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Google Trends: entenda o que é, e como usar

Entenda como funciona o Google Trends, a ferramenta que pode te salvar nos momentos em que a criatividade resolve ir embora.

Se você é um produtor de conteúdo, seja para o seu blog, IG ou canal do Youtube, certamente está sempre em busca de assuntos relevantes na atualidade. 

Você também pode ser uma pessoa que simplesmente quer ficar por dentro dos principais assuntos do momento, sobre o que está em alta no país ou em uma região específica.

Em ambos os casos o Google Trends é a melhor ferramenta, afinal entrega resultados em tempo real, e ainda informa sobre as tendências em categorias especificas, como:

  • Esportes;
  • Entretenimento;
  • Ciências, etc.

Achou interessante? Então continue a leitura e descubra tudo sobre a ferramenta n° 1 do Google, quando o assunto é busca de conteúdos relevantes. 

Entenda como funciona o Google Trends

Criado em 2006 com foco em realizar pesquisas, o Google Trends possui dados de antes mesmo de sua criação (2004).

Com a ferramenta, você pode acompanhar a relevância dos assuntos com o passar do tempo, e até acompanhar tudo até em tempo real. 

Um recurso bastante útil para criadores de conteúdo é o comparativo de termos, para avaliar qual oferece o melhor desempenho. 

Essa busca acontece através de todos os dados que são coletados diretamente do buscador do Google, e de seus demais serviços. 

A análise é feita da seguinte forma: as informações mais acessadas são mensuradas, enquanto as, menos acessadas excluídas. 

Baseado nessas informações a plataforma cria gráficos com o volume de buscas referente ao termo escolhido, para que você possa avaliar o que está sendo mais buscado na internet, podendo também utilizar filtros de região. 

Como usar o Google Trends? 

Não é nada complicado utilizar o recurso do Google, muito pelo contrário! Veja como é fácil:

1° Passo: Vá até o site do Google Trends e faça login com sua conta do Gmail.

google_trends

2° Passo: Role a tela, você poderá observar as pesquisas que estão em alta e as que foram realizadas no ano anterior. 

google_trends

3° Passo: Inicie sua pesquisa digitando o termo de busca na barra. Você vai perceber que quando começar a digitar, surgirão opções de resultados por palavra (Escolha entre resultados de Termo de busca ou Youtube). 

4° Passo: Na sequência surgirá um gráfico com informações sobre a performance do termo escolhido em seu país durante o último ano. Se quiser, você pode utilizar filtros de país, períodos, categorias e serviços do Google. 

5° Passo: Você pode escolher as definições da sua pesquisa. Para isso, basta acessar os “Serviços do Google” e definir se quer alterar suas pesquisas para: imagens, noticias, Google Shopping e YouTube.

Google Trends

6 ° Passo: Você vai notar que além do gráfico de resultados, aparecerão também assuntos relacionados ao termo de busca utilizado. 

Google Trends

Você também pode personalizar por termos em ascensão e Principais, para que possa ver o que mais está sendo pesquisado referente ao termo.

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Utilizando a comparação entre termos

1° Passo: Outro recurso bem bacana do Google Trends é a comparação entre termos, onde você pode comparar palavras sinônimas, por exemplo, para ver qual delas tem o melhor resultado nas buscas. 

Google Trends

2° Passo: Você poderá acompanhar o desempenho dos termos através do gráfico fornecido pela plataforma.

Google Trends

3° Passo: Se quiser saber quais são as principais buscas do momento, basta clicar no menu lateral em seu celular. 

Google Trends

4° Passo: Depois é só clicar em “Principais pesquisas”.

Google Trends

5° Passo: Na sequência surgirão duas abas, em uma delas você verá os assuntos mais buscados diariamente, e na outra, as buscas em tempo real. 

Nas buscas em tempo real você pode selecionar categorias e ver um minigráfico das últimas 24 horas, basta clicar no filtro. 

Google Trends

6° Passo: Quando você clicar em algum dos termos, surgirá um gráfico de interesses do público, com duas linhas: uma mais clara representando o ritmo de desenvolvimento de conteúdo sobre o assunto, e na outra linha, noticias e termos relacionados buscados pelos usuários. 

Google Trends

Pesquisas do Ano

1° Passo: Temos aqui outro recurso bem bacana! Para utilizar você precisa apenas clicar no menu lateral, e em seguida em categoria.

Google Trends

2° Passo: Feito isso, aparecerão várias categorias, as que mais foram buscadas no ano, além de filmes, séries, games, artistas, etc. 

Google Trends

3° Passo: Se você não quer ou não tem tempo de ficar abrindo o Google Trends com frequência, você pode receber e-mails sobre eventos relacionados aos termos que você queira acompanhar, e até mesmo um resumo das buscas da sua região. 

Basta entrar no menu lateral esquerdo e clicar em “Inscrever-se”.

Google Trends

4° Passo: Vá ao botão “Mais” e clique para que possa cadastrar seus termos de interesse.

Google Trends

5° Passo: Digite os termos/assuntos, a região e a frequência que deseja ser informado e pronto! É só clicar em “Inscrever-se”. 

Google Trends

Google Trends para criar conteúdo no YouTube

Quem produz conteúdo para o YouTube precisa estar sempre atento ao Google Trends, que tem uma funcionalidade específica para essas buscas, veja como é fácil:

1° Passo: Digite na barra de pesquisa a palavra-chave que deseja buscar e clique em “Canal do YouTube”.

2° Passo: Surgirão na sua tela assuntos e temas relacionados a palavra buscada, além de gráficos de desempenho. 

Agora é só aproveitar!

Viu como é fácil? Agora é só aproveitar tudo o que há de melhor nessa plataforma feita para tornar a criação de conteúdo muito mais simples. 

O Google Trends pode te ajudar bastante a elevar seus resultados com marketing. 

Gostou das dicas? Então compartilhe em suas redes sociais, e aproveite para conferir outros assuntos aqui do blog. 

Grande abraço e até a próxima!

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

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