Categorias
Destaque

Desenvolvimento de liderança: esse é o caminho para se aprimorar como líder!

Qual a melhor forma de desenvolver a liderança? No artigo de hoje, mostraremos o caminho!

A liderança será o motor por trás de toda a empresa, o líder é um dos membros mais importante de toda a equipe, será ele que irá tomar as decisões e guiar a empresa para os rumos esperados. Um líder ruim, irá afundar qualquer empresa.

Com isso, fica evidente que todo empreendedor ou futuro empreendedor deverá desenvolver sua liderança. No artigo de hoje traremos excelentes dicas para o desenvolvimento de liderança. 

O que é desenvolvimento de liderança?

Vamos entender o desenvolvimento de liderança como um conceito. Dessa forma o desenvolvimento de liderança deverá ser uma constante para qualquer líder e empresa.

O desenvolvimento de liderança será imprescindível para a evolução da empresa, da equipe e do próprio líder. Só com o desenvolvimento de liderança será possível lidar com todos os problemas que terão diariamente na empresa.

De forma objetiva, o desenvolvimento da liderança será a busca de evolução que o líder irá traçar. Aperfeiçoando-se cada dia mais para ser um líder melhor.

desenvolver-líder

Dicas para desenvolver a liderança

Seguem dicas que ajudaram no desenvolvimento de liderança:

Comece entendendo seu estilo de liderança e que tipo de líder quer ser

Antes de mais nada, para poder desenvolver a sua liderança, será necessário identificar o tipo de líder que você é e também entender o tipo de líder que gostaria de ser.

Temos diferentes tipos de líderes, dentre os quais podemos listar:

Líder autocrático

Esse é o líder que foi estereotipado, que é ele o único que toma as decisões e todos terão que seguir à risca as suas ordens. Dessa forma, ignorando completamente opiniões contrárias e (na maioria das vezes) não levando em conta as opiniões dos colaboradores. 

Observação: esse tipo de líder costuma não ser muito querido pela equipe e muitas vezes são temidos, porém existem muitos líderes autocráticos que tiveram muito sucesso. Ser autocrático não significa estar errado em suas escolhas, porém será muito mais saudável ser um líder admirado e respeitado. Dessa forma fica a reflexão de até que ponto esse tipo de liderança pode funcionar e você gostaria de ser um líder assim.

Líder democrático

O líder democrático é o oposto do autocrático, sendo aberto ao diálogo e estimulando que os seus colaboradores deixem a sua opinião sobre os projetos e afins. Preocupando-se bastante com a motivação e felicidade da equipe. Esse tipo de líder costuma conquistar toda a equipe, trazendo ela para perto.

Líder liberal

O líder liberal é o tipo de líder que delega as funções, confiando e atribuindo responsabilidades para a equipe. Dessa forma, a empresa terá vários “líderes” de seus setores. Esse tipo de liderança estimula o amadurecimento da equipe, tornando-a mais capaz de tomar decisões.

Líder coach/técnico

O líder coach/técnico como o nome sugere, é o tipo de líder que se concentra em desenvolver os membros da equipe. Identificando pontos fortes e fracos de cada um, ele irá sempre fazer com que os colaboradores se aperfeiçoem no seu trabalho e estejam no setor que mais poderão ajudar. Ele costuma ser respeitado por toda equipe, por conhecer tecnicamente todos na empresa.

Líder motivador

O líder motivador trabalha muito o lado emocional e com a motivação da equipe. Inflando a equipe a sempre buscar o bem comum e crescimento da empresa. 

Líder carismático

O líder carismático consegue conquistar as pessoas pelo seu carisma e jeito de ser. Esse tipo de líder faz as pessoas “lutarem” por ele, por ter um alto grau de persuasão.

Qual o melhor líder?

Listamos diferentes tipos de líderes, todos tem suas próprias características e modo de liderança. Todas as formas tem seu lado positivo e seu lado negativo, dessa forma além de apenas liderar o líder deverá desenvolver a sua capacidade de empreender e gerir, para dessa forma, com seu estilo de liderança, poder colar a equipe no rumo certo.  

Vale lembrar que esses são tipos baseados em características, um líder pode liderar de diferentes formas em diferentes contextos, dessa forma, não ficando preso a um estereótipo. 

O importante é sempre buscar desenvolver a sua liderança, de modo a tornar a sua empresa melhor, evidenciando a boa relação entre o líder e a equipe. Vamos para mais dicas (práticas) que ajudarão no desenvolvimento do líder.

Incentive a criatividade e seja criativo!

A criatividade é responsável por todo o desenvolvimento que temos hoje. Dessa forma o líder deve estimular a própria criatividade, bem como, a criatividade de toda a equipe.

Assim, todos irão se desenvolver e se tornarão membros mais valiosos para a empresa.

Seja um modelo!

