Desafios e vantagens no crescimento da liderança feminina no mercado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No artigo de hoje vamos entender os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade e dentro das empresas. Também vamos entender as vantagens da liderança feminina no mercado de trabalho.

Infelizmente ainda em 2021 temos que lidar com o preconceito contra mulheres e minorias. Esse é um preconceito da nossa sociedade, que afeta o mercado de trabalho e os mais altos cargos de liderança.

Vamos entender a dura realidade que a maioria das mulheres enfrentam nos dias de hoje e de que forma isso afeta seus salários e cargos dentro das empresas e vamos entender também o porquê existem tão poucas mulheres atuando em cargos de liderança.

Realidade feminina no mercado de trabalho

Vivemos em uma sociedade machista, isso é inegável. Dessa forma esse reflexo traz o mesmo problema para o mercado de trabalho. Além de todas as dificuldades que mulheres (e minorias) enfrentam na sociedade, como assédio, violência e discriminação, também precisam enfretrar essas mesmas coisas dentro do seu trabalho.

Diferenças salariais são notadas entre homens e mulheres com o mesmo nível de conhecimento, dessa forma, fica evidente que enfrentar esse meio será um desafio para todas as mulheres. Porém quando olhamos para esse mesmo cenário, mas para cargos de liderança, as diferenças são ainda maiores.

Já escrevemos um artigo sobre liderança feminina, não deixe de ler. Ele servirá como um complemento para o texto de hoje, evidenciando a importância das mulheres em cargos de liderança.

Como uma parcela muito menor de mulheres atuando em cargos de liderança, a liderança feminina fica ainda enfraquecida, porém felizmente, nos últimos anos as mulheres estão crescendo na sociedade e em cargos de liderança.

Dessa forma, a tendência é que essa parcela cresça cada dia mais. Mesmo com essa evolução elas ainda são uma parcela pequena na liderança, isso só evidencia um passado tão machista e preconceituoso contra a mulher, onde se criou um estereótipo que lugar de mulher era dentro de casa apenas. Felizmente, sabemos hoje que isso era apenas preconceito e que as mulheres podem ser o que elas desejarem (assim como os homens).

mulheres-lideres

Desafios da liderança feminina

Embora o preconceito esteja sendo superado aos poucos, ele ainda existe e é muito forte. Um dos maiores desafios da liderança feminina é conseguir a aceitação dentro das empresas, pesquisa feita pela IPSOS mostrou que 30% das pessoas entrevistadas sentiam-se desconfortáveis tendo mulheres como líderes. Esse desafio é ainda maior dentro de empresas mais antigas e fechadas para mudanças.

Com essa dificuldade evidenciada, o grande desafio da mulher, infelizmente, é demonstrar que são capazes de atuar nesses cargos. Vamos trazer alguns dos muitos pontos positivos em ter uma mulher ocupando um cargo de liderança, para dessa forma reforçar ainda mais a importância da liderança feminina e abrir os olhos de quem ainda tem um pensamento discriminatório e arcaico.

Pontos positivos da liderança feminina:

  • Mulheres são maioria nas universidades (cerca de 60%), dessa forma as mulheres sempre estão buscando desenvolvimento e conhecimento. Dessa forma a liderança feminina mostra-se extremamente capacitada;
  • Mulheres são conhecidas pela sua garra e por persistirem até superar as dificuldades. Isso ficou mais claro com o crescimento de mulheres em cargos de liderança, mesmo nadando contra a maré elas estão conseguindo (imagine em um cenário igualitário);
  • Mulheres costumam ter um maior controle emocional, empatia e resiliência, com isso, são excelentes para lidarem com problemas conflitos na equipe;
  • Mulheres são organizadas e têm maior tendência a cooperar, com isso elas deixarão a equipe mais organizada e o ambiente saudável; 
  • Mulheres por natureza demonstram uma maior capacidade para executar inúmeras atividades ao mesmo tempo. Mostrando-se como um diferencial na hora de lidar com as muitas atividades de um cargo de liderança.

Esses são apenas alguns pontos positivos da liderança feminina, existem muitos outros. Quem sabe mostramos mais em um próximo artigo?!

As vantagens e a importância da liderança feminina 

O crescimento da liderança feminina irá influenciar no comportamento das próprias mulheres, elas se sentirão muito mais seguras e preparadas, dessa forma irão desenvolver ainda mais suas características, muitas das quais elas nem sabiam que tinham. 

Com mulheres assumindo cada vez mais cargos importantes, todas as mulheres irão se sentir representadas e com isso terão a coragem para acreditar cada vez mais que tudo será possível para elas, não apenas atuando como líderes de empresas, mas sim da profissão e carreira que elas quiserem.

Dessa forma, o preconceito da sociedade também será superado, será só com mulheres liderando pequenas e grandes empresas (já existem muitos exemplos hoje) que esse preconceito constitucional será vencido e as empresas que não entenderem que somos todos iguais serão aos poucos deixadas de lado na sociedade.

Essa luta por igualdade de gênero é tão importante, porque com mulheres conquistando cada vez mais o seu espaço são um símbolo para enterrar de vez qualquer preconceito e machismo na sociedade.

Conclusão

Nesse texto trouxemos uma reflexão muito importante para os dias de hoje, o preconceito e descriminação que as mulheres sofrem na sociedade e dentro das empresas. O texto mostrou a importância, os desafios e as vantagens das mulheres nas empresas e em cargos de liderança. A liderança feminina possui excelentes características que são tão pedidas para os líderes das empresas.

Dessa forma, o crescimento de lideranças femininas está trazendo uma luz para todas as mulheres poderem lutar pelos seus sonhos e objetivos. Esse crescimento não pode parar, para vencermos como sociedade essa luta contra o preconceito.

Para mais artigos e dicas sobre liderança e empreendedorismo, continue lendo nosso blog. Visite também nosso canal no YouTube.

Agradecemos a sua leitura e nos vemos em um próximo artigo.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09