Categorias
Administração

Faculdade x Empreendedorismo: Faça o teste e descubra seu caminho para o sucesso

O caminho do sucesso não é um caminho simples e fácil, dessa forma você precisa tomar cuidado com qualquer decisão que tomar. 

Uma pergunta muito importante que todos buscam uma resposta é se é melhor fazer uma faculdade ou empreender logo de cara. Descubra no artigo de hoje, através do nosso teste.

Teste para descobrir o caminho do sucesso

Vou te passar um questionário de três perguntas. É preciso que você seja o mais sincero possível para entender qual é o caminho que deverá seguir, na escolha entre os dois (ou se deverá seguir os dois).

Depois disso, com a mente já elucidada, você deverá responder um teste rápido, para ficar ainda mais esclarecido quanto a qual caminho você deve escolher.

1. Você já tem uma área que pretende empreender?

Se a sua resposta for sim, você já tem metade do que é preciso para ter um negócio. Isso significa que você deve abrir seu próprio negócio? Temos aqui um grande depende.

Caso você tenha experiência com o que deseja empreender e basicamente só precise iniciar nos seus negócios, pode ser uma excelente escolha optar por empreender no lugar de fazer uma faculdade. Dessa forma, você pode direcionar seu tempo e dinheiro para empreender.

Porém, se você apenas tem um vislumbre do que pretende fazer e não tem as “ferramentas” necessárias, será indicado que busque especialização nessa área que deseja atuar, dessa forma, a faculdade pode ser uma excelente escolha, ou curso se for o caso. 

Agora, se você não tem um curso ou faculdade que deseje fazer, mas tem muita vontade de empreender, você pode estudar o mercado e encontrar algo que possa ser aplicado a sua realidade.

Já se você não tem o perfil empreendedor, será muito bom escolher uma faculdade que tenha tudo a ver com você. Dessa maneira, você está se tornando um profissional e terá um longo e próspero caminho pela frente, empreendendo ou não.

E os dois? Sim, na verdade, uma coisa não anula a outra. Não é porque você quer empreender que não possa fazer uma faculdade, e não é porque você vai fazer uma faculdade que não poderá empreender.

Sei que ambas as coisas trazem uma carga muito alta e demanda de tempo, porém tem diversas modalidades de faculdade, que podem se encaixar nas rotinas mais cheias.

O importante é você estabelecer quais são os seus objetivos. Como vimos, ambas as escolhas podem dar muito certo para você. Ainda não teve a resposta definitiva que procura? Não se preocupe, essa é só a primeira questão.

2. Qual é o seu perfil?

Como segundo questionamento trago para você fazer uma análise: você tem o perfil de um empreendedor ou é um profissional que pretende trabalhar em uma empresa?

Eu sou um defensor de empreender, afinal, foi essa a escolha que tomei em minha vida, mas também fiz faculdade e trabalhei para empresas. Dessa forma, você precisa entender que tipo de pessoa você é.

Se você tem a veia empreendedora e é seu grande sonho, você certamente deve focar em empreender. Se isso é algo que “vive” em você, é parte do que você é. Dessa forma, o seu perfil tem tudo a ver com empreender.

Agora, se você tem o objetivo de se especializar em algo e não vê com muitos bons olhos, abrir uma empresa. Será muito bom que escolha fazer uma boa faculdade, para ser um excelente profissional.

Novamente, uma coisa não vai anular a outra, caso tenha o perfil empreendedor e tenha vontade de fazer uma faculdade, você poderá escolher os dois caminhos. Ou se não, você pode fazer um e depois o outro. Fatores como a sua idade, também podem ter muita influência na sua escolha.

3. Você gosta de correr riscos?

Se a sua resposta for não, então, empreender não será o melhor caminho para você. Entenda, o caminho do sucesso no empreendedorismo,,vai passar por algumas dificuldades, e os riscos são uma constante que não dá para dissociar.

Por mais que você faça tudo certo, não depende só de você que tudo ocorra bem, e o risco de dar errado irá de assombrar diariamente. Ser um empreendedor é ter coragem para enfrentar os riscos. O estresse em empreender sem estar preparado para isso, poderá te derrubar.

