Hora de mudar! 5 dicas para descentralizar o comando na sua empresa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Envolver mais pessoas nas instâncias de tomada de decisão permite que mais critérios sejam considerados, e é expressão de valorização das qualidades dos colaboradores. 

Envolver mais pessoas na tomada de decisões e descentralizar o comando pode ser um passo difícil, mas, ao mesmo tempo, fundamental quando muitas responsabilidades sobrecarregam uma só pessoa.

No âmbito administrativo, a descentralização é a forma organizacional que permite delegar poderes ou confiar determinadas atividades administrativas a setores que não têm uma relação direta com a administração central.

A característica fundamental da descentralização é o fato de a direção e os colaboradores que integram a organização gozarem de alguma autonomia e não estarem sujeitos a poderes hierárquicos de comando.

Uma das características de uma organização descentralizada é que as ações tendem a serem realizadas com mais agilidade. Na busca pela solução de problemas, por exemplo, mais pessoas auxiliam com informações e conhecimentos para a tomada de decisões. Um dos resultados disso é um aumento da produtividade, através de um aumento de confiança com os colaboradores.

Nesse sentido, nota-se ainda que os funcionários se sentem mais motivados e incluídos nas decisões que afetam sua vida profissional.

Em organizações muito grandes, a descentralização é necessária, porque, geralmente, os gerentes gerais não têm todas as informações e, por vezes, nem a capacidade de tomar todas as decisões necessárias.

A descentralização funciona também como ferramenta para o aumento da produtividade entre os funcionários que trabalham em regime de home office.

Organização funcional e descentralização do comando

Atualmente, os principais esforços da administração estão dirigidos a tornar as organizações mais flexíveis e responsáveis. E uma das conclusões desse processo é que é de suma importância a descentralização na tomada de decisões.

A descentralização permite que todos os níveis da organização examinem as decisões em detalhes, o que aumenta significativamente a eficiência.

Este processo caracteriza-se pelo exercício de uma autoridade funcional ou dividida com base na especialização e no conhecimento, que se expande por toda a organização, com comunicação direta entre as diferentes áreas. 

As decisões são descentralizadas, promovidas pela especialidade e não pela hierarquia, dessa forma cada ênfase é colocada na especialização e cada órgão ou cargo contribui com seus conhecimentos para o cumprimento dos objetivos da organização.

Cabe ainda dizer que a descentralização não representa um benefício somente para as grandes corporações. Os micro e pequenos empresários podem também pensar em maneiras de incluir os seus colaboradores na tomada de decisões, de modo a aumentar a produtividade.

Vantagens da descentralização

·         Aumento da eficiência aproveitando o tempo e as habilidades da equipe;

·         A qualidade das decisões é melhorada ao aliviar os gerentes da sobrecarga de decidir sozinhos;

·     Os gastos com coordenação são reduzidos devido à maior autonomia das diferentes áreas;

·         Algumas decisões são tomadas mais rapidamente;

·         Há mais informações sobre a situação dos responsáveis pelas decisões;

·    Alta motivação e grandes expectativas de desenvolvimento são mantidas entre os gerentes de nível médio, graças a uma maior participação no processo de tomada de decisão;

·         O treinamento é fornecido para gerentes de nível médio;

·         Os chefes são dispensados ​​de certas responsabilidades e estão abertos à possibilidade de assumir outras maiores;

·   Maior agilidade na resolução de problemas, graças à contribuição de iniciativas dos executores,

·         A tomada de decisão é melhorada ao expandi-la a outros níveis,

·     Os gestores têm maior contato com o cargo onde as decisões devem ser tomadas, o que reduz os atrasos causados ​​pelas consultas.

descentralizar o comando
Group of diverse people having a business meeting

5 dicas para descentralizar o comando da sua empresa

Vamos conhecer agora 5 passos concretos para descentralizar o comando:

1. Envolva nos processos de tomada de decisão todas as pessoas que serão impactadas por ela ou que ajudarão a levar a cabo o planejado;

2. Valorize sua equipe. Reconheça a experiência e a competência dos integrantes de um grupo de colaboradores;

3. Esteja aberto a pontos de vista distintos. Evite criticar precocemente e aprenda a escutar as diferentes propostas;

4. Não tema as tensões que podem surgir no processo de descentralizar o comando. É algo natural tendo em vista a participação de mais pessoas;

5. Conheça as pessoas que fazem parte da sua equipe, e busque semelhanças entre elas. Isso pode ajudar a aumentar a confiança entre eles. Criar um ambiente coletivo saudável ajudará na tomada de decisões.

Conclusão

 A descentralização da administração de uma empresa possibilita que mais pessoas façam parte das instâncias onde as decisões são tomadas. Medidas como essa tendem a valorizar as capacidades da equipe, uma vez que suas qualidades são colocadas em prática.

Por outro lado, a possibilidade de escutar mais de um parecer antes de decidir possibilita que mais elementos sejam considerados. Nesse sentido, destaca-se a proximidade de quem decide com as decisões tomadas. Uma boa forma de começar a descentralizar o controle é consultando a equipe sobre aspectos diretamente ligados aos colaboradores, e usando o bom senso em determinações.

Leia um artigo sobre o uso das redes sociais no trabalho e veja como transformar “vilões” em aliados.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09