Categorias
Empreendedorismo Livro: Empreendedor Smart

De que forma a sua empresa terá sucesso? O livro: O Empreendedor Smart, irá lhe ajudar!

Pensando em empreender (ou já é um empreendedor) e está buscando um livro inspirador? Neste artigo, iremos te apresentar a escolha certa que é o Empreendedor Smart!

A ideia de todo empreendedor é acertar na escolha do empreendimento. Entretanto, para isso, ele precisa de gestão. O conceito Smart, apresentado no livro do CEO da Smart Coworking, irá te ajudar a conhecer os 03 pilares essenciais para o sucesso do seu negócio.

Com isso, você estará apto a gerir da maneira correta, independente do tamanho ou condição financeira, o seu empreendimento. Pequenas empresas, quando bem geridas ( e de forma inteligente) terão um caminho brilhante pela frente. Pequenas empresas, quando bem emprendidas (e de forma inteligente), terão um caminho brilhante pela frente. 

Qual assunto abordado pelo livro? 

Antes de mais nada, vamos trazer um breve resumo sobre o livro.

“O Empreendedor Smart” é um livro, não apenas sobre empreender, mas sim de que forma empreender. Fica claro que existem duas formas de empreender, de maneira inteligente ou de maneira não tão inteligente assim. O livro irá te mostrar o caminho certo a se seguir, o caminho que lhe trará maiores resultados.

Esses são os 3 motivos para ler o Empreendedor Smart 

Após entendermos que “O Empreendedor Smart” é um livro que irá lhe ajudar a entender o caminho sobre empreender, vamos listar 3 motivos (existem inúmeros outros) para você ler, de fato, esse livro.  

  • 01. Agindo de forma Smart

Com a leitura do livro, você irá aprender a forma Smart de empreender. Smart que significa inteligente, em inglês, é a forma mais inteligente de empreender. Empreendendo com inteligência, as chances do seu negócio dar certo são bem maiores.

O livro trará um tripé que redefinirá todo o modo de administrar a sua empresa: cultura, estratégia e gestão. A forma como a cultura será importante, e irá ditar muito da forma de como a boa gestão, será o diferencial para trazer uma estratégia de qualidade, conquistando clientes e colaboradores. 

A imagem que a empresa irá passar, poderá ser positiva ou negativa, e o empreendedor será o responsável por esses resultados. Tudo isso mostra a importância da cultura na sua empresa.

Frase retirada do livro:

“A ESTRATÉGIA de uma empresa só encontrará a vitória quando baseada em uma CULTURA forte e desenvolvida com uma GESTÃO excelente.” 

Com a leitura do livro, se ler com dedicação e afinco, a sua mente irá aprender a buscar cada vez mais conhecimento. O Empreendedor Smart deverá sempre estar buscando fontes para alimentar a sua inteligência. Ser Smart não será apenas um conceito, mas um modo novo de ver a vida e as oportunidades.

Melhore cada vez mais a sua gestão

“O Empreendedor Smart” irá trazer, grandes lições sobre gestão, que você poderá aplicar e colher os resultados. Gestão é gastar menos e ganhar mais, o livro, irá te mostrar como entender o seu fluxo de caixa da forma mais efetiva possível, trazendo saúde financeira para garantir a sobrevivência da sua empresa, em momentos de dificuldade.

O livro, também irá te mostrar os maiores inimigos da cultura empresarial forte e da boa gestão. Entre elas, o livro irá destacar: arrogância, prepotência, vaidade, entre outros. Ser Smart é se desprender desses pontos e buscar justamente o oposto, para ser um empreendedor que fará com que as pessoas e clientes te admirem. E também tomar as melhores escolhas, sem ser norteado pelo ego. Ser Smart é usar da lógica ao seu favor,

Ainda dentro da boa gestão, o livro irá te ensinar a definir metas. Para assim, poder dar o pontapé inicial para o sucesso. O livro irá te ensinar a focar e dar tudo de si, para tornar o seu negócio forte e sólido. 

Que apostar primeiramente em um negócio apenas, no lugar de vários, poderá te garantir foco total e excelência no que irá se propor a fazer. 

Não perca oportunidades

O livro também irá lhe mostrar como ficar mais atento às oportunidades. Irá focar na importância de não ter uma mente limitada. Você também irá aprender na prática (além da teoria) como se tornar um Empreendedor Smart. 

Com exemplos, o autor irá te mostrar o caminho que ele e outros percorreram até o sucesso, servindo para os pequenos empreendedores entenderem o caminho, que boas escolhas irão lhe trazer. 

