Categorias
Produtividade

Como ser mais produtivo (sem precisar acordar às 6h da manhã)? Veja essas 5 dicas

Está procurando dicas para como ser mais produtivo? No artigo de hoje, vamos trazer 5 dicas que se seguidas, te tornarão muito mais produtivo. 

Se você se apegou a parte do “sem precisar acordar às 6h da manhã”, saiba que é justamente sobre isso que falarei hoje. Nada contra quem acorda cedinho e faz dezenas de tarefas, antes mesmo de começar a trabalhar. Mas infelizmente, isso não é para todos.

Seria muito fácil falar para você acordar às 6h da manhã, tomar um banho gelado e uma xícara de café preto sem açúcar. Porém, as chances disso surtir um efeito que dure mais que alguns dias, serão bem baixas.

O foco deste artigo será como ser mais produtivo (veja também, como ser mais produtivo no dia a dia do empreendedorismo). Dessa forma, vamos trazer dicas práticas para você incluir no seu dia a dia, vencer a procrastinação e conseguir ser alguém muito produtivo. Mas não se preocupe, não vou te fazer acordar antes que o galo cante (não, a menos que você queira).

5 dicas de como ser mais produtivo

Sem mais delongas vamos para nossas 5 dicas:

Tenha uma agenda 

O planejamento é uma das principais táticas para conseguir ser mais produtivo, seja na sua empresa ou na sua vida. Uma das formas de seguir o planejamento e ser mais produtivo é ter uma agenda. Pode parecer clichês, mas a agenda tem um grande poder quando o assunto é produtividade.

Então se você está buscando como ser mais produtivo, adotar uma agenda onde você possa anotar todas suas tarefas e obrigações do dia, será muito mais fácil para você se organizar.

Mas não é apenas sobre ter uma agenda, é preciso deixá-la à sua vista sempre que possível, para você lembrar de tudo que terá que fazer e não correr o risco de perder alguma coisa por conta da procrastinação.

Além disso, conforme for finalizando suas tarefas dê um “certinho” do lado de cada tarefa, para assim você sempre conferir se tudo está feito ou se ainda tem algo que esqueceu de fazer.

Sempre que você lê suas tarefas seu cérebro começa a buscar formas de organizar e criar o hábito de executá-las. Dessa forma, você estará “hackeando” sua mente para ser muito mais produtivo e pronto para executar as tarefas determinadas.

Foque na solução do problema e não no problema em si

Vamos fazer um exercício mental: você se depara com um problema que precisa ser resolvido, o que será mais produtivo ficar horas pensando no que causou esse problema ou focar em como resolvê-lo?

A resposta é bastante óbvia. Quando você foca em resolver você estará andando sempre para frente. Se preocupar com o problema, além de ser prejudicial para você, vai te fazer perder muito tempo e consequentemente ficar menos produtivo.

Dessa forma, não fique remoendo o problema, aceite que esse problema apareceu e precisa ser resolvido. Ficar preso ao problema só vai te prejudicar, enquanto a solução será a única forma de passar por cima dele. Uma vez que conseguir focar na resolução, você será muito mais produtivo.

Faça exercícios físicos 

Essa dica não podia faltar. Exercícios físicos são comprovadamente ferramentas incríveis para nos tornarmos mais produtivos. Além disso, é claro que contribui muito para a saúde e consequentemente para nosso bem-estar.

Exercícios não se resumem apenas a salas de academias lotadas de gente, você pode escolher a atividade que mais te agrada. Caminhar, pedalar, nadar, correr, jogar futebol, vôlei ou basquete, entre outras atividades, terão grandes efeitos sobre a sua motivação.

Um corpo que está habituado com exercícios começa a se acostumar com uma rotina. Se você praticar exercícios físicos todos os dias, você terá uma resposta ainda mais rápida para ser produtivo.

Aliado aos treinamentos, você pode incluir cuidados com a alimentação na sua rotina. Assim você será mais “doutrinado” a seguir uma rotina e o melhor de tudo, você vai criar gosto por esses hábitos. Quando se está saudável você se torna umas pessoas mais disposta.

Indo na contramão de ficar horas e horas sem fazer nada, apenas perdendo tempo. O problema de não ser produtivo, nem sempre está aliado com excesso de tarefas, muitas vezes, até poucas tarefas podem te tornar improdutivo. Sua produtividade tem muito mais a ver com a sua motivação e disposição.

Conheça também o Método Pomodoro, como ele você vai aprender a utilizar de pausas para ser mais produtivo.

Acompanhe pessoas inspiradoras

O ser humano é um ser que observa e aprende. Dessa forma, busque sempre acompanhar pessoas que de alguma forma te inspiram a ser melhor e mais produtivo.

Com as redes sociais tão em alta, praticamente todas as personalidades de sucesso possuem uma conta no Instagram e/ou Facebook. Assim fica muito mais fácil de saber e acompanhar a rotina deles.

Você vai descobrir que muito do sucesso deles veio por serem pessoas produtivas que lutaram por seus sonhos. Dessa forma, você vai aprender com eles e através deles a como ser mais produtivo. E mais ainda: você vai aprender que também é capaz!

Faça o que deve ser feito e ponto

Para fechar nossa lista de dicas de como ser mais produtivo, temos que trazer uma dura realidade sobre ser produtivo: você nem sempre vai estar motivado, mas ainda assim deve fazer o que é preciso.

Ser produtivo é conseguir fazer as coisas mesmo em dias ruins e que esteja “tudo” dando errado. Então, seja prático, reclamar ou deixar para depois não vai resolver nada. A única forma de resolver é levantar e fazer.

Conclusão

No artigo de hoje trouxe 5 dicas para você ser mais produtivo. Comece ainda hoje, para quanto antes começar a colher os frutos de ser uma pessoa produtiva. 

Você vai descobrir que é capaz de fazer mais coisas do que imagina. Coloque as dicas em prática e descubra. Para mais textos sobre produtividade e também sobre empreendedorismo, continue acompanhando os artigos deste blog

Agradeço sua leitura, e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *