Importantes lições de liderança que você vai aprender com Bill Gates

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Bill Gates é um dos nomes mais influentes do mundo, e um dos empresários mais bem sucedidos. Por isso, temos muitas lições de liderança a aprender com ele.

A história de liderança de Bill Gates, o cofundador da gigante Microsoft, e bilionário filantropo é uma das mais inspiradoras no mundo dos negócios. 

Ele está na lista da Forbes das pessoas mais ricas do mundo há mais de 31 anos, e hoje é um dos principais exemplos de sucesso. Com isso, podemos aprender muitas lições de liderança, independente da sua área de atuação, se é ou quer ser um líder. 

Certa vez, Bill Gates disse o seguinte: “foi difícil me afastar de uma máquina na qual eu poderia demonstrar sucesso de forma tão incontestável”. Essa frase foi dita logo no início da sua carreira, no estágio inicial de inspiração. 

Enquanto estava a frente da gestão da Microsoft, seu discurso era sempre envolvendo a máxima liderança, com frases como essa:

“Ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que terão o poder de capacitar os outros”.

Uma vez vi um documentário sobre ele, em que mostrava sua rotina, e é incrível a disciplina que este homem tem, desde o horário que está de pé, seus hábitos, fica muito claro que ele de fato faz tudo o que prega.  

+ Veja também: Liderança Autocrática: O Que É E Como Aplicá-La?

liderança-sucesso

É exatamente por isso, que resolvi listar as principais lições de liderança que Bill Gates tem a compartilhar com cada um de nós:

  1. Não deixe o sucesso te distrair

Isso já foi dito pelo empresário várias vezes, o quanto o sucesso pode atrapalhar não apenas as decisões, mas a evolução de qualquer pessoa. 

Gates tem um olhar que vai além do seu sucesso, ele tem consciência do quanto o sucesso pode impactar na hora de executar suas decisões. 

Ele é reconhecido como um líder que não tem o ego grandioso, com excesso de confiança, por que sabe que seu sucesso não pode influenciar sua ética nos negócios.

+ Veja também: Liderança Democrática: O Que É E Como Aplicá-La?

Em uma de suas muitas declarações, chegou a dizer: “O sucesso é um péssimo professor. Seduz pessoas inteligentes a pensar que não podem perder”.

Ou seja, isso quer dizer que mais do que traçar um caminho para o sucesso, sua preocupação é em se preparar psicologicamente para os possíveis desafios que virão com o sucesso.

  1. Cuide das pessoas

Hoje Bill Gates é um dos principais nomes relacionados a filantropia mundial. O bilionário tem obsessão por questões humanitárias, não é para menos que criou a fundação Bill e Melinda Gates (sua esposa), onde se dedicam a salvar vidas e melhorar a saúde em escala global.

Segundo ele, não existiria muito sentido se ele não pudesse utilizar de sua influência, energia e talento, para criar canais de melhorias para tantas pessoas ao redor do mundo.

“Espero que você reflita sobre o que faz com seu talento e energia. Espero que vocês se julguem não apenas por suas realizações profissionais, mas também por quão bem você trabalha para lidar com as mais profundas desigualdades do mundo, como você trata bem as pessoas de um mundo distante que não têm nada em comum com você, exceto sua humanidade”, disse Bill Gates na Bloomberg Business Week

E tudo isso faz muito sentido, afinal um papel de liderança não se trata apenas de garantir sucesso para si mesmo, ou para os membros de sua empresa. Essa é uma lição valiosa e importante a ser aprendida.

  1. Visualize algo muito maior

Basta uma rápida pesquisa para conhecer as inúmeras conquistas de Bill Gates, para entender que sua visão para os negócios é sem igual. Não apenas para os negócios, mas até mesmo em questões globais.

Se hoje a Microsoft é o que é, foi porque ele estava sempre visualizando algo muito maior, em todos os quesitos, ele estava sempre um passo a frente de sua concorrência.

Ele consegue sem dificuldade administrar sua carreira de empresário de sucesso com as demais áreas de sua vida, de modo que consiga se envolver em questões da sociedade, fazendo que o vejamos muito além do que o fornecedor de softwares para computadores. 

+ Veja também: Liderança Liberal: O Que É, E Como Aplicá-La Em Sua Empresa?

A fundação Bill e Melinda Gattes está em parceria com a Rotary International, com o foco de erradicar a poliomielite em todo o planeta, além de estar trabalhando em um projeto de cura a malária. 

Esses e outros projetos são criados em etapas estratégicas do próprio Bill Gates, de A a Z. Dessa forma, se torna mais simples o seguir como líder.

  1. Valorize seu tempo

Acredito que essa é uma das mais famosas e brilhantes citações de Bill Gates: “não importa quanto dinheiro você tenha, você não pode comprar mais tempo”.

Essa citação deixa claro, o quanto Gates valoriza cada minuto em seu dia, priorizando suas atividades cotidianas, para garantir que as mais importantes sejam realizadas.

Ele já disse várias vezes que não acredita na necessidade de participar de reuniões, que não precisariam que ele estivesse lá de fato. Ou seja, independente do sucesso que tenha, o valor do seu tempo permanece inalterado.

Outro ponto importante, é o quanto ele entende a importância de se planejar de maneira adequada, e no quanto ele como líder deve se comprometer, já que sabe que tem a mesma quantidade de horas com todos ao seu redor. 

+ Veja também: O Que É Cultura Forte E Como Aplicá-La Em Sua Empresa?

Conclusão

Bill Gates já ensinou e tem muito a ensinar aos empresários em todo o mundo. O bilionário é um exemplo de dedicação, sucesso e inteligencia. 

Seguir as dicas de quem já passou por todas as fases, quem já errou e acertou inúmeras vezes, é a melhor forma de evitar cometer os mesmo erros, e tentar focar apenas nos acertos, aprendemos grandes lições de liderança.

Se gostou do artigo de hoje, compartilhe em suas redes sociais, e se quiser deixe um comentário aqui, adoraria ler sua opinião sobre o assunto. 

Grande abraço, e até a próxima!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09