Essas são algumas das principais dificuldades no início de qualquer negócio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Iniciando no mundo dos negócios? O artigo de hoje será sobre as principais dificuldades no início de negócio que um novo empreendedor irá encontrar ao criar um empreendimento.

Poucas coisas são tão libertadoras como ser dono do próprio negócio e ter sucesso com isso. Com isso em mente, muitas pessoas sonham ou resolvem abrir uma empresa. 

O artigo de hoje, irá visitar os principais pontos que outros empreendedores tiveram dificuldades ao abrir suas empresas e com isso você poderá evitar esses erros e planejar tudo da melhor forma, maximizando as chances de sucesso.

Principais dificuldades no início de negócio

Existem muitos desafios na hora de iniciar um negócio só seu. Existem muitos fatores emocionais como abandonar a vida de funcionário e ser seu próprio patrão, lidar com a inexperiência, fora todo o estresse que vem de agregado em abrir uma empresa.

Além desses fatores, vamos listar algumas das principais dificuldades administrativas que novos empreendedores irão enfrentar.

dificuldade-empresarial

A falta de planejamento e dificuldades com a equipe

O momento crucial para a criação e gerenciamento de uma empresa é o planejamento. Novos empreendedores costumam não ter tanta experiência com planejamento. Porém o planejamento é a “raiz” para todo o sucesso ou insucesso.

O planejamento é algo complexo que estará presente em todos os setores da empresa. É necessário um planejamento para a sua empresa se tornar conhecida no mercado, um planejamento na hora das decisões e um planejamento financeiro.

Dificuldades com planejamento irão permear novos empreendedores, lidar com isso através de capacidade e conhecimento será necessário. Escolhas ruins de colaboradores, sócios, parceiros e de fornecedores também serão empecilhos que novos empreendedores poderão enfrentar.

Escolher pessoas e profissionais que combinem e sigam as diretrizes da empresa será fundamental para a identidade e andamento da empresa. 

Uma má precificação e má qualidade de produtos

Está dificuldade também está presente em antigos e grandes empresas, porém como já entendemos, todas essas dificuldades são intensificadas em novas empresas. Precificar corretamente os seus produtos/serviços será fundamental para novos empreendedores. 

Será dos seus produtos/serviços que a empresa terá seu lucro e também irá conquistar os seus clientes.  Dessa forma, a empresa além do preço, deverá se preocupar com a qualidade de seu produto. É comum novos empreendedores se basearem apenas em gastar menos, com isso pode ocorrer que optar apenas pelo preço e deixar a qualidade de lado.

Sendo assim, é muito comum as novas empresas demorarem para passar confiança para os clientes. Uma das maiores culpadas pelo insucesso das empresas será se seu produto/serviço tiver uma qualidade ruim. Saber como lidar com a concorrência será fundamental.

Tendo isso em mente, entendemos que investir em um bom produto será ótimo para abrir uma empresa, partindo disso, o novo empreendedor deverá focar em uma precificação correta e justa do seu produto. Nem cobrar demais e nem cobrar de menos, é preciso ter clareza para chegar a um meio termo que torne a sua empresa competitiva no mercado e garanta possibilidade de lucro.

Falta de recursos financeiros para suprir as necessidades

Uma constante em muitos novos empreendedores, a falta de dinheiro será um grande empecilho para a criação, manutenção e crescimento da empresa. Dessa forma, será fundamental ter um capital de giro antes de abrir uma empresa, para poder encarar com mais segurança as dificuldades de consolidação da empresa.

O capital de giro é extremamente importante, tanto que muitos empreendedores sem dinheiro costumam recorrer a empréstimos para poder abrir a sua empresa, porém é necessário tomar muito cuidado com isso, tanto pelas taxas, quanto pela incerteza de pagamento, se o valor for muito elevado.

Importante! Saber como cortar gastos desnecessários será de extrema importância, leia nosso artigo sobre.

Sabemos que o nosso país possui uma carga tributária extremamente alta, sendo muitas vezes “desleal” com novos empreendedores, como isso dificilmente mude, será uma realidade que novos empreendedores terão que levar em conta na hora de abrir e administrar.

Ainda no âmbito financeiro, temos os valores que são gastos com fornecedores, que geralmente são pagos de forma mensal ou quinzenal. Além disso, temos os gastos com funcionários, que vai depender de empresa para empresa de acordo com a quantidade de colaboradores, que serão pagos mensalmente.

Uma empresa nova sem muitos recursos, possivelmente não terá como pagar altos salários logo de cara, com isso em mente, também será difícil montar uma equipe qualificada com baixo custo.

Porém, todos esses cálculos e planejamento financeiro deverão ser muito bem estudados pelos novos empreendedores ao criar um orçamento empresarial, para dessa forma gerir corretamente a nova empresa.

Conclusão

No artigo de hoje aprendemos sobre as maiores dificuldades no início de negócio que um novo empreendedor irá encontrar. Partindo disso, trouxemos excelentes dicas para que tudo ocorra da melhor forma possível na hora de iniciar no mundo dos empreendimentos.

Para mais dicas e artigos sobre empreendedorismo, continue acompanhando nosso blog, visite nosso canal no YouTube para mais informações e coloque em prática o que leu neste artigo.

Agradecemos a leitura e nos vemos em breve, quem sabe em uma parte 2 sobre esse mesmo assunto.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09