes da Smart Coworking?

Dê uma olhada nestes planos exclusivos e escolha o que se enquadra melhor na sua empresa ou no seu tipo de trabalho hoje mesmo!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09