O coworking se encaixa no seu negócio? Descubra!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Coworking já não é novidade há muito tempo, mas tem gente que ainda tem dúvidas, por isso vamos esclarecer algumas delas. 

Coworking, antes de tudo, é um movimento global. Tecnicamente, o coworking é um espaço para “trabalhar em conjunto”. Mas não tem nada a ver com aqueles trabalhos em grupo que você fazia no colégio. 

A ideia é compartilhar um espaço físico, seja ou não ao mesmo tempo que outras empresas ou trabalhadores autônomos. Você trabalha em um espaço junto a outros empreendedores, dividindo os custos de estruturas entre outros.

Como é trabalhar com profissionais de diferentes áreas e empresas?

Uma das principais características de um coworking é a variedade de profissionais, o que favorece a troca de ideias, experiências e até traz a possibilidades de novos negócios. 

É uma grande oportunidade de expandir seu networking, conseguir novos clientes e ouvir diferentes opiniões. 

Mesmo que você seja um profissional autônomo sentado ao lado de outro ou esteja com seu grupo de trabalho na fila do barzinho, sempre há uma oportunidade de interagir e descobrir novas opiniões.

Mas a privacidade? Não se preocupe. 

Você ou seu grupo de trabalho terão toda a privacidade que quiserem para focar na produtividade. Os melhores locais de coworking oferecem uma variedade de ambientes que vão desde salas executivas até auditórios!

O coworking é somente para autônomos e freelancers?

De maneira nenhuma! 

Embora os profissionais autônomos e freelancers tenham toda a autonomia para escolherem seus horários e agendarem suas horas de trabalho nas estações de coworking, pequenas e médias empresas também são frequentadores assíduos. 

Para diminuir os custos e para aumentar a rede de contatos, muitas empresas preferem alugar uma sala em um espaço de coworking do que ficarem fechados no seu próprio escritório. 

No espaço de coworking o grupo de trabalho pode otimizar a sua produção dentro das horas de trabalho, ao invés de estar em um escritório com aluguel diário, que você paga até os feriados e dias de descanso. 

Neste ambiente, as empresas também não precisam se preocupar com aquela avalanche de contas para pagar no início do mês! Você já sabe quanto vai gastar de acordo com as horas de trabalho e o espaço!

Além de utilizarem salas executivas, as empresas podem optar pelas salas de reuniões ou até pelos auditórios, dependendo da sua necessidade. 

Vale muito mais a pena ter aquela reunião de negócios com clientes importantes em um espaço amplo e profissional, pensando sempre na otimização do tempo e do espaço.

É possível usar o espaço coworking em tempos de pandemia?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes do mercado.  

Os espaços de coworking contam com o seu próprio processo de sanitização de ambientes, mas você também pode (e deve) fazer a sua parte. 

Seus objetos pessoais devem ser trazidos de casa e depois levados. Seu material de cuidado higiênico (como máscaras, luvas, álcool em gel, etc.) deve ser utilizado e descartado corretamente.

Os espaços respeitam todas as regras locais de cuidado e limpeza, sendo assim uma excelente opção para os tempos de pandemia. 

Por outro lado, você também não precisa ficar se preocupando com a limpeza diária, já que os profissionais de higiene dos espaços de coworking fazem isso após cada vez que utilizada uma estação ou uma sala de trabalho compartilhado.

Qual a diferença entre trabalhar de casa (home office) e no coworking?

coworking

Ainda que o termo home office tenha sido muito citado nos últimos tempos, a diferença é enorme!! 

Primeiro que a sua casa não foi projetada para trabalhar em alto desempenho, receber clientes e fazer reuniões, certo? Sem distrações, você poderá trabalhar focado sem estar indo até à geladeira a cada cinco minutos. 

Além disso, quem nunca ficou sem internet em casa e teve que atrasar aquele projeto?

+ Veja também: Entenda Como Retomar Os Negócios

Pois é, no ambiente de coworking nada disso vai acontecer. 

Você conta com toda a infraestrutura para se concentrar apenas em fazer o melhor para você ou para o seu grupo de trabalho. 

Por ser este um ambiente que preza pela democratização dos escritórios executivos, ali você vai poder receber seus clientes sem problema algum, gerando uma boa impressão, otimização do tempo e foco no trabalho. 

Isso tudo sem ter aquela conta de luz e internet no fim do mês.

Como começar no coworking?

Se você percebeu que compartilhar tempo e espaço é uma ideia inteligente para a sua empresa ou para você, agora você deve procurar onde está o local mais próximo a você. 

Tenha toda a comodidade e nada da burocracia de trabalhar em um escritório executivo de alta qualidade. 

Na Smart Coworking você tem estações de trabalho individuais, escritórios, salas de reuniões e auditórios, todos com a funcionalidade que você e o seu grupo de trabalho precisam.

Venha conhecer uma equipe preparada para lhe atender e um ambiente para trabalhar com todas as vantagens citadas neste artigo! Fale já com a Smart Coworking e comece a trabalhar com inteligência!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09