Categorias
Livro: Empreendedor Smart

Como o conceito do porco-espinho pode transformar seu negócio?

O conceito do porco-espinho é um divisor de águas no mundo dos negócios trazendo resultados consolidados, confira!

De onde veio o conceito do porco-espinho?

Essa é uma resposta fácil, ele advém de uma parábola construída por um filósofo alemão do século XIX, conhecido como Arthur Schopenhauer.

O ateu Schopenhauer escreveu o porco-espinho, uma parábola que conta uma historieta sobre uma raposa e um porco-espinho.

A raposa dona de muitas características positivas, quando o assunto era caça, resolveu atacar o “inofensivo” porco-espinho, este, só possuía uma característica positiva quando se tratava de caça.

Essa característica nada tinha a ver com a posição de ataque nesta situação, mas de defesa, parecia que o pobre porco-espinho não teria chance contra a tão astuta raposa.

A raposa, após construir um plano, pós a colocá-lo em prática atacando o porco-espinho e este, utilizou a única carta que obtinha na manga, ficou uma posição que formava um círculo perfeito de espinhos.

Dessa forma a raposa foi obrigada a voltar para a floresta e reformular o seu plano, agora sem confiar unicamente em suas habilidades, porque elas não foram o suficiente para que a raposa obtivesse sucesso em sua jornada contra o porco-espinho.

Mas, o que isso tem a ver com o conceito do porco-espinho? Deve ser algo que você está se perguntando! E eu já te explico…

O conceito do porco-espinho como estratégia para o sucesso

conceito do porco-espinho

Foi com o estadunidense Jim Collins um dos maiores especialistas em gestão de empresas e sustentabilidade empresarial, formado através da universidade de Stanford, inclusive, com MBA.

Que o conceito do porco-espinho de fato se formou e começou a ser útil para os empresários, inclusive, sendo um divisor de águas para os que buscavam um atalho assertivo para o sucesso de forma consolidada.

Você deve estar se perguntando; O que exatamente ele fez? E como isso pode me ajudar de fato?

Ambas as perguntas são fáceis de ser respondidas!

A melhor forma de entender o conceito do porco-espinho

Como você viu a parábola escrita pelo alemão schopenhauer demonstra a competência singular do porco-espinho, ou seja, como é importante ser excelente em uma determinada atividade e ainda mais, alerta para a forma que você deve agir diante das adversidades.

Sempre com muita humildade, porque assim como a raposa você pode acabar pensando que domina todo o conhecimento necessário para enfrentar determinado momento singular e na hora H ver que não era bem isso, tendo assim um resultado ruim acompanhado de frustração.

Por isso, para você que quer chegar ao sucesso utilizando o conceito do porco-espinho é necessário nunca tirar o foco desses dois alerta importantíssimos.

Mas, não para por aí, Collins conseguiu ir mais fundo e através dessa parábola traçar qual seria o referencial legítimo de sucesso.

Algo que ficaria entre Paixão, aquilo que você faz com brilho nos olhos, competência, atividade que você realiza de forma excepcional e Finanças, ou seja, que te gera renda.

Quando você se encontra em uma circunstância onde você ama de paixão uma determinada atividade que gera renda, mas não sabe fazer, para Collins você está apenas sonhando.

Ao amar de paixão e conseguir fazer de forma excelente uma determinada atividade que gere uma renda ínfima, você será apenas um pobre feliz.

Contudo, quando você faz com excelência, ama de paixão e essa atividade te gera renda em abundância, parabéns, você acaba de se encontra em uma posição de sucesso.

Obtenha mais inspiração

Bônus

O  que você aprendeu até aqui com o que foi passado acima representa uma pequena porcentagem do que você pode aprender se optar fazer a escolha assertiva de ter acesso a um conteúdo feito por um especialista.

No livro O Empreendedor Smart, Saulo Da Rós traçou todo o caminho que um empreendedor em busca de sucesso através de um pensamento estratégico utilizando o conceito do porco-espinho precisa saber.

Indo de O segredo para Criar um Negócio de Sucesso até Como se Torna um Empresário Smart, na prática.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido como é fácil entender o conceito do porco-espinho de forma aprofundada.

Como você viu é possível saber tudo sobre este conceito de forma fácil e rápida!

é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações de especialistas.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *