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Fome de Poder: o filme que pode te ajudar a chegar lá!

Procurando um filme baseado em fatos reais para te ajudar a empreender melhor? Tenho o filme certo para te indicar: Fome de Poder. 

Filmes são excelentes formas de nos inspirarmos e aprendermos, principalmente em filmes biográficos e baseados em fatos reais, onde podemos aprender com exemplos reais. O que facilita muito na hora de aplicar à realidade.

Um desses filmes, que tem uma narrativa cheia de ensinamentos para quem tem ou pretende ter um negócio e espera ter muito sucesso, é o filme Fome de Poder, onde irá mostrar os desdobramentos por trás da rede de fast food mais famosa do mundo: o McDonald’s.

Além de te apresentar para esse filme, vou mostrar os ensinamentos que observei assistindo essa obra, para você poder entender algumas atitudes que tem o poder de virar a “chavinha” de seu empreendimento.

Sinopse do filme

O filme narra a ascensão do McDonald’s, focando na relação de Ray Kroc (Michael Keaton) com os irmãos que criaram o Mc no sul da Califórnia, Maurice e Richard McDonald.

No longa, Ray Kroc é um vendedor de máquinas de milkshakes que após receber uma demanda fora do normal dos irmãos, resolveu adquirir uma participação no negócio de lanchonetes dos irmãos McDonald’s. 

Onde pouco a pouco, Ray vai eliminando (de uma maneira totalmente inescrupulosa, explicando o título do filme) os irmãos do negócio, até ter carta-branca para criar o maior império alimentício da história.

Lições do filme Fome de Poder que vão te ajudar a chegar lá

O longa é sem dúvida um filme imperdível para os entusiastas de empreendimentos, tendo em vista a quantidade de fatos históricos retratados no longa, ajudando com muitas lições que os empreendedores consigam ter sucesso em seus negócios. Vamos para algumas delas:

O texto traz pequenos spoilers, que não devem atrapalhar a experiência do filme para quem ainda não viu. Pode ler sem medo.

Conheça seus produtos e seus clientes

O primeiro contato de Ray com os irmãos foi uma encomenda enorme de máquinas para milkshakes, onde Ray desconfia dessa movimentação e percebe ali uma excelente oportunidade para ele.

Nesta lição aprendemos com Ray que temos que conhecer nossos produtos como ninguém, para saber a melhor maneira de apresentá-lo e vendê-lo e acima de tudo entender nossos clientes, para saber o que eles pensam e ficar mais fácil de chegar até eles.

É claro, que no filme ele utiliza essas duas manobras para se beneficiar e conseguir uma fatia do negócio promissor dos irmãos. Porém, trazendo para nossa realidade fica a lição de que é preciso conhecer a fundo seus produtos e seu público-alvo. Informação é poder!

Seu produto pode não ser o maior diferencial de seu negócio

Se te perguntar qual o maior diferencial do McDonald, a princípio você pode pensar que a resposta seja a comida. Mas sejamos sinceros, o gosto realmente é bom, mas facilmente encontramos lanchonetes em nossas cidades com alimentos tão bons ou até melhores.

Para entender o sucesso do McDonald’s é preciso encontrar seu maior diferencial. Que Ray rapidamente percebeu, que era a velocidade que os pedidos chegavam até seus clientes, onde eles podiam fazer uma refeição de forma extremamente rápida (“fast” rápido, “food” comida).

É claro que os produtos também eram bons, mas como Ray contatou não eram acima da média, porém era uma média de sabor que aliada a velocidade na produção, conquistava cada vez mais seus clientes.

Dessa forma, se você tem um negócio que tem um produto que seja normal, é preciso encontrar uma forma de diferenciar-se dos concorrentes. Trazendo algo que torne seu negócio único, sem necessariamente ter o produto ou serviço mais inovador do mundo.

A lanchonete dos irmãos McDonald estava sempre lotada. A maioria das pessoas imaginaria que seria pela qualidade da comida em si, mas Ray Kroc logo percebeu que não era só isso. 

A comida era boa, mas nada de outro mundo. O diferencial era a rapidez da entrega do pedido, algo único naquela época. As pessoas iam pro McDonald’s pela sua rapidez e não exatamente por ser o melhor hambúrguer do mundo.

Testes são necessários ao longo do caminho

Agora vem uma lição diretamente dos irmãos McDonald’s, onde eles fizeram testes até chegar no grande diferencial que falei acima: a velocidade no preparo dos lanches. Para chegar a esse resultado tão rápido, eles fizeram vários testes para chegar na linha de montagem dos pedidos, e conseguiram chegar a um bom resultado.

O que eles fizeram depois disso? Perceberam que podiam melhorar ainda mais e refizeram novamente todo essa linha, para chegar aos resultados que Ray rapidamente percebeu.

Isso é importante para que os empreendedores nunca achem que seu negócio está tão bom que não possa melhorar. É preciso ser humilde nesse sentido e buscar sempre melhorar. Para conseguir cada vez mais sucesso. Ficando estagnado, isso é praticamente impossível.

Não queira apenas dinheiro, queira algo a mais

Dinheiro é muito importante, disso ninguém (ou quase ninguém) tem dúvida. Tendo em vista que o dinheiro é fundamental para que todos possamos viver bem e com conforto. E quem empreende consequentemente precisa e busca ganhar dinheiro.

Porém, se você criar um negócio apenas por dinheiro, é possível que não saiba aproveitar o processo e só vai ficar preocupado com número. Ray nos ensina que sua fome era por poder, e por poder causar uma mudança em como as pessoas viam os fast foods. E não apenas por ficar rico.

Dessa forma, ele conseguiu seus resultados, mostrando que ter um objetivo que vá além do dinheiro, será fundamental para quem deseja deixar seu nome registrado na história.

Perceba a influência da sua empresa na sociedade

Se os irmãos cometeram um “erro”, foi em não ter aproveitado o potencial que tinham em mãos. Na verdade, eles perceberam que não precisavam de algo maior (até tentaram, mas não deu certo), apenas queriam ter um bom dinheiro e viver sem problemas. 

Porém, Ray soube ver e utilizar essa influência para criar algo majestoso. Que poderia nunca ter acontecido, sem essa veia empreendedora e vontade de vencer a qualquer custo.

Por isso, aprenda a ver de que forma a sua empresa influencia as pessoas à sua volta. Assim quando tiver um negócio com extremo potencial, você conseguirá tirar todo o proveito dessa situação.

Uma boa ideia é apenas uma ideia se você não executá-la, na prática

Os irmãos tinham noção de todo potencial que tinham em mãos, até tentaram abrir franquias, mas não souberam como lidar com isso, não souberam excetuar. Algo que Ray fez com maestria.

Veja bem, a ideia era expandir, ambos tiveram a mesma boa ideia, porém os irmãos falharam e Ray executou com maestria. Mostrando que traduzir na prática é a única forma de validar uma boa ideia.

Dessa maneira, aprenda a ouvir suas ideias, e descubra que ideias são boas. Depois disso, procure a melhor maneira de executá-la para conseguir aproveitar o potencial máximo das suas boas ideias, tornando-as reais.

Se tiver sócios, encontrem sócios com a mesma visão que você possui

Ray também comete alguns erros, e o mais notável deles foi apostar apenas em pessoas com dinheiro para serem suas sócias (abrir franquias). Onde essas pessoas de dinheiro não seguiam o padrão implantado por ele, agindo por conta própria e sem se preocupar com o negócio.

Que por serem ricos, achavam que poderiam fazer tudo do seu jeito, não seguindo as diretrizes e mexendo no menu das lanchonetes. Quebrando toda a estrutura de Ray.

Foi apenas quando Ray procurou pessoas com a visão parecida com a dele, que foi possível encontrar um padrão e implantar a excelência pregada por Ray. Esses seus novos sócios tinham a fome de poder que Ray tanto admirava.

Dessa forma, eles entenderam e seguiram à risca o que Ray pregava, inclusive, por também terem o espírito empreendedor, somaram boas ideias que foram verdadeiras inovações para o McDonald, ajudando ainda mais no sucesso da marca. Mostrando a importância de bons parceiros para o negócio. 

Conclusão

No artigo de hoje te apresentei um excelente filme, independente se você pretende aprender com ele ou apenas como diversão. Mostrando uma parte importante da história do McDonald. Além disso, te mostrei excelentes lições para aplicar na metodologia do seu negócio.

Se você é fã de filmes, temos um artigo que apresentou esse e mais 6 filmes sobre empreendedorismo que você precisa assistir, para ter ainda mais motivação e inspiração na hora de empreender.

Para quem é fã de leitura, também temos um artigo muito bom: os melhores livros sobre negócios para ler ate o fim do ano (ou até os primeiros meses de 2022), já que estamos quase no fim do ano.  

Mas nem só de filmes e livros vive esse blog, nele você tem centenas de artigos sobre empreendedorismo, marketing, entre outros assuntos relevantes. Como por exemplo: Google Trends: entenda o que é e como usar

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esse excelente filme. Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

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