Categorias
Coworking

Guia de sobrevivência em um coworking: como trabalhar com desconhecidos pode ser excelente para você?

Acha que trabalhar em um coworking cercado por desconhecidos será um problema? Pode ser que sim, e pode ser que não, a resposta você encontra aqui.

Coworkings são escritórios compartilhados que garantem que empresas e profissionais independentes contem com um local completo para trabalho gastando pouco. Porém, muitos acham que será difícil dividir o local com desconhecidos. 

No artigo de hoje, você vai ficar sabendo se trabalhar com desconhecidos é um problema ou não, e no fim, vou trazer 10 mandamentos para que o convívio no coworking funcione para todos. 

Realmente preparei um guia completo de sobrevivência em coworkings.

Trabalhar com desconhecidos em coworking é ruim?

Sempre que vamos para um local novo é perfeitamente normal termos certos receios. O medo de trabalhar com desconhecidos não é diferente, porém, quando estamos em um coworking esse medo pode ser totalmente esquecido.

Tendo em vista, que profissionais que buscam coworkings, buscam justamente um local com pessoas novas que possibilite uma maior interação. Vou listar 4 motivos para te fazer escolher um coworking, sendo 3 deles justamente sobre os benefícios do contato com desconhecidos.

Networking

Não veja pessoas desconhecidas como inimigas, mas sim como possibilidades de networking. Afinal, os coworking são locais perfeitos para desenvolver seu networking. Dessa forma, será possível conversar com pessoas novas de diferentes áreas, trazendo novidades e possibilidades para ambos. 

Mais foco 

Estar cercado por outros profissionais (ainda que desconhecidos) irá gerar um ambiente onde o foco está no trabalho. Por isso, os coworkings são os locais escolhidos para quem busca se concentrar no trabalho, principalmente quando comparado ao home office.

Afinal, coworking são ambientes que “cheiram” a trabalho, com pessoas focadas em ter sucesso de uma maneira totalmente moderna. A mentalidade de quem já trabalha em coworking, são de pessoas abertas a se beneficiarem com as mudanças.

Os coworkings são escritórios do futuro, e você vai dividir espaço com pessoas que estão buscando o máximo do seu trabalho em um local perfeito para isso. O ambiente é muito importante no potencial de trabalho, por isso, um bom ambiente trará muito mais foco.

Menos isolamento 

Finalmente, parece que a pandemia vai acabar, o que para muitos trará o fim do isolamento social que já dura quase dois anos. Trabalhando em coworking você vai garantir um isolamento zero, tendo muitas pessoas novas (ainda desconhecidas) para conhecer e interagir.

Estrutura completa pagando pouco

Outra grande vantagem de trabalhar em coworking é a estrutura completa que o local irá contar. Garantindo para você e demais membros um local perfeito para desenvolver suas atividades da melhor maneira, gastando pouquíssimo. Ainda mais se você e eles seguirem os mandamentos a seguir.

10 mandamentos para se dar bem em um coworking (como sobreviver ao coworking sem estresse?)

Agora que vimos alguns dos benefícios de trabalhar em coworking, vou trazer os 10 mandamentos para que utilize o espaço sem estresse (tanto para você, quanto para os demais membros). Vamos a eles!

1. Use fones de ouvido

Trabalhar ouvindo música pode ser muito relaxante e motivador, porém, como em qualquer lugar, nos coworkings as pessoas têm formas diferentes de trabalhar e gostos pessoais, dessa forma, alguns podem não gostar das suas músicas, ou vice-versa. 

Para garantir seu som, nada melhor que o bom e velho fone de ouvido, assim poderá ouvir suas músicas e áudios do WhatsApp/Instagram sem atrapalhar os outros. Tendo em vista que em um coworking você poderá estar dividindo o espaço com quem nem é da sua empresa.

2. Ao falar no telefone, use um tom de voz mais baixo

Assim como é ruim que sons sejam reproduzidos, o som emitido externamente também irá atrapalhar muitas pessoas. Porém, os sons que ouvimos, podemos resolver com os fones de ouvido, já o barulho que emitimos ao falar no telefone, precisa de bom senso para equilibrar.

Para ficar claro, o coworking é um espaço de trabalho, então, muitos sons serão causados ao longo do dia. Entretanto, isso não quer dizer que todos são obrigados a ouvirem suas conversas ao telefone. 

Com isso, sempre que falar ao telefone adote um tom de voz mais baixo, que dê para a pessoa do outro lado ouvir, e que não atrapalhe os demais membros do coworking. Assim todos podem executar suas tarefas da melhor forma.

