Seja um líder com qualidade de vida

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como ter uma grande Liderança sem prejudicar sua qualidade de vida? 

Quando falamos em liderança, associamos rapidamente a um líder por trás de tudo, uma cabeça pensante organizando todo o tabuleiro. 

Idealizamos quase um ser “superior” capaz de agir sempre o melhor possível, porém muitas vezes não nos damos conta que um líder é uma pessoa normal, como qualquer na empresa, tendo a sua função de destaque, mas ainda assim sendo uma pessoa normal.

Essa visão idealizada, muitas vezes acaba sendo absorvida pelos líderes e gestores, e acabam resultando neles em problemas gravíssimos: o excesso de trabalho, a busca incessante (acima de tudo) pelo sucesso e uma ansiedade (que pode se tornar algo pior) fortíssima para que tudo dê certo.

Dessa forma, é comum muitos líderes abdicarem da qualidade de vida em prol de se tornar um grande líder. 

Não é raro ouvir histórias de líderes famosos de muito sucesso, que praticamente destruíram suas vidas sociais e perderam muitos amigos e se afastaram dos familiares. Mas esse não é nosso foco hoje.

Nosso foco hoje é entender que dá sim, para se tornar um grande líder e ter uma qualidade de vida muito boa.

qualidade-liderança

Um bom líder com uma boa qualidade de vida 

Buscar a excelência em sua profissão não é algo errado, muito pelo contrário, é algo muito bom, que irá trazer resultados incríveis. O que temos que ter em mente, que é prejudicial, são os excessos. 

Mas chega de falar em problemas, vamos focar em pontos importantes para ser um bom líder e garantir uma qualidade de vida.

Qualidade de vida segundo a OMS é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

Trazendo para o contexto do nosso texto, podemos definir a qualidade de vida, como o bem-estar do líder dentro e fora da empresa, na vida profissional e social.

Sejamos sinceros, é muito bom e recompensador trabalhar e ter sucesso, mas se isso não trazer felicidade e uma sensação de vida fora do trabalho, terá algum sentido? Então, trabalhar demais e não dar o devido espaço para viver, será prejudicial para qualquer líder. 

Em alguns outros setores, o excesso de trabalho até poderia trazer alguma “vantagem” para o colaborador e empresa. Mas com a liderança, isso com certeza não irá ajudar, muito pelo contrário, um líder precisa estar bem para refletir isso em toda a equipe. 

E ele não precisa estar 24 por dia trabalhando, muitas vezes ele nem vai precisar ficar todo o tempo na empresa.

Um líder deve esquecer em alguns momentos assuntos relacionados a empresa, deve ter tempo com sua família e amigos, ter um hobby/passatempo, praticar algum esporte (esportes são excelentes como um todo para a qualidade de vida), cuidar da saúde, estudar, aprender algo que sempre teve interesse, entre outras coisas. 

Sabemos que listamos bastante coisa, mas incluindo algumas, no seu dia a dia, vai melhorar e muito a sua qualidade de vida. 

Mesmo na empresa será possível ter qualidade de vida de uma forma que reflita positivamente na sua vida, como um todo. Vamos para alguns pontos importantes que todo líder deve fazer, seja um líder sem prejudicar a sua qualidade de vida.

Comemore todas as vitórias 

Ter uma visão otimista será um grande diferencial para qualquer líder. A equipe será muito mais produtiva se a positividade exalar do líder. Lembre que a equipe será um reflexo do seu líder.

Não se deixe abater por problemas e dificuldades, eles irão ocorrer. Você pode tentar ao máximo evitá-los, mas em alguns momentos eles irão aparecer

Mas também terão muitas vitórias para toda a equipe e para o líder, sempre comemore e valorize todos os envolvidos, faça das vitórias momentos recompensadores para todos e para você.

Tenha organização

Esse é um ponto-chave para todo líder, saber organizar. Com uma organização coesa e estruturada tudo irá ocorrer dentro disso. 

Estabeleça prioridades, tenha foco, lembre de quanto tempo você e os colaboradores terão para executar as atividades, com isso sempre estabeleça metas reais e possíveis, para tornar tudo possível sem afetar o emocional das pessoas.

Quando estiver na empresa, acompanhe o desenvolvimento, não deixe para descobrir e algo deu errado só no final do dia, o líder deve sempre estar alguns passos a frente.

Divida todo o trabalho 

Como forma de continuar focando na organização, saiba como dividir o trabalho. Atribuir responsabilidades será essencial, um líder não pode e nem deve fazer tudo sozinho.

Tendo colaboradores competentes e capazes, por trás de tarefas o líder poderá ter a confiança que o melhor está sendo feito. Saiba se comunicar de maneira clara para que todos entendam, e confie na sua equipe.

Conclusão

No artigo de hoje, focamos em como ser um líder sem prejudicar a qualidade de vida. Trouxemos pontos importantes para focar dentro e fora da empresa, para que você tenha sucesso na sua profissão e também na sua vida. Esperamos que essas dicas sejam valiosas para você e que se não estiver praticando, comece a pôr em prática imediatamente.

Para mais dicas sobre liderança e empreendedorismo, continue lendo nosso blog e leia o livro “O Empreendedor Smart”, terão excelentes dicas para ser um empreendedor de sucesso.

Agradecemos a leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09