Como ser um bom gestor? Dicas para o sucesso!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe como ser um bom gestor? Sabe a diferença entre liderar e chefiar? Quer melhorar os resultados da sua marca ou do seu grupo de trabalho? Temos algumas dicas para você! 

Para saber gerir uma marca, uma empresa ou um grupo de trabalho, algumas qualidades são indispensáveis. 

Os bons gestores se destacam por suas características de liderança, conhecimento de empreendedorismo e resiliência. 

Frente às novas adversidades impostas, um bom gestor atua com confiança e assertividade, tanto na hora de manter uma linha de pensamento correta quanto na hora de saber enfrentar a mudança. Mas, o que faz um gestor?

Gestor é a pessoa que planeja e dirige um trabalho, podendo gerir uma marca, um grupo de trabalho, uma empresa ou até um setor de um empreendimento de negócios. O gestor primeiro determina as metas e objetivos. 

Depois, com o plano de gestão traçado, ele organiza e dirige as ações. 

Ao final, cabe ao gestor controlar e avaliar os resultados do trabalho, entender se os objetivos foram alcançados e, se não, por qual motivo não foram. Fazer as correções e as cobranças necessárias e voltar ao primeiro passo.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como ser um bom gestor. Como gerir a sua marca ou empresa, como delegar tarefas, manter unido o grupo de trabalho e ter excelência na gestão. Vamos lá!

Organize-se!

Disciplina e organização são qualidades fundamentais de um bom gestor. 

Como ser um bom gestor é uma atividade cotidiana, lembre-se que você deve planejar não só as metas a longo prazo da empresa, mas também o dia a dia de trabalho.

Utilize planilhas de Excel, check lists, quadro de avisos, agendas mensais, etc. Tudo o que você puder fazer para organizar seu dia e o dia dos seus funcionários é bem-vindo. 

O importante é ter o controle dos horários e otimizar o tempo de trabalho.

Lembre-se que para uma organização funcionar é preciso que todos sigam a risca o cronograma, fazendo com que girem ao mesmo tempo, todas as rodas da engrenagem.

Conheça todos os detalhes da empresa!

Sabe aquele ditado “o olho do dono é que engorda o boi”? Pois, bem! 

Quando falamos de como ser um bom gestor, este olho deve estar focado em todos os aspectos da empresa ou agência. Para gerir um restaurante, por exemplo, não basta apenas saber cozinhar. 

É preciso um conhecimento sobre todas as áreas, desde o bar até a caixa. 

Deve-se entender como funciona o processo de cuidado dos alimentos para não haver desperdício, de controle de estoque, controle de higiene, etc.

Não reduza sua área de atuação só a sua sala de reuniões ou escritório. 

Ter informação sobre todos os setores da empresa é fundamental para que o gestor possa tomar decisões que depois sejam traduzidos em lucro para a companhia.

Delegue funções!

Assim como o gestor deve conhecer os pormenores do negócio que está gerindo – como visto na dica anterior –, também deve ter a humildade de aceitar que não pode estar a cargo de tudo. 

Sempre que necessário, escolha um membro confiável e competente da equipe e delegue algumas tarefas! 

Saber otimizar o seu trabalho e ter uma equipe de confiança também é uma característica de como ser um bom gestor.

Promova o entrosamento da equipe de trabalho!

Exercícios de motivação e entrosamento são fundamentais para aumentar a confiança e a aproximação do grupo de trabalho. 

Trabalhadores com uma boa relação laborar entre si, rendem mais e estão dispostos a se ajudarem sempre que preciso.

+ Veja também: O Que É Quebra De Paradigma? Nós Explicamos

Estes exercícios não precisam ser necessariamente dentro do local e do horário de trabalho. 

Churrascos da empresa, eventos empresariais, viagens de trabalho, tudo isso pode ser feito fora das horas de trabalho e com um custo que depois vai ser percebido por todos como investimento!

Seja o exemplo!

Não se ensina com palavras, se ensina com exemplo”. Ainda que a frase seja para a educação, podemos adaptá-la para entender como ser um bom gestor. 

Para isso, invista em si mesmo e trabalhe da forma que você quer que seu grupo trabalhe!  

Você deve trabalhar com assertividade e tomando as decisões corretas para você e para seu grupo de trabalho. 

Seja líder, não chefe!

O chefe é a cabeça de decisão de um grupo, departamento ou organização. 

Como ser um bom gestor

A característica do chefe não é ouvir ou negociar com os funcionários, e sim tomar decisões baseadas em números e nas suas convicções. 

Enquanto isso, um líder também toma decisões, mas o faz baseado na opinião e no diálogo com seus prestadores de serviço. 

O líder está presente e deve influenciar o comportamento dos demais para que o grupo alcance junto os melhores resultados.

Pode-se dizer que o chefe está acima do grupo de trabalho enquanto o líder está à frente. 

Como ser um bom gestor em significa ter um grupo de trabalho que saiba brilhar sem se enfocar nas individualidades, o gestor não deve estar acima do grupo apenas tomando decisões unilaterais do chamado formato vertical, mas levar o grupo consigo horizontalmente, aberto às opiniões e ideias de todos.

Para ser um bom líder é muito importante dar a si mesmo e ao seu grupo de trabalho o melhor espaço para poder trabalhar. 

Se você ainda não conhece o modelo coworking de trabalho, conheça hoje mesmo a Smart Coworking e faça uma avaliação de como levar sua equipe de trabalho para um escritório executivo vai se traduzir em lucro para a sua empresa. 

Converse agora com os profissionais mais qualificados e veja como ser um bom gestor e um bom ambiente vai acelerar o seu negócio! 

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09