A leitura deste livro é uma oportunidade e tanto, que você não deve deixar passar. Não dependa da sorte, dependa das boas escolhas. A sorte aparece quando a preparação encontra a oportunidade.

empresa-smart
  • 02. Com vender mais

Frase retirada do livro:

“Eu não sei você, mas na minha visão, tudo começa com uma venda.”

De acordo com o autor, nós estamos vendendo todos os dias, em casa, na faculdade, entre outros lugares. Até a impressão que passamos está ligada em como nos vendemos para os outros.

Com isso em mente, ser um Empreendedor Smart, é também sobre ser um bom vendedor, não apenas de seus produtos e/ou serviços, mas também ser um bom vendedor de ideias e de propósitos para os seus colaboradores e para os clientes. 

Dessa forma, a mentalidade de vender mais (negociar) ficará cada vez mais aflorada na cultura do Empreendedor Smart, tornando assim algo cultural.

Importante! Tenha em suas mãos um produto/serviço de qualidade, será muito mais fácil vender se você tiver um excelente produto, será isso que irá conquistar e trazer o cliente de volta.

  • 03. Como gastar menos

Geralmente os empreendedores buscam por ganhar mais. Esses mesmos empreendedores, geralmente, não param para pensar em quantos eles já perderam ou quanto eles teriam se tivessem gastado menos. “O Empreendedor Smart” ensina que deixar de perder pode ser uma estratégia melhor que ganhar mais.

O livro diz:

“Uma empresa com caixa descontrolado possui um destino único: um breve fim. Tenha olhos sempre abertos para cortar custos. Sempre há o que cortar. Porém, tenha também muito cuidado para que sua economia seja sempre inteligente.”

Dessa forma, fica evidente a importância de gastar menos. Mas também evidencia outro ponto importante, tem que saber o que cortar, o livro mostra que cortar alguns custos pode diminuir as vendas, e consequentemente, os lucros. Esse tipo de gastar menos, não faz sentido pois irá prejudicar a empresa.

Esses cortes devem partir de lugares onde não interfira nos lucros, se o “corte” prejudicar o lucro, ele não é um “corte”, é apenas uma forma de perder dinheiro. O livro também trará o conceito que o Empreendedor Smart irá criar como hábito gastar menos, tornando-se parte da sua cultura.

Dessa maneira, o Empreendedor Smart terá capacidade de negociar descontos com fornecedores, conseguindo gastar menos e podendo lucrar ainda mais (ou até mesmo oferecer um desconto para o seu cliente, tendo o mesmo lucro que teria, se tivesse comprado do fornecedor no valor original).

O Empreendedor Smart é aquele que maximiza seus lucros, gasta menos, gastando apenas com o necessário (necessário, nesse sentido, é gastar com pontos importantes), incluindo para si a cultura da economia inteligente/Smart. E essa economia não será apenas sobre dinheiro, mas também sobre o tempo, como já mostrado, tempo é dinheiro, economizar tempo é gastar menos (o livro também trará outros exemplos, aplicáveis na vida, de economia).

Sobre o autor

O autor do livro “O Empreendedor Smart” é Saulo Da Rós, ele é pós-graduado em Planejamento e Gestão pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Master Coach FEBRACIS. Ele também é o fundador da “Coworking SMART”, que já auxiliou mais de 7 mil empresários a economizar mais de 1 Bi de reais e a ter mais tempo livre e qualidade de vida. Além de ser o criador do “Método Empresa Smart”, que ensina como reduzir os custos nos negócios dos seus clientes, além de diminuir a burocracia.

No livro, ele mostrará muito da forma que ele agiu em seu empreendimento, te mostrando na prática, como ele entendeu e construiu o conceito do Empreendedor Smart.  

Conhecimento Extra

Vamos deixar também uma série de vídeos para você aprender ainda mais, quando acabar de ler o livro. Os vídeos são do nosso canal do Youtube (lembre-se de se inscrever): 

Todos os vídeos são apresentados por Saulo da Rós, dessa forma os vídeos seguem a mesma mentalidade aplicada no livro. O canal tem atualizações recentes, então não deixe de se inscrever e acompanhar

Conclusão

É claro que a gente não contou tudo, o livro trará muito mais do que apenas esse artigo ilustrou. Mostramos só a ponta do iceberg, tem muito mais no livro. Aliás, para os novos empreendedores (sem tanto capital, principalmente) esse deverá ser seu livro de cabeceira.

Aprendendo a importância de ser um Empreendedor Smart. Tudo ficará mais fácil e as boas escolhas irão fluir de forma orgânica e cultural. Além disso, visite nosso blog para excelentes dicas, que irão te deixar ainda mais afiado, para continuar sendo um Empreendedor Smart.

Agradecemos a leitura desse artigo e nos vemos em um próximo.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *