O mercado de telemarketing se recupera em Teresina

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Após chegar ao ápice e passar por uma queda, o mercado de telemarketing se levanta mais forte em Teresina!

Este ano está sendo complicado para todos os setores, porém, alguns conseguiram se reinventar e estão melhorando em relação ao ano passado.

Este é o caso do mercado de telemarketing, que viveu um excelente começo de década e foi se desgastando até o final do ano passado.

Mercado de telemarketing em Teresina

Em 2016, quase a metade de todos os empregos gerados no telemarketing estavam em Teresina. Era normal a abertura de empresas de call center na capital do Piauí.

Nestes períodos, empresas como a Vikstar Telemarketing e a AlmavivA do Brasil abriam centenas de novos postos de trabalhos todos os anos na capital piauiense.

Estima-se que 12,4 mil pessoas trabalhavam no mercado de telemarketing nesta época.

mercado de telemarketing

Isso se deve ao resultado da implantação de políticas de planejamento, execução e avaliação de efeitos, gerado por parte da prefeitura.

Porta de entrada para muitos jovens, o mercado de telemarketing foi um impulso financeiro e de carreira para muitos entre os anos de 2010 e 2019.

Já no fim desta década, o telemarketing começou a mostrar sinais de esgotamento.

Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mercado de telemarketing foi o que mais perdeu vagas de trabalho durante os 12 meses do ano de 2019.

Com a restrição de horários, o avanço do atendimento robotizado e a migração do atendimento às redes sociais, o mercado se viu fatalmente atingido e foi obrigado a se resignar às demissões.

A recessão econômica no varejo no ano passado também ajudou, já que eram menos consultas e menos vendas sendo feitas através de call centers.

Tudo isso levou os piauienses a acreditar que o mercado de telemarketing havia tomado o mesmo caminho do aluguel de filmes, sendo substituído gradualmente por tecnologias gratuitas disponíveis nas redes sociais.

Mas, como diversos tipos de empreendimentos dos mais variados ramos, o mercado de telemarketing se reinventou durante os difíceis meses do isolamento social causado pela pandemia.

Telemarketing em tempos de coronavírus

mercado de telemarketing

A pandemia veio dificultando ainda mais o mercado de telemarketing em Teresina. Algo que já se mostrava difícil de sustentar passou a ser questão de vida ou morte.

O primeiro impacto pandêmico que atingiu o setor foi o distanciamento social obrigatório imposto pelo governo municipal.

Trabalhadores das maiores agências saíram para protestar no dia 20 de março de 2020, reclamando que não estavam sendo cumpridas as regras mais básicas de distanciamento.

Segundo os colaboradores, as medidas de higienização não estavam sendo feitas, assim como o distanciamento obrigatório entre as estações de serviço e a disposição de álcool gel por parte da empresa.

No mesmo dia 20 de março, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, determinou, por meio de decreto, que as empresas de telemarketing deveriam manter 50% dos funcionários trabalhando desde suas casas.

Além disso, o distanciamento entre os colaboradores e a disponibilização dos materiais sanitários passou a ser uma obrigação para que a agência possa seguir operando.

Reativação da economia piauiense

Porém, o distanciamento social acabou fazendo com que mais empresas de varejo devessem entrar no e-commerce, fazendo com que as vendas, consultas e reclamações voltassem ao telefone.

Por meio de WhatsApp, páginas de internet e chamadas telefônicas, o mercado de telemarketing voltou a se aquecer, e, trabalhando dentro dos padrões exigidos pela lei municipal, Teresina começou a recuperar o terreno perdido.

De acordo com o SEBRAE, a pandemia desajustou o comportamento de compra dos piauienses. Primeiro, houve uma retomada das vendas online, logo uma preocupação com a qualidade do produto e a higienização na distribuição.

Esta era uma reação esperada já que o consumidor que compra pela internet tem dúvidas sobre a procedência e o funcionamento dos produtos ou serviços, assim se faz necessária a atenção humana.

Com regras que vão mudando constantemente, o varejo entendeu a necessidade de ter uma atenção mais personalizada que não pode ser feita roboticamente.

Assim o mercado de telemarketing passou de estar quase sepultado para estar respirando outra vez, com projeções que apontam uma satisfação do cliente e uma boa projeção para o futuro.

Além disso, muitos empreendedores estão vendo neste momento uma ótima oportunidade para empreender no Brasil, devido aos incentivos financeiros que estão sendo disponibilizados pelo governo.

O telemarketing no empreendedorismo piauiense

Este segmento de trabalho foi a porta de entrada para muitos jovens trabalhadores locais. Muitos deles hoje são empreendedores que não abdicam do contato telefônico nas suas empresas.

Hoje mais do que nunca, a atenção personalizada que uma empresa brinda a seus clientes faz a diferença na opinião que o consumidor vai ter na sua experiência de compra.

Um cliente satisfeito não só se fideliza como cliente, mas passa a ser um embaixador da sua marca.

E é para atender melhor o seu cliente e economizar com os gastos fixos mensais que a Smart Coworking oferece os melhores escritórios e salas de reunião para que você possa atender o seu público.

E não pense que isso vai custar mais do que você pode pagar!

Com a Smart Coworking você pode trabalhar nos momentos que você necessita e no bairro mais efervescente de Teresina!

Não perca tempo e conheça hoje mesmo a unidade Teresina da Smart Coworking e comece a investir em você através da satisfação do seu cliente!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09