O bom líder é aquele que fará toda a equipe se espelhar nele, como um modelo positivo de liderança. Quando a equipe ver no líder um modelo, tudo ficará mais fácil, eles vão respeitar cada vez mais as escolhas de líder e irão admirar sua liderança.

Demonstre as qualidades que você busca na sua equipe!

Tenha amor pelo seu trabalho!

Esse é um ponto importantíssimo para todo o desenvolvimento de liderança. Se o líder tiver amor pelo seu trabalho, tudo ficará mais fácil e orgânico e irá demonstrar para a equipe que o líder se importa verdadeiramente com eles e com a empresa.

Saiba ouvir e se comunicar!

Um líder deve saber passar com muita clareza a mensagem que quer que a equipe ouça. Com uma comunicação cheia de ruídos não será possível que a equipe absorva, da forma desejada, as informações.

Além de saber se comunicar, uma forma de desenvolver cada vez mais a liderança, será em saber ouvir a equipe, para junto deles tomar as melhores decisões.

Muitas vezes o líder terá que corrigir e/ou chamar a atenção de algum membro da equipe, isso é normal dentro de qualquer empresa, o estranho será quando não houver nenhum tipo de atrito.

O bom líder, precisa saber conversar e lidar com os membros da equipe, para o desenvolvimento da liderança será um dos pontos mais importantes. O bom líder precisa desenvolver (e muito) a sua forma de se expressar. 

Evite chamar a atenção ou explanar os problemas de um membro da equipe, na frente de todos. Conversar com cada um no particular, para poder lidar da melhor forma, sem expor ninguém. Caso precise demitir um membro, também lidar com isso da forma mais profissional e humana possível. 

Seja positivo!

Ser um líder positivo será de grande influência sobre a equipe, o bom líder sabe lidar com os problemas da melhor forma possível. Negatividade só irá fazer mal para o ambiente de trabalho. Trabalhar sobre uma redoma de positividade fará tudo ficar mais leve e fácil de lidar, principalmente com os problemas.

Incentive e motive a sua equipe!

O bom líder é aquele que incentiva a sua equipe, seja com ideias ou outras contribuições. Fazer o colaborador se sentir útil e valorizado, fará com que ele trabalhe melhor e também com que ele evolua e contribua cada vez mais.

A motivação é o combustível dentro de qualquer negócio, pessoas motivadas renderão muito mais. O bom líder deverá encontrar formas de manter a equipe sempre motivada.

Recompense e reconheça

Seguindo a linha do incentivo e da motivação, também será ótimo para o líder recompensar e reconhecer a equipe. 

O bom líder é aquele, que não só aponta erros, mas que reconhece quando o trabalho é bom feito. O colaborador é um elo importante da empresa, o líder sempre deve deixar a equipe ciente disso.

Recompensas financeiras serão muito bem-vindas quando a equipe executar um trabalho acima do esperado e/ou quando alcançar a meta proposta. Dessa forma, o líder garante que o colaborador queira continuar na empresa, sempre ajudando-a a crescer.

Evolua cada vez mais!

O líder não deverá ficar estagnado. Ele deve buscar se desenvolver cada vez mais. Estudar e buscar conhecimento devem ser diretrizes seguidas por todos os líderes. Não se pode parar no tempo, ou o mercado irá passar por cima do líder e da empresa. 

Seja diferente dos demais, evolua juntamente com toda a equipe, para a empresa poder evoluir também. As empresas são reflexos dos seus líderes, dessa forma o líder deverá sempre estar em constante evolução, para poder colher os frutos de todo seu trabalho e esforço.

Conclusão

No artigo de hoje aprendemos sobre o desenvolvimento de liderança. Trouxemos exemplos de formas de liderar, mostrando características e tipos de líderes mais comuns em empresas. Além disso, trouxemos dicas excelentes que ajudarão empreendedores a desenvolver cada vez mais seu espírito de liderança.

Como forma de conclusão, vamos revisar alguns pontos muito importantes para qualquer líder e entender os rumos que um bom líder deverá tomar. O líder deverá buscar sempre o seu desenvolvimento, capacitando-se cada vez mais, deverá liderar sempre respeitando, incentivando e valorizando a sua equipe, também deverá se preocupar com o desenvolvimentos de seus colaboradores, porque com eles evoluindo e motivados a empresa terá elos extremamente fortes. 

Os bons líderes do futuro, serão líderes que buscarão cada vez mais a evolução constante de todos os setores e colaboradores da empresa. Para com isso a empresa crescer e evoluir cada vez mais.

Para mais dicas e artigos relevantes sobre liderança e empreendimento, continue lendo nosso blog. Para desenvolver ainda mais suas habilidades de líder e empreendedor leia o livro “O Empreendedor Smart”, ele trará exemplos práticos para seguir. Visite também nosso canal no YouTube.

Agradecemos a sua leitura e nos vemos em um próximo artigo.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *