Categorias
Produtividade

Como fazer meditação (mesmo não tendo tempo para meditar)

A meditação pode ser uma forte aliada para quem busca aumentar a sua produtividade (entre outros benefícios que vou listar). No texto de hoje, vou te explicar os benefícios e como fazer meditação. Fique comigo e descubra!

A rotina em um empreendimento pode ser muito estressante e desgastante, porém existem técnicas excelentes para aliviar a tensão, entre elas destaca-se a meditação. Além disso, a meditação vai te ajudar a aumentar a produtividade.

Então, se você busca aprender como fazer meditação e ter todos os seus benefícios, principalmente no ambiente de trabalho, você veio ao artigo certo. Hoje vou te ensinar muita coisa sobre meditação e porque você deve começar a fazer (imediatamente).

E você acha que não tem tempo para meditar, vou te provar que é possível meditar e ter todos seus benefícios com apenas alguns minutos do seu dia. Depois do texto de hoje, não vai ter mais desculpas para não meditar.

De que forma a meditação vai te ajudar?

As formas que a meditação pode te ajudar, são tantas que teria que ficar vários dias falando sobre isso. O que posso te garantir é que a meditação é uma forte aliada para sua vida pessoal e profissional.

O foco do texto vai ser te mostrar todos os benefícios que meditar vai trazer para você no ambiente de trabalho, mas é claro que tudo também poderá ser aplicado na sua vida pessoal. 

Ressaltei o estresse e a falta de produtividade na introdução, porque são dois fatores que prejudicam e ocorrem muito dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, a meditação vai ajudar você e os seus colaboradores, caso você seja um empreendedor.

E já que falei sobre empreender, você vai descobrir que a meditação irá aflorar ainda mais características que estão presentes em praticamente todos os empreendedores de sucesso

+Falando em sucesso, veja também: qual era o segredo de Steve Jobs (fundador da Apple)!

Vou listar uma série de fatores que vão melhorar em você, incluindo a meditação na sua vida. E para fazer jus ao título, vou te ensinar como fazer meditação na prática (e em poucos minutos).

Aumento do foco e da concentração

Quando você está focado, você consegue encontrar sempre o melhor caminho para dada circunstância. Da mesma forma, quando você se concentra você vê com mais clareza, o que precisa ser notado.

Esses são os fatores que resolvi abrir a lista, porque são características que farão total diferença na forma que você irá desempenhar suas funções no ambiente de trabalho. 

A falta de produtividade é ocasionada e muito, pela falta de foco e concentração, dessa forma, com a meditação você vai recuperar seu foco e concentração para poder render mais e fazer tudo da melhor forma, estando totalmente imerso na atividade que está desempenhando.

Redução do estresse

O estresse é muito prejudicial, não apenas para seu desempenho como para a sua saúde. Quando você é dominado pelo estresse, você acaba se tornando alguém que não gostaria de ser. Mas não se preocupe, a meditação tem forte impacto (positivo) sobre o estresse.

Quando você medita você estimula regiões do seu cérebro que bloqueiam respostas de medo, raiva e ansiedade. Dessa maneira, mesmo que o ambiente de trabalho esteja pesado, você não vai responder de uma forma que irá se arrepender minutos depois.

A meditação não vai resolver os problemas da sua empresa, porém vai te ajudar a ter equilíbrio emocional e na hora de lidar com os problemas e estresses do dia a dia (na sua empresa e/ou na vida). Com a paz interior equilibrada, você será muito mais racional e consciente de suas escolhas.

Memória e criatividade

A meditação te coloca em transe para você se desligar “desse” mundo e encontrar o equilíbrio. Partindo disso, quando a sua mente consegue se desligar do que a está prejudicando, você ficará livre para ter memória e criatividade maiores.

A meditação vai tirar (aos poucos) as travas da sua mente. Dessa forma, você será muito mais criativo e terá uma memória muito melhor trabalhada. Dentro da sua função, essas duas características certamente farão toda a diferença no seu desempenho. 

Aumenta a produtividade

Quando você conseguir reunir todas as características acima e muitas outras que a meditação vai te ajudar a encontrar, você estará pronto para dar um passo importante no aumento da sua produtividade.

Você será muito mais resiliente, criativo e motivado para desempenhar a sua função, se for uma função de liderança, você certamente será um líder muito mais produtivo.

A produtividade está ligada a forma que você encara o seu emprego ou empresa, quando você se sente produtivo, você vai conseguir ir muito além. Com a meditação, você poderá ter até mais que o dobro da sua produtividade atual. Dá para imaginar que incrível será isso, na prática?

Como fazer meditação

Veja como é simples fazer uma meditação:

  • Encontre um horário ideal para conseguir relaxar e ficar longe das distrações;
  • O local também precisa ser confortável, para  conseguir o relaxamento total; 
  • Esteja certo que está vestido de forma confortável; 
  • Comece fechando os olhos e respirar profundamente (focando no seu abdômen e não no seu peito);
  • Sinta seu corpo se relacionamento com o ambiente e as sensações no seu corpo;
  • Após fazer esse exercício, foque unicamente no ar entrando e saindo dos seus pulmões;
  • Caso seja difícil desligar os seus pensamentos em outras coisas, fique firme focado na respiração, que o processo todo irá ocorrer, gradualmente.

Sobre o tempo: esse processo de meditação pode ser feito com pelo menos 3 minutos do seu dia. Com o tempo você vai perceber os benefícios e poderá aumentar o tempo no processo. 

Como o tempo é baixo, você pode praticar em casa, ou até mesmo na empresa, durante o intervalo. O importante é conseguir meditar e ver como isso pode melhorar o mundo a sua volta.

Conclusão

No artigo de hoje te mostrei a importância, benefícios e como fazer meditação. Além disso, mostrei todos os benefícios que incluir essa técnica vai trazer para sua vida. 

A meditação é bastante difundida no Oriente e está ganhando cada vez mais força no Ocidente e aqui no Brasil. É um assunto muito vasto, que vale a pena você continuar pesquisando, pois trará muitos outros benefícios para você, indo muito além do que apresentei. O que te mostrei é só a “ponta do iceberg” dessa incrível técnica milenar.

Para mais textos voltados para o empreendedorismo. Continue acompanhando este blog e não perca as novidades. Além disso, experimente pôr em prática o que te passei hoje e veja a sua vida mudar para melhor.

Nos vemos em breve!

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *