Categorias
Administração Empreendedorismo Escritórios Produtividade

Como desenvolver sua equipe com o método Scrum?

Sua equipe de trabalho está pronta para entrar no método Scrum? Descubra no artigo de hoje.

 A palavra “Scrum” veio de um jogo muito popular em países da Europa, sul da África e Oceania, além da Argentina e do Uruguai: o rúgbi.

No jogo, o Scrum é quando os jogadores se juntam em uma posição de colaboração mútua para iniciar o jogo de forma rápida e com agilidade.

No mundo do empreendedorismo, o Scrum também ocorre de forma ágil e de maneira estruturada.

Neste artigo, vamos ver o que é o método Scrum, quais os seus pilares e eventos, para que você saiba como desenvolver com a sua equipe de trabalho.

Mas antes, lhe convidamos a ler este artigo sobre como ser um bom gestor, afinal, para gerir bem uma equipe você precisa ter algumas qualidades.

Agora, vamos lá!

O que é o método Scrum?

método scrum

Este método se trata de um cronograma de atividades de projetos, que são divididos em pequenos blocos (ou “sprints”), para ir revisando e melhorando o que foi feito na fase anterior.

Embora tenha semelhança de estruturação com o método Pomodoro, este é mais pensado para uma pessoa, enquanto o método Scrum é para toda uma equipe de trabalho.

Podemos dizer que é uma metodologia de trabalho ágil e que tem como objetivo entregar valor em curtos períodos e, para isso, está baseada em três pilares: transparência, fiscalização e adaptação.

Os 3 pilares do Scrum

1. Transparência

Para o método Scrum funcionar, todos os envolvidos devem ter conhecimento do que acontece no projeto e como acontece. Isso cria um entendimento “comum” do projeto, uma visão global.

Para isso, o gestor deve aplicar uma liderança liberal, para que todos possam participar de maneira igual de todas as fases.

Se você ainda não conhece o modelo de liderança liberal, leia este artigo!

2. Inspeção

Todos os membros da equipe no método Scrum inspecionam o progresso em busca de problemas potenciais.

A fiscalização não é um exame diário, mas uma forma de saber se o trabalho está fluindo e se a equipe está atuando de forma auto-organizada.

Porém, a inspeção deve ser feita de maneira ágil e apontando apenas problemas pertinentes, se não ela pode gerar atrasos no projeto.

3. Adaptação

Caso a inspeção mostre que algo não está de acordo ao desejado, a equipe deve se ajustar para atingir a meta. A este pilar chamamos adaptação.

Esta é a chave para alcançar o sucesso em projetos complexos, onde os requisitos estão mudando ou mal definidos e onde a adaptação, inovação, complexidade e flexibilidade são essenciais.

Os 4 eventos do Scrum

Antes de implementar o método Scrum na sua equipe de trabalho, você deve estar atento aos eventos do Scrum. Cada execução de tarefa vai ser denominada Sprint.

As fases do Scrum apontam as decisões a serem tomadas antes, durante e depois de cada Sprint.

1. Planejamento (ou Sprint Planning)

A reunião de planejamento ocorre antes de pôr o sprint em prática. É onde você e sua equipe vão determinar um plano e um objetivo, além do tempo adequado para cumprir esta meta.

Podem ser designadas tarefas e funções para cada pessoa do grupo, mas o gestor não deve se abster das responsabilidades.

Dica: Marque um dia para esta reunião e não comece o trabalho no mesmo dia. Todos devem entender o seu papel antes de pôr em prática.

2. Reunião Diária (ou Daily Scrum)

Esta reunião, diferente da anterior, é feita diariamente para realizar ajustes finos no projeto.

Não é a ideia estar debatendo as metas ou o projeto em si. Em geral, devem ser tratados os assuntos e as atividades realizadas no dia anterior.

Dica: Marque esta reunião no primeiro horário da manhã e não deixe que excede 15 minutos.

3. Revisão do Sprint (ou Sprint Review)

Esta reunião vai ocorrer ao final do cumprimento das tarefas do projeto, para revisar se o objetivo foi ou não atingido. No caso de não haver sido, vamos ter que voltar um passo atrás.

Nesta revisão, é interessante que estejam todos os membros da equipe, junto com o líder ou o chefe que solicitou o produto ou projeto.

Dica: Escolha um membro da equipe para apresentar o projeto para o chefe ou cliente que o encomendou. Analise os comentários e críticas de maneira igual, sem botar abaixo todo o trabalho feito anteriormente.

4. Retrospectiva do Sprint (Sprint Retrospective)

Trata-se de uma avaliação de como foi implementado o método Scrum. Normalmente se faz após o trabalho haver sido entregue e antes da próxima reunião de planejamento.

Dica: Valorize os seus colaboradores! Pode ser com uma frase de incentivo ou com um bônus pelo trabalho bem realizado.

Quando implementar o método Scrum?

Se você precisa realizar tarefas e completar projetos em um tempo curto de trabalho, o método Scrum é para você!

Além da agilidade para atingir objetivos, o método Scrum também gera uma sinergia de equipe, fazendo com que seus colaboradores ajudem um ao outro.

Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo sobre motivação organizacional!

 Mas para não adianta nada você fazer todo este projeto se não tem onde implementar este método!

Procure uma sala de reuniões de qualidade para a suas Reuniões Diárias e estações de serviço de alta qualidade para que seu grupo possa render mais nos Sprints!

Para isso, indicamos que busque agora mesmo a unidade da Smart Coworking mais próxima a você!

Para um Scrum de um mês, indicamos nosso Plano Smart Black, que vai lhe dar o tempo necessário para as reuniões diárias e economia no seu endereço fiscal!

Já mostramos que o método Scrum é essencial para agilizar o tempo, então, tá esperando o quê? Se joga no Scrum com a Smart Coworking!

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *