Isso é o que todo empreendedor smart deve saber

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Um empreendedor Smart precisa ter algumas características extremamente importantes e, é sobre elas que vamos falar hoje.

Se você já possui um negócio e busca aprimora-lo, entenda que antes de mais nada, precisa melhorar a parte de liderança.

Um empreendedor precisa ter algumas características essenciais para que possa “comandar” sua empresa com sucesso, uma delas é entender a importância de saber liderar.

Todo empreendedor precisa saber ser líder, independente se você tem ou não funcionários, é líder da mesma forma porque você está se liderando, e liderando a empresa.

Com isso, se faz necessário alcançar a máxima excelência para que seu negócio chegue onde almeja. É nesse momento que a liderança Smart entra para ajudar a entender o que você precisa ter para ser um líder Smart.

Existem características específicas, que essa liderança apresenta, por isso listamos as principais:

Características de um líder smart

Não adianta ter um ótimo time se tem um líder que não exerce seu papel corretamente. É como ter uma Ferrari e não saber dirigir. 

Por isso, para que você seja um ótimo “condutor”, separamos as principais  características desse tipo de  líder.

Ser Justo:

Um líder justo não é aquele carrasco que todos temem, mas aquele que define limites para todos de forma extremamente justa e clara.

Por exemplo, elaborar um manual do colaborador é uma boa alternativa porque é possível pontuar o que vai ser aceito e o que não vai ser aceito na empresa.

Dessa forma, o colaborador não poderá afirmar que não tem conhecimento desses limites, pois ele terá o manual do colaborador com tudo claramente escrito.

Um líder Smart precisa usar sua inteligência para manter a ordem, de uma forma que a própria equipe desenvolva o senso de responsabilidade sobre as regras e acima de tudo sobre suas responsabilidades.

Ser Coerente:

Ser um líder coerente é importante porque todos confiam na sua palavra, não adianta você falar algo e fazer algo totalmente diferente, você estará sendo incoerente.

Sendo um líder incoerente pode trazer algumas situações desagradáveis por exemplo, na sua equipe alguém se tornar o líder pelas suas costas, mas você continua acreditando que exerce esse papel muito bem mas na verdade, já substituíram você.

Por fim, com uma boa coerência a sua equipe terá mais confiança e segurança em tudo na empresa.

Ser Flexível:

Obviamente que você deva ser totalmente duro com seus funcionários, mas é preciso ter firmeza para conseguir fazer o negócio crescer.

Mas, ter a flexibilidade é bom até para criar boas relações, mas não seja tão flexível a ponto de prejudicar a empresa.

Seja amigo dos seus colaboradores, esteja aberto para esclarecer dúvidas e faça com que o ambiente de trabalho seja um lugar legal.

Por fim, no momento de cobrar, cobre mas sem grosseria ou seja, tenha a flexibilidade.

Empreendedor smart

Independente se a sua empresa é registrada ou não, você precisa pensar lá no final, que é o seu lucro.

É nesse momento que entra a parte de quanto você vai investir e por quanto você vai vender.

Entenda que a empresa que deve servir o empreendedor, mas saiba que no início não é assim porque é aquele treinamento, após esse início lembre-se dessa frase que citamos.

Dessa forma, o lucro é o seu ponto principal a ser pensado, porque sem o lucro, qual o motivo de continuar com a empresa?

Entenda que a empresa é geradora de lucros, para conseguir esses lucros é necessário ter certeza que esse produto ou serviço que você escolheu, interessa as pessoas e qual o público se interessa mais.

Tudo isso é algo importante a se pensar para não ficar no prejuízo e ter que acabar fechando seu negócio por falta de lucro.

Para identificar se dá dinheiro, utilize a técnica do porco-espinho que é essa:

  • O que eu gosto?
  • Dá lucro?
  • Você sabe fazer bem?

Com essas perguntas vai ser mais identificar seu ramo e se isso interessará as pessoas para realizar a aquisição seja do seu produto ou serviço.

Porque sabemos que não dará muito lucro, se você escolher algo que gosta mas não sabe fazer, lembre-se que a qualidade é importante em qualquer área.

Mas se é o seu desejo fazer parte dessa área que é boa financeiramente, comece a se preparar, pesquise ou faça cursos.

E não pense que apenas pensar nos lucros é errado, na verdade, é uma questão de sobrevivência, porque o empreendedor não tem aposentadoria, ou seja, tudo que ele ganha hoje é importante guardar um pouco para não passar por situações desagradáveis.

Com isso, entenda que a procura do lucro não é a ganância mas é uma busca necessária.

Por isso é importante ser um empreendedor smart porque é possível observar onde é a sua fonte de lucro e ainda é um diferencial ser esse tipo de empreendedor.

Dessa forma, observe seu lucro e analise se o que você está oferecendo para as pessoas é interessante ou não.

Por fim, estude sua empresa, faça cursos se necessário e não esqueça das características que são essenciais para um líder smart.

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e não esqueça de compartilhar para todos.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco pelas redes sociais.

Até o próximo artigo!

Ana Martins

Ana Martins

logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09