Qual a importância da liderança na crise?

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Você sabe a importância de um líder durante uma crise? O texto de hoje irá mostrar a importância e as características que um líder deve possuir para lidar com crises.

Estamos no meio de uma crise global ocasionada pelo COVID-19, durante esses período evidenciou-se a importância de uma boa liderança nas empresas, para poder superar esse momento.

No artigo de hoje, vamos entender a importância de uma boa liderança na crise e, além disso, traremos excelentes dicas para todos os líderes melhorarem o relacionamento com a sua equipe.

Qual a importância de liderar na crise?

A função de um líder é encontrar a melhor forma de conduzir a sua equipe. Como ficou evidenciado, principalmente durante a pandemia, a liderança será ainda mais importante em momentos de crise.

Houveram muitas mudanças, em várias empresas os colaboradores passaram a atuar remotamente em home office. E todas essas mudanças tiveram que ser absorvidas por diversos líderes, a fim de poder manter a empresa de pé e funcionando da melhor forma.

A importância da liderança na crise é gigante. Podemos dizer, que sem uma liderança correta, muitas mais empresas teriam fechado nesse último ano. Porém, algumas empresas souberam resistir aos impactos e podemos ter certeza que não foi por sorte. Podemos ter a certeza que foi devido a uma excelente gestão de crise, feita pelos líderes dessas empresas.

Como uma analogia, podemos dizer que o líder é o técnico do time e os colaboradores são os jogadores, o período de crise seria o momento que o time está perdendo o jogo. Nesse momento o técnico muda a formação do time, faz algumas substituições e o time melhora, dessa forma consegue virar o jogo. As peças executaram o que foi passado, porém a grande estratégia foi feita pelo técnico.

Podemos ir além nessa analogia, a sinergia criada entre o técnico e seu time será a força por trás de tudo. O líder deverá conhecer o seu time, saber das dificuldades e qualidade de todos os seus liderados, para dessa forma saber o momento certo de agir e a melhor forma de pôr em prática. O líder é o maestro de uma orquestra, se ele perder a concentração ou cometer um erro, toda a orquestra irá errar a nota.

Crie um bom ambiente para a sua equipe 

Independente do momento que a empresa esteja passando, o líder deverá manter um bom ambiente para a sua equipe trabalhar. Somente com um ambiente seguro e confortável a equipe terá a confiança para poder superar qualquer crise. 

A liderança na crise deverá ser muito parecida com a liderança em qualquer situação, por isso é fundamental ter uma liderança excelente em qualquer momento, para ela ser ainda mais forte durante qualquer dificuldade.

Se a empresa atuar de forma remota, mesmo assim o bom líder deverá criar um bom ambiente, estipular horários justos e momentos para reuniões onlines, ele deverá passar toda a tranquilidade que o momento pede. Outro ponto muito importante, em home office ou de forma presencial, será a empatia, vamos falar mais sobre ela, no próximo item.

Tenha Empatia! 

Essa pandemia nos ensinou muitas lições, muitas empresas tinham experiências com tipos de crise, fosse por dinheiro ou problemas administrativos, praticamente toda a empresa já enfrentou crises, mas não estavam preparadas para uma pandemia mundial com um número tão grande de mortos, que infelizmente ainda cresce.

Uma das lições que essa pandemia trouxe foi com relação ao lado humano, muitas empresas tratavam seus colaboradores como peças sem sentimentos e emoções, como simples máquinas que executavam o serviço.O bom líder, sendo sua liderança na crise ou em momentos “normais”, deverá valorizar o lado humano, ter empatia pelo próximo, se pôr no lugar, entender que fatores externos irão influenciar no trabalho do colaborador.

Muitas pessoas perderam amigos e entes queridos na pandemia, dessa forma o líder deve saber e entender que seus colaboradores irão precisar dele. Ter um bom diálogo, saber ouvir, ser justo e humano são características que nenhum líder pode abrir mão. Dessa forma a equipe verá no líder um amigo e alguém em quem confiar. 

Reconheça sua equipe 

Reconhecer a sua equipe é algo que o líder deve fazer diariamente. O líder é aquele que muitas vezes irá cobrar, isso é normal, reconhecer a sua equipe não é fechar os olhos para seus erros, reconhecer é saber elogiar e valorizar quando as coisas são bem feitas.

Ter equilíbrio entre cobranças e reconhecimento será fundamental para qualquer liderança. A liderança na crise não deverá esquecer disso, sabemos que momentos de crises são mais tensos e podem deixar qualquer líder nervoso, porém o bom líder será aquele que mesmo no pior momento, irá reconhecer os esforços da sua equipe, pois sabe que é só com ela que o líder/empresa irá vencer a crise.

Conclusão

No texto de hoje, aprendemos a importância da liderança na crise. A liderança na crise é tão importante, talvez mais do que em tempos “normais”, porque será a partir do líder que a empresa irá poder superar qualquer obstáculo.

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Agradecemos a leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
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