Listamos 6 passos importantes para reduzir os custos da sua empresa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Brasil passa por constantes crises financeiras que impactam diretamente em todos nós. Não é hoje e desde os anos 80, o país entrou em diversos planos econômicos (mal sucedidos) na tentativa de frear a famigerada inflação, que rompia a casa dos 1000 por cento ao ano.

Décadas depois, com a criação do Plano Real, as contas entraram nos eixos e o aumento de preços perdeu fôlego devido à estabilização da nova moeda.

Mas foi e ainda é preciso apertar os cintos, pois mesmo com a economia aparentemente controlada, muitos brasileiros ainda não conseguem fechar as contas mensais.

Com o setor empresarial não é diferente. Com seus faturamentos em queda e despesas cada vez maiores, muitos negócios foram obrigados a reduzir o quadro de funcionários, cortar gastos desnecessários e até promover corte de folha de pagamento. 

Mas, qual seria a solução mais viável no momento? Como manter um negócio funcionando sem tantas operações de valores?

No atual cenário da pandemia, infelizmente não foi possível manter a situação sob controle. Os proprietários não viram outras alternativas que não fosse encerrar seus estabelecimentos. 

Porém, as empresas de maior porte permanecem no mercado e parecem não terem sido tão impactadas pela grave situação em nosso país. Porém, poucos sabem, mas estas gigantes também estão lutando para se manterem firmes e não descartam jamais as reduções de custos em suas operações.

reduzir os custos

Como desenvolver metas para reduzir os custos nas empresas? São atitudes que variam entre as mais complexas e mais simples, como evitar desperdícios de papel e outros itens pequenos. E o melhor, sem prejudicar o desenvolvimento de seu negócio. 

Dica de leitura

Descubra como manter seus negócios, mesmo com redução de custos.

Reduzindo com cautela

Se você, caro empreendedor, precisa reduzir os custos de sua empresa, precisa estar atento em como desenvolver a redução de gastos.

É muito importante estar atento para que a economia de hoje não seja prejudicial amanhã. Como diz aquele velho e bom ditado, “o barato que custou caro”, não deixe de planejar o que realmente é necessário fazer. 

reduzir os custos

Veja estas dicas de como proceder

  1. Reduza o uso de papel. Deixe concentrado uma pequena quantidade a ser impressa, mas só ao que for indispensável. Use as ferramentas tecnológicas de seu sistema operacional. 
  1. Converse com seus funcionários sobre a necessidade de reduzir os custos da empresa. Ouça o que eles têm a dizer.
  1. Muitas empresas, ao reduzirem gastos, partem inicialmente para o corte de folha de pagamento. Porém, o funcionário que for desligado poderá acarretar problemas no desenvolvimento de sua empresa. Faça, apenas em último caso.
  1. Faça a opção pela utilização de serviços digitais que possam facilitar o dia a dia da empresa.
  1. Planeje sempre! E com cuidado!
  1. Renegocie dívidas. Busque sempre pela redução de encargos.

O Blog Smart Escritórios Inteligentes explica mais sobre as tarefas de reduzir os custos.

No dia a dia, é constante a necessidade de reduzir gastos e manter as despesas equilibradas com a receita. 

Aplicar métodos que resultem de forma positiva requer atenção e planejamento.

Vamos a um personagem, iniciante no ramo empresarial, que pretende destacar-se no mercado e precisa de atenção para gerir seu empreendimento. 

Leonardo, empreendedor novato

Leonardo, 35 anos, empreendedor em busca de um espaço para profissionalizar seu negócio, com baixo investimento. Ele busca de forma online maneiras de expandir seu negócio, utilizando Youtube, blogs e redes sociais.

Leonardo tem uma característica em comum com muitos empreendedores iniciantes. Possui pouco capital para investir.

Está ciente de que os altos custos para manter um negócio são preocupantes, mas quer optar pela melhor forma de ter sucesso com o pouco que tem para começar.

Para atrair clientes a seus serviços, precisará investir com material de divulgação. A principal ferramenta dos dias atuais é a divulgação online. 

O mercado de hoje conta com distintos serviços digitais, que permitem ao usuários utilizar meios de comunicação como as redes sociais, sites e blogs, que atingem milhões de seguidores e leitores. 

Mas, ele precisa reservar um orçamento apenas para esta necessidade, além dos gastos já previstos em seu dia a dia. 

Para atrair a clientela e satisfazer-se com seu negócio, Leonardo precisará de um bom planejamento, cuidar de detalhes como manutenção, folha de pessoal, reduzir gastos desnecessários e ouvir o que os clientes podem sugerir.

reduzir os custos

Dica de leitura

Veja como obter lucro ao reduzir os custos de sua empresa. 

Consideração da solução: os potenciais clientes já estão cientes do problema e passam a buscar aprofundamentos e soluções.

Seus clientes também podem auxiliá-lo na redução de custos de seu negócio. Uma forma ágil, rápida e fácil deles perceberem sua necessidade, é fazer com que eles interajam mais com seus serviços.

Por exemplo, se você é do ramo de serviços digitais, utilize menos os serviços de xerox. Implantando serviços de emails e formatos, como o PDF, você poderá agilizar a solicitação do cliente. E economizará com papel!

Ao invés de cópias de infinitos papéis, anexe as informações por email. Assim, os documentos podem seguir direto ao destinatário. E seu cliente não precisa se deslocar até o receptor.

Conclusão

Como você pode perceber, não é difícil equilibrar as finanças de sua empresa.

Basta estar atento às transformações do dia a dia e com isso, você não precisará abrir mão de recursos que julga importantes no desenvolvimento de seu negócio. 

Esperamos que com nosso texto, você sinta-se mais confiante em praticar ações positivas em seu empreendimento!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09