Optar pela faculdade, será um caminho melhor. Afinal, você poderá se tornar um profissional e executar seu trabalho, com um excelente salário sem ter que se preocupar com detalhes da empresa que estará atuando.

caminho para o sucesso

Agora, se você não vê problema em encarar desafios e correr riscos, você tem o que é preciso para empreender. A coragem é algo presente em todos os empreendedores de sucesso. Sair do óbvio não é para todos. E não tem problema, você não quer isso para sua vida.

Essa é a primeira questão, que não tem como escolher os dois caminhos, certo grau de riscos e incertezas fazem parte de qualquer empresa. Estamos falando sobre o caminho para o sucesso, dessa forma, não vou te falar que pode ser uma boa ideia empreender se você não quer a adrenalina dos riscos.

Teste rápido

Importante: faça as 3 partes do teste, para ter uma resposta completa.

Parte 1

Marque as alternativas que a resposta for sim.

  1. Você tem espírito empreendedor?
  2. Você tem boas ideias?
  3. Você tem as suas finanças pessoais sob controle?
  4. Você se considera especialista em algo?
  5. Você se considera um bom vendedor de ideias?
  6. Você tem o sonho de ser um empreendedor?
  7. Está disposto as dificuldades que é empreender no Brasil?
  8. Daqui a 5 anos, você se vê como um empresário de sucesso?

Se você marcou no mínimo 6 alternativas, você tem o que precisar para empreender, e nas condições certas, pode iniciar ainda hoje seu negócio, sem ter que se preocupar com uma faculdade.

Parte 2

Marque as alternativas que a resposta for sim.

  1. Você sempre sonhou em fazer uma faculdade?
  2. Você já escolheu o curso que gostaria de fazer?
  3. Você já refletiu se essa escolha, realmente, combina com você?
  4. Você gosta de estudar e da rotina de uma faculdade?
  5. Não decidiu fazer faculdade apenas pela “pressão” social?
  6. Você entende que a faculdade vai te dar o conhecimento, mas seu esforço será o grande diferencial?
  7. Você prefere ter um bom salário e não precisa cuidar de uma empresa?
  8. Daqui a 5 anos, você se vê formado e buscando cada vez mais ser um expert no assunto?

Se você marcou no mínimo 6 alternativas, você tem o que precisar para se dar bem fazendo uma faculdade.

Parte 3

Agora é hora de você analisar o todo, observar às duas partes. Você marcou 6 ou mais itens nas duas partes? Se for esse o caso, você tem o perfil para ambas as opções. 

Empreender e faculdade não são antônimos, muito pelo contrário, são coisas que em muitos casos caminham juntos e se complementam. Porém, você não precisa de uma para fazer a outra.

Esse teste tem o intuito de você entender o seu perfil e ter a certeza que está avaliando todas as variáveis. Caso tenha tido um lado com muitos “sim” e o outro com poucos, fica claro para qual opção você tem o perfil mais indicado.

Importante: refaça o teste e verifique se você foi sincero consigo mesmo, nas respostas. Caso tenha sido, você sairá muito mais esclarecido deste texto, ainda mais se entrou nele cheio de dúvidas.

Considerações finais

Acredito que a esse ponto, você já tenha entendido qual escolha será a melhor para você achar o caminho para o sucesso. Entender essas questões serão fundamental para você saber se nortear na hora de tomar a melhor decisão.

Caso você escolheu ser um empreendedor, vou deixar alguns artigos extras, para você se aprofundar ainda mais. Para as mulheres que desejam empreender: conheça os principais desafios de empreender sendo mulher e como os coworkings estão ajudando pequenas empresas a crescer.

Agora se empreender não é sua praia, vou deixar um artigo muito motivador, de como um morador de comunidade conseguiu conquistar 1 milhão de reais sendo um investidor.

Seja qual for a sua escolha, tenha a certeza de se preparar da melhor forma. Empreender é algo que vai cobrar muito de você, dessa forma, reflita se realmente é o caminho que mais combina com você.

E se for fazer uma faculdade, estude ao máximo, para extrair o melhor de você. Faculdade é muito importante e certamente, será parte fundamental do sucesso ou insucesso do seu caminho.

E se for fazer os dois, tenha a certeza que é isso que você quer, será um caminho mais tortuoso, mas com esforço e dedicação, com certeza, você se dará muito bem e será vitorioso.

Para mais artigos sobre empreendedorismo, continue lendo este blog. Nos vemos em breve, em outro artigo!

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *