Entenda o que é, e como aplicar em seu negócio a liderança 360º

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Buscando melhorar a liderança na sua empresa? Com a Liderança 360º isso será possível. No artigo de hoje, vamos aprender sobre ela!

Um líder é o maestro por trás de uma equipe, será ele o responsável por conduzir a equipe. Com isso, um líder deverá ser extremamente capaz. A vida em uma empresa é sempre uma surpresa, estar pronto para lidar com problemas será necessário.

Liderança 360º irá trazer um feedback com informações completas sobre os líderes e gestores. A empresa terá em mãos importantes dados que refletirão sobre estratégias e planos que a empresa deverá seguir.

Vamos descobrir de que forma o conceito de liderança 360º irá melhorar a forma como líderes atuam dentro das empresas, visando sempre uma liderança melhor e mais completa. 

O que é a liderança 360º e qual sua importância? 

Podemos entender a liderança 360º como uma análise voltada para os cargos de liderança de uma empresa. Através da qual teremos uma avaliação de pontos como: habilidades de gestão, eficácia e influência, do líder (ou líderes) em questão.

Esse feedback é feito para além de avaliar seus líderes e gestores, a empresa também consiga encontrar pontos importantes onde seja possível melhorar. Dessa forma, o conceito de liderança 360º servirá como parâmetro e também como potencializador de melhorias aplicáveis. 

Quais são as definições da liderança 360º? 

Está análise citada acima, baseia-se em observar algumas qualidades e competência, dessa forma medindo a habilidade, influência e eficácia do gestor/líder. Vamos citar alguns pontos importantes que o gestor será avaliado:

  • Identificação de seus pontos fortes;
  • Sua comunicação de forma ampla (formal e informal, individual e conjunta);
  • Sua capacidade em lidar com problemas e dificuldades;
  • Sua habilidade em ouvir;
  • Se é eficaz e eficiente em treinamentos;
  • Se possui mente aberta para ideias, sugestões e conselhos;
  • Capacidade em motivar colaboradores e equipe;
  • Capacidade administrativa;
  • A forma que gerencia desempenho;
  • Sua habilidade de planejar e estabelecer metas (viáveis);
  • Sua forma de liderança.

Esses são pontos avaliados (além de outros e que podem variar de empresa para empresa) em uma liderança 360º. 

Vale lembrar que essas definições não são uma exigência, e que nem todos os líderes ou gestores têm que cumprir tudo com 100%, porém são informações e detalhes que irão facilitar o conhecimento da empresa e que trarão caminhos de melhorar cada vez mais a liderança e gestão dos envolvidos. 

É como um “raio-x” da forma de liderar, onde terão informações reais e mensuráveis que podem ser usadas como parâmetros para melhorias na empresa (individual e coletivamente). 

Isso servirá como uma autocrítica para os líderes se aperfeiçoarem cada vez mais, superando problemas e obstáculos e sendo um líder melhor.

Características da liderança 360º 

Dentro da liderança 360º, temos o conceito de líder 360º, que podemos entender como uma forma excelente e completa de liderar uma equipe, esse tipo de líder possui algumas características que todo líder deve saber e que sempre deve tentar incluir na sua forma de liderar, para também ser um líder 360º. Vamos a elas:

Autoliderança

Servirá como motivação para toda a equipe, um líder 360º deve ter uma liderança pessoal, que contemple a sua própria vida e que sirva de inspiração para os demais. 

Coragem

Podemos definir coragem de uma forma, físico e/ou moral. Para o nosso conceito nas empresas, é necessário que um líder 360º tenha uma coragem moral invejável (no bom sentido), que lute e defenda sempre seus valores e convicções e que sempre assuma seu papel e ações.

Cuidado

Um bom líder é aquele que se preocupa com os seus liderados, que deve ter empatia, respeito, consideração e demais sentimentos positivos para uma relação boa com seus comandados.

Porém, um bom líder também não deve “passar a mão na cabeça” para atitudes ruins dos colaboradores, um bom líder não poderá tolerar desonestidade, atitudes e ações que vão contra a política da empresa. 

Além de sempre cobrar quando o desempenho estiver abaixo do esperado, um líder deve ser um líder nos bons e maus momentos e deverá lidar com isso da melhor forma possível.

Otimismo

Outra característica muito importante é o otimismo, um líder otimista vai passar essa confiança para toda equipe e terá como consequência disso, uma equipe muito mais focada e em busca de resultados positivos.

Comunicação: Um líder deverá saber se comunicar, liderar é algo que anda junto com a oratória. Uma liderança 360º deve focar muito na comunicação, para ter uma comunicação clara e precisa e chegar sempre sem ruído. O líder é a voz por trás do sucesso (ou insucesso) de uma empresa.

Conhecimento

Buscar conhecimento é a forma mais inteligente de lidar com o seu trabalho, com a liderança isso não é diferente. Um líder 360º será aquele que tem o conhecimento, mas não só isso, que esteja sempre se aperfeiçoando e aprendendo coisas novas. 

Hoje em dia tudo muda muito rápido, ficar “sentado” em cima de um conhecimento de tempos atrás, te deixará atrasado em relação a tudo.

Respeito

Para esse item vamos ser objetivos, um líder só será um verdadeiro líder se sempre trabalhar baseado no respeito.

Visão

O líder deve ter visão, para saber e estar sempre um passo à frente. Um líder com visão, conseguirá convencer a sua equipe a seguir o seu planejamento, por apresentar um caminho que eles “comprem a ideia”.

Atitude

A atitude de um líder deve ser sempre positiva, o líder deve ter atitudes condizentes a sua liderança, e será através delas que o líder irá conquistar a sua equipe (ou também perdê-la caso tenha atitudes negativas e ruins). 

Como aplicar no seu negócio 

Agora que já entendemos o conceito, pontos a se avaliar e características importantes sobre liderança 360º, vamos trabalhar com formas de como aplicar isso em sua empresa/liderança.

Planejamento

Para aplicar o conceito da liderança 360º, será necessário planejar de uma forma a definir um dia para a avaliação e implementação de ações. Além disso, é preciso estar de acordo com a administração da empresa, caso tenha superiores e pessoas que precisam autorizar.

Definir objetivos e estratégias

Dentro de planejar, será necessário ir mais além. Para que tudo funcione é preciso ter objetivos claros definidos, para que em cima disso seja possível planejar estratégias para poder tudo isso em prática. 

É preciso ter em mente que tipo de problema precisa de resolução, se ele é prioritário, além de detalhes cruciais como quem deverá passar pela análise 360º e de que forma essas informações poderão ajudar a melhorar o desempenho. 

Quando tiver isso definido também será necessário mensurar que tipos de resultados as estratégias (que serão definidas) trarão. 

Traga confiança

Explique para a equipe sobre de que forma essas informações serão relevantes e como elas poderão trazer benefícios não só para a empresa, mas para eles também.

Não deixe a análise com cara de interrogatório e nem torne o clima pesado. Será necessário que eles dêem um feedback verdadeiro e autêntico.

Seja claro (é necessário que todos entendam que o que está ocorrendo é uma avaliação) e traga a confiança para toda a equipe. Esclareça dúvidas e tenha sempre certeza sobre como está o andamento da avaliação.

Foco na criação do plano

Tudo deve ser feito com base em um planejamento bem feito, a eficiência e eficácia dos resultados irá depender disso. Tenha foco em cada parte do processo (começo, meio, fim e aplicação de melhorias) da liderança 360º, sempre tendo a certeza que tudo está encaixado. 

O plano de desenvolvimento precisará ser claro e feito por profissionais qualificados. Assim como a liderança 360º é ampla e completa deverá ser a exceção da análise.

Conclusão

No artigo de hoje, entendemos um conceito que está muito em alta nas empresas de sucesso, o conceito de liderança 360º. Além disso, entendemos pontos importantes sobre, e ainda trouxemos um exemplo de como pôr isso em prática.

Através de medidas inteligentes e planejadas, todas as empresas poderão se desenvolver de maneira positiva. Um líder 360º é um líder do futuro, que saberá como lidar com os colaboradores (em diversos âmbitos), terá sempre visão acerca de tudo que acontece na empresa, além de ter um otimismo e atitudes que irão conquistar a equipe e trazê-la para perto. 

Busque sempre líderes e gestores 360º e caso você atue como líder, busque cada vez mais conhecimento, para ser um líder atualizado. A empresa será o reflexo do trabalho dos seus líderes, para se tornar um líder 360º será necessário sempre ser profissional, respeitando e demais e sendo decisivo na hora das tomadas de decisões.

Para mais informações sobre liderança e demais áreas ligadas ao empreendedorismo, continue lendo nosso blog, temos excelentes artigos que ajudarão líderes, gestores e empreendedores. 

Vamos deixar alguns ligados a liderança alguns para você ler: Liderança na Crise, Desenvolvimento de Liderança e Liderança Feminina. Além disso, temos um canal no YouTube com muitos vídeos de qualidade, assista!

Agradecemos sua leitura e esperamos que nosso texto tenha ajudado e aumentado seu conhecimento.

Nos vemos em breve, em mais um artigo.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09