[SMART FORTALEZA] Você é um investidor ou empreendedor?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No artigo de hoje você vai entender a diferença de um investidor e um empreendedor, e saiba em qual desses você se enquadra.

É normal existir uma certa confusão sobre o assunto, mas apesar do empreendedor e o investidor possuírem muitas coisas em comum, existem também muitas diferenças.

Dependendo, você pode ser um empreendedor e investidor ao mesmo tempo. Hoje você vai entender a diferença, e em qual você faz parte.

Você vai entender que é possível manter um perfil investidor e empreendedor juntos, vamos te explicar como nesse artigo:

Qual a diferença de um investidor e um empreendedor?

Antes de tudo, o empreendedor é aquele que abri o seu próprio negócio, que não apenas coloca suas ideais no papel, como também as tira do papel, esses são os empreendedores.

O investidor é aquele que busca formas do seu dinheiro crescer ainda mais através de investimentos, e dependendo do seu perfil de investidor pode optar por investir em startups.

Por fim, a diferença do empreendedor e do investir é que atuam em áreas diferentes e realizam funções diferentes.

Investidor anjo

São as pessoas físicas que investem nas startups que estão começando, são os empreendedores com experiência e querem ajudar as novas startups.

Temos um artigo falando mais a fundo sobre o investidor anjo, vale a penas conferir.

Como escolher entre empreender e investir?

Vai depender o que você deseja fazer: sonha em liderar um negócio tomando decisões? Financiar alguns projetos sem se envolver muito?

Vamos separar alguns tópicos para considerar sobre empreender e investir.

Empreender

Vantagens em empreender

Você tem seu próprio negócio o que é ótimo! Afinal é possível investir em algo que você gosta e tem uma certa habilidade.

Em um negócio próprio você poderá ser seu próprio chefe, poderá agir do seu jeito, fazer as coisas do seu jeito e ter liberdade e flexibilidade.

Desvantagens de empreender

Precisa de muito comprometimento e responsabilidade, é normal você trabalhar mais de 8 horas e até trabalhar nos feriados.

Por isso, não se iluda pensando que você vai abrir um negócio e logo vai estar lucrando horrores.

Investidor

Vantagens de investir

Uma das vantagens que mais chama atenção é não se envolver tanto em um determinado negócio.

Você não precisa de tanto tempo e com isso, não precisará mudar sua rotina.

O investir não trabalha em apenas uma coisa, você poderá investir em áreas diferentes e com isso, pode variar a sua carteira de investimento.

Desvantagens de investir

Uma desvantagem de investir que pesa bastante é que você não poderá investir apenas em coisas que você gosta, vai ter coisas fora da sua área.

Alguns investimentos podem não ter uma rentabilidade grande, investimentos com baixo risco podem dar um retorno bem baixo.

E os investimentos de grande risco podem causar uma perda extremamente alta.

Como ser um empreendedor investidor

Caso seja interessante para você, opte por se tornar um empreendedor investidor, isso mesmo, os dois ao mesmo tempo! Veja algumas dicas:

  1. Boas características, habilidades natas:

A liderança é importante para observar e tomar decisões, essas são características de um bom investidor empreendedor.

  1. Conhecimento técnico:

Para conseguir bons resultados é importante você ter o conhecimento técnico sobre a área que você deseja, conhecer o mercado é muito importante também, além de entender as suas expectativas.

  1. Teoria na prática:

É muito mais do que saber cuidar de números e estatísticas, o empreendedor investidor precisa entender tudo sobre a teoria na prática.

É importante saber traduzir e interpretar as observações do mercado, isso é uma habilidade que complementa tanto seu lado empreendedor como o investidor.

  1. Calcular riscos:

Os riscos são sempre bem-vindos na hora de empreender e investir, em qualquer dessas duas é preciso calcular os riscos para saber como você arriscar.

Para ser um bom empreendedor investidor é extremamente importante dar o melhor de si, explorar o seu conhecimento o máximo possível. 

Dedique seu tempo para cada tarefa, pois isso dará bons resultados tanto para o empreendedor para o investidor.

Independente do que você escolher, não arrisque tanto no começo, pois isso pode causar prejuízos para você.

Analise bastante qual é a melhor opção para você, ser empreendedor ou investidor, e qual a melhor opção para você começar.

Conclusão

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre investidores e empreendedores.

Aproveite e conheça nossos outros artigos.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco que vamos adorar te ajudar. 

Até próximo artigo!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09