3. Faça reuniões apenas nos espaços reservados 

Coworkings de qualidade contam com salas reservadas para reuniões. Então, sempre que tiver que fazer uma reunião com os colaboradores ou clientes, utilize o espaço determinado para isso. Assim, vai evitar expor essa reunião a outros ocupantes do coworking e atrapalhar o trabalho deles.

Vale lembrar, que muitos coworkings agendam hora para utilizar as salas de reuniões, por isso, é preciso se programar e verificar a disponibilidade da sala com antecedência, evitando problemas na hora de utilizá-la. 

4. Interaja!

Como vimos, a capacidade de criar um networking é bastante potencializada nos ambientes de coworking. Porém, para isso ocorrer será preciso interagir com os demais membros. Na realidade a possibilidade de networking aumenta desde que você seja sociável com os outros.

Além disso, é muito importante o contato com outros profissionais e empresas, trazendo cada vez mais trocas de informação e amizades que podem estender-se para fora do trabalho. Por isso, sempre que puder, interaja e se mostre aberto a saber mais sobre o trabalho dos outros (eles farão o mesmo).

5. Ao usar a copa, deixe-a organizada

Em coworking é muito comum que os membros façam seu almoço no próprio local, tendo em vista que os melhores coworkings contam com cozinhas completas. Dessa forma, as pessoas economizam tempo e dinheiro fazendo suas refeições no local.

Outra característica é que as cozinhas são de uso coletivo, dito isso, é preciso que todos que utilizarem o local, zelem por ele e organizem após o uso, para garantir que os próximos que chegarem ao local o encontrem limpo. 

6. Organize também seu espaço

Existem muitos usos para os espaços de coworking, alguns são espaços temporários, já outros são utilizados por determinada empresa ou grupo de pessoas. Seja qual for sua situação, uma coisa é certa, você precisa organizar seu espaço.

Dessa maneira, você vai garantir um ambiente muito mais fluido e organizado para todos que o utilizem, evitando também invadir o espaço dos outros. Se todos organizarem seu canto, o local estará totalmente organizado. São regras como essa, que se bem seguidas, tornam o coworking um paraíso para todos.

7. Fique atento aos horários

Alguns coworkings funcionam 24 horas, porém isso não vale para todos. Com isso, é preciso ficar atento ao horário de funcionamento dos escritórios, evitando que os funcionários do local tenham que “chamar sua atenção” com relação ao horário de funcionamento.

Então, antes mesmo de iniciar no coworking, verifique a questão de horários e dias de funcionamento, para evitar surpresas quanto ao uso do local. Garantindo assim, que você entenda a rotina e quando (e quanto) poderá usar o local.

8. Seja simpático

Essa regrinha deveria ser lei, afinal, ninguém é obrigado a lidar com o mau-humor de ninguém. Então, principalmente, por compartilhar o local com desconhecidos, siga a política da boa vizinhança, sendo simpático com todos.

Afinal, um bom dia e uma boa tarde não são tão difíceis de dizer. Garantindo que todos te vejam como uma pessoa educada que eles podem conversar sempre que for necessário. Esse mandamento vai casar perfeitamente com o mandamento 4.    

9. Seja independente

Por mais que os coworkings contem com colaboradores dispostos a te ajudar e esclarecer suas dúvidas, fica implícito que dentro do coworking você deve ter certa independência. Deixando apenas questões importantes para serem esclarecidas.

Quando falo de independência é com detalhes pequenos que muitas vezes algumas pessoas não se dão conta. Como, por exemplo, a  senha do Wi-Fi que costuma ficar impressa na parede, entre outras dúvidas, que são facilmente esclarecidas apenas olhando em volta.

10. Tomadas: um direito de todos

Tomadas são muito úteis, afinal muitas vezes temos que carregar o notebook e o celular, para garantir a bateria o dia todo. Porém, não podemos utilizar todas as tomadas, tendo em vista que todas as pessoas também utilizam eletrônicos. Por isso, é preciso ter bom senso na hora de usar.

Conclusão

No texto de hoje, te mostrei porque trabalhar em coworking cercado por desconhecidos pode ser a melhor opção para você. Principalmente, agora que a pandemia se aproxima do fim.  

Seguindo os 10 mandamentos de convívio sem estresse no coworking, a vida no trabalho ficará perfeita para você e os demais que dividirem o mesmo endereço contigo.

Para ver pessoas reais falando sobre trabalhar em coworking (na Smart Coworking, para ser mais específico), temos um artigo sobre clientes dando seu parecer

Além disso, como dito acima, a pandemia está acabando, porém ainda é preciso tomar certos cuidados no ambiente de trabalho, para garantir um acesso mais seguro, veja o artigo sobre os protocolos de segurança para o Covid-19 em ambientes de coworking.

Agradeço sua leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *