Método Pomodoro: Se torne mais produtivo com pausas!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tudo o que você precisa saber sobre este método que vai otimizar o seu tempo e aumentar sua produção!

A técnica ou método Pomodoro foi criada no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo quando viu a necessidade de encontrar um método de estudo que pudesse otimizar seu tempo e trouxesse mais resultados.

A palavra “pomodoro”, que em italiano significa tomate, deu nome ao método, pois Francesco usou um relógio de cozinha em forma de tomate para desenvolver a técnica.

Estes relógios normalmente são divididos em tempos de 20 ou 25 minutos. No caso do método Pomodoro, a ideia é dividir uma tarefa em quatro “pomodoros” de 30 minutos, trabalhando durante 25 e descansando 5, completando uma hora de trabalho.

Desta maneira, você estabelece prazos para as tarefas e se concentra de maneiras orgânicas, já que o tempo é cronometrado. Isto reflete em uma produção maior em um tempo mais curto.

Aqui vamos ver algumas dicas de como você pode começar com esta técnica hoje mesmo.

Escolha uma tarefa ou objetivo

Com base nas suas metas e na sua agenda, defina algumas prioridades e o que você precisa fazer nesta semana. Se você não sabe como se organizar, antes de começar leia este artigo sobre planejamento semanal.

Você deve levar em conta o tempo que uma tarefa leva para ser concluída e o prazo que você tem para entregá-la. Desse jeito você vai poder saber o que fazer primeiro e o que pode deixar para depois.

Lembre-se de não se sobrecarregar! Se você definir uma tarefa que leva mais de duas ou três horas para ser concluída, obviamente não vai poder terminar dentro da hora estipulada e vai terminar se frustrando no início.

Desconecte-se!

Uma dica fundamental para que o método Pomodoro funcione é tirar da sua frente qualquer tipo de distração! Coloque o celular no silencioso e o deixe carregando em outra peça da casa.

Dessa forma você não está tendente a ver as notificações a cada dois minutos. Também não tem aquele incômodo som de quando alguém te manda mensagem na sua orelha.

A televisão e outros aparelhos também devem estar desligados. Se você produz melhor com algum tipo de música, sugerimos que coloque um jazz relaxante ou música clássica, qualquer coisa sem canto.

As letras das canções podem ajudar a perder o foco muito rápido.

Também é fundamental buscar um local tranquilo e livre de conversas paralelas ou tarefas domésticas. Depois de se livrar das distrações cotidianas, você está pronto para começar!

Ligue o cronômetro

Não é uma corrida contra o tempo! Espere o momento que você se sinta cômodo, comece a tarefa e depois ligue o cronômetro. Ligá-lo antes de estar preparado só vai gerar mais ansiedade.

O método Pomodoro é justamente para evitar ansiedade e nervosismo em relação ao tempo de trabalho. A única forma de otimizar seu tempo é que este não esteja jogando contra você!

Você vai começar dedicando-se 25 minutos ao projeto ou tarefa. Quando o cronômetro avise, você vai descansar por 5 minutos. Repita isso três vezes mais e depois descanse por ao menos meia hora antes de começar de novo.

Momentos de descanso

Os momentos de descanso estarão divididos em duas fases ao começar com a técnica Pomodoro. Os descansos curtos de 5 minutos e os mais longos, de meia hora.

Durante os descansos de 5 minutos, que se dão no decorrer da tarefa, trate de não se afastar muito do trabalho. Você pode fazer algum exercício físico rápido, dar uma caminhada até a varanda ou ir ao banheiro, mas não saia do recinto.

Tente não comer ou beber neste intervalo curto. Se você quiser comer em 5 minutos vai terminar comendo rápido demais e isso vai lhe fazer mal.

Se você já deixou uma bebida quente ou um lanche rápido preparado, então tudo bem.

Do contrário, espere o intervalo de meia hora para fazer uma merenda.

De maneira nenhuma vá checar o celular nestes intervalos curtos!

Você pensa que vai olhar a sua rede social em um ou dois minutos e logo deixar o celular, mas termina que você perde a noção do tempo ali.

Nos intervalos mais largos, de 30 minutos após terminar uma tarefa, aí você pode checar o seu celular, retornar uma mensagem ou ligação.

Além de fazer um lanche e checar as mensagens, também indicamos uma caminhada mais larga ou passar por alguma cafeteria. Neste intervalo sim, a ideia é mudar o foco.

Implementando no trabalho

O método Pomodoro é um pacto para a produtividade! Significa que você vai produzir mais durante menos tempo e livrar-se das distrações ao seu redor.

Para isso, é fundamental que o seu ambiente de trabalho não tenha nenhuma distração ou afazeres domésticos.

Quem trabalha em casa sofre com este problema.

Sempre se termina encontrando uma ou outra tarefa pendente, e a pessoa deixa de lado a concentração no trabalho para ir terminá-la.

A melhor dica que podemos dar para que você se concentre é passar seu local de trabalho a um escritório ou estação de coworking. Se você ainda não sabe o que é ou como usar o coworking, leia este artigo para saber mais.

Pronto! Agora que você tem todas as ferramentas, venha implementar seu método Pomodoro no melhor ambiente de trabalho usando os escritórios da Smart Coworking.

Procure agora mesmo a unidade mais próxima a você e transforme este tomate de tarefas em um molho de produtividade!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09