Efeitos do COVID-19 nas pequenas empresas de Natal-RN

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda no artigo de hoje quais foram os efeitos do COVID-19 nas pequenas empresas em Natal-RN, e quais foram as medidas tomadas. 

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE apontou que cerca de 53% das pequenas empresas em Natal tiveram necessidade de realizar mudanças na maneira de operar por conta da crise do Coronavírus.

Com a chegada do vírus à Natal, medidas preventivas foram tomadas, incluindo o isolamento social e o fechamento temporário de algumas empresas e pequenos comércios.

Com isso, os empreendedores se viram em uma situação de difícil manutenção, visto que, sem giro de capital não existem chances de pequenos comércios sobreviver sem faturamento mensal.

Assim, as micro e pequenas empresas em Natal iniciaram uma série de medidas e adequações para continuar trabalhando de maneira segura e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do Covid-19.

Medidas tomadas

Uma das medidas mais comuns adotadas pelos empreendimentos foi o funcionamento de maneira remota (home office). 

No caso das lojas, muitas adotaram o sistema de entrega e compra 100% online, e até mesmo, sistema drive thru.

A pesquisa do SEBRAE também mostrou que a porcentagem de pequenas empresas em Natal que precisaram fechar as portas, não chegou a 2%, enquanto as que não modificaram o sistema de funcionamento chegou a 17%.

A instituição também se dispõe a auxiliar e dar apoio aos micro e pequenos empreendimentos. 

O intuito é priorizar setores que foram mais afetados pela pandemia, orientar sobre medidas de prevenção e oferecer auxílio gerencial e financeiro.

Resultados da pesquisa

pequenas empresas em natal

De acordo com o coordenador de pesquisas do SEBRAE, houve uma queda no consumo de quase todos os setores de comércio no Brasil, com exceção apenas para alimentação e saúde.

Com as restrições de isolamento social, exigidas por medidas de segurança, o consumo de outros setores como beleza, estética e moda, perderam a demanda pelos produtos, e, dessa forma, tiveram seus lucros estagnados, quando não dizimados.

A pesquisa feita pela instituição também revelou que aproximadamente 88% das pequenas empresas em Natal notaram uma queda no faturamento mensal depois da pandemia do novo Coronavírus.

Ainda de acordo com o levantamento, a média da porcentagem de redução de faturamento mensal é de 67% comparado ao faturamento dessas empresas antes da crise.

O instituto também registrou alteração na rede de funcionários das empresas, demissões em massa e adequações de carga horária são algumas das mudanças que precisaram ser colocadas em prática.

Segundo resultados da pesquisa, das 235 empresas que foram ouvidas, 78% delas não demitiram funcionários. 

Porém, 29% decretaram férias coletivas, 20% suspenderam o contrato de trabalho e 15% reduziram salário com redução da carga horária (números aproximados).

Entretanto, 22% dessas empresas contatadas não tiveram outra opção senão a liberação de uma parte dos empregados, em média 4 funcionários por empresa foram demitidos nos últimos meses.

A maior parte dos empreendedores que realizaram demissão de funcionários alegaram pretender recontratá-los assim que a situação econômica e gerencial se estabilizar novamente.

Integrando nosso time

Devido ao enfrentamento dessas dificuldades por parte dos micro e pequenos empresários, cada vez mais o brasileiro está optando pelo estilo de escritório Coworking, como o nosso.

Trocar o escritório tradicional pelo coworking, além de te garantir uma economia de gastos absurda, ainda promove compartilhamento de experiências, novos relacionamentos, networking e a possibilidade de novas parcerias.

A Smart te oferece uma oportunidade de alavancar sua carreira empreendedora, ou então, integrar nosso time com o seu negócio para que você possa crescer com a gente!

A Unidade Smart Coworking Natal está preparada para receber seu negócio e oferecer apoio suficiente para enfrentar esse momento de crise que atinge tanto os empreendedores no país.

pequenas empresas em natal

A unidade Smart Natal te possibilita um espaço de trabalho ao nível de grandes empresas dedicado àqueles que não querem o estilo de serviço home office e não querem, ou não podem, investir em um escritório próprio.

A Smart Natal está localizada em um dos melhores bairros da cidade, e oferece todo o suporte para o seu dia a dia de trabalho cuidando do seu negócio, com toda política de segurança necessária para o momento atual em que estamos vivendo.

Estamos prontos para te receber dar todo o apoio necessário para alavancar seu empreendimento com o melhor custo-benefício de investimento disponível no país.

Além disso, a Smart ainda possibilita que você tenha acesso às salas executivas para realizar reuniões de negócio, além de assistência virtual, ótima localização para facilitar seu acesso ao trabalho e cursos capacitivos.

Hoje a Smart é considerada o MELHOR COWORKING do Brasil pelo melhor custo benefício com alto padrão e contratação mais ágil. 

Você pode até se dar ao luxo de pesquisar, mas, voltará a nós pela certeza de que não encontrou nada igual.

Aqui temos certeza que você consolidará sua EMPRESA INTELIGENTE com MENOS custos e MAIS RESULTADOS!

Entre em contato com a SMART e faça sua empresa crescer.

SMART NATAL

Endereço: Av. Dão Silveira, 3860 – Candelária, Natal – RN

logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09