Niterói sem crise! Novas empresas surgem na cidade

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A cidade se mostrou um exemplo em como cuidar da saúde e da economia durante a pandemia, incentivando novas empresas a abrirem na região.

Quem conhece Niterói sabe que quem investe lá acredita em novidades!

Niterói já havia sido eleita a melhor cidade do Rio de Janeiro para novas empresas em 2019. No ranking nacional, ocupava a 11ª posição.

Isso porque a cidade é considerada uma das melhores cidades do país para se fazer negócio, pois tem o IDHM mais alto do Estado e é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do país.

Além disso, é um exemplo no combate à pandemia, com grupos para acompanhar a evolução dos números e auxílio emergencial para a população mais carente.

Também com o foco de ajudar os empreendedores da cidade, a prefeitura disponibilizou um espaço especial para os empresários da região: o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor.

Para aqueles que já gostavam de trabalhar próximos à natureza e bem perto da praia, encontraram vantagens econômicas para empreender em Niterói.

Por todos estes motivos afirmamos que Niterói passa à margem da crise financeira e mais do que nunca é o momento para novas empresas buscarem seu lugar ao sol!

Exemplo no combate à pandemia

Novas empresas

Foi no final do mês de janeiro, quando a crise econômica e a pandemia ainda estavam do outro lado do oceano pacífico, que a cidade começou a se preparar para o caso de o vírus chegar na região.

A prefeitura de Niterói criou um grupo de resposta rápida para estudar os possíveis cenários e impactos que a pandemia poderia trazer para a saúde e a economia.

Ainda no mês de março, o município criou o primeiro hospital exclusivo do país para tratar do vírus e comprou 40 mil testes de covid-19, buscando chegar ao dobro dos testes até o final do mês.

Mas além dos cuidados sanitários e da testagem em massa, a prefeitura foi rápida ao anunciar medidas de auxílio social e econômico.

No dia 18 de março a administração da cidade anunciou que pagaria uma bolsa de 500 reais a seus moradores mais vulneráveis, para aliviar os impactos econômicos das restrições sanitárias.

No mesmo estilo emergencial, a prefeitura criou o programa Empresa Cidadã, que no fim de abril já havia cadastrado mais 1.400 empresas e beneficiado mais de 5.400 trabalhadores.

Foi com esta ideia de ajudar a todos para que todos se ajudem que a prefeitura de Niterói conseguiu vencer a crise de maneira mais rápida que outras cidades do país, dando espaço para novas empresas surgirem na cidade.

Além destes, outros programas foram incluídos, como o Supera Mais Niterói e o Busca Ativa, beneficiando os mais variados tipos de empreendedores.

O Núcleo de Atendimento ao Empreendedor

Mas a prefeitura da cidade foi muito além dos benefícios e linhas de crédito.

Com o objetivo de fortalecer os negócios locais para a retomada econômica, foi disponibilizado para empreendedores do município o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor.

O espaço é um ambiente inspirador para quem quer desenvolver a veia empresarial ou aprimorar seus conhecimentos sobre empreendedorismo. O lugar também abriga a Casa do Artesão, mostrando o contato com a cultura local.

O casarão na Avenida Feliciano Sodré foi todo reformado para criar uma atmosfera positiva, levando os empreendedores a contribuírem para o crescimento do seu negócio.

O espaço já havia sido planejado antes mesmo da pandemia, para dar apoio ao Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O núcleo incentiva não só as novas empresas, mas o empreendedorismo em geral. A ideia é que se desenvolvam ali programas empreendedores, criação de banco de oportunidades, estabelecimento de parcerias, etc.

O empresário pode fazer consultas sobre questões contábeis e administrativas, recebendo todas as orientações e suporte.

A consulta pode ser feita através das redes sociais, WhatsApp, telefone ou pessoalmente, com agendamento prévio.

Driblando a crise

Mas só com incentivos não se constrói uma empresa com uma cultura forte e um faturamento constante. As novas empresas que encontraram em Niterói um cenário ideal para empreender estão se adaptando à realidade de mercado.

Além de ter de aprender a trabalhar com restrições, muitas tiveram que investir forte na tecnologia para não perder mercado e seguirem competitivas.

Outras cortaram gastos fixos que acabavam atrapalhando nos seus lucros.  

Dica Smart para quem mora em Niterói

Uma dica para cortar gastos fixos é deixar de lado o aluguel.

Nestes atuais momentos de incerteza onde não sabemos até quando as medidas de distanciamento social vão seguir presentes, manter o aluguel de um escritório antiquado e quase sem uso se tornou um peso insustentável.

Já os empreendedores que tomaram a decisão de se mudar para a unidade da Smart Coworking em Niterói já estão experimentando um alivia financeiro mensal.

Se você ainda não conhece os escritórios inteligentes e salas de reunião de alto nível da Smart Coworking, você não está adiantado como a cidade de Niterói.

Tanto velhas como novas empresas podem encontrar um lugar para trocar experiências e se renovar diariamente, com todos os cuidados que o momento exige.

Não fique aí boiando! Consulte hoje mesmo os profissionais da Smart Coworking e levante as velas para navegar no mar do empreendedorismo inteligente!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09