O que é coleta de dados, e por que você deve utilizá-la em seu negócio?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Procurando formas de potencializar as campanhas de marketing da sua empresa? Este artigo é para você, nele vamos esplicar como funciona e como gerir a coleta de dados.

No artigo de hoje, vamos entender o conceito de coleta de dados (nos negócios). Além disso, vamos buscar detalhes muito relevantes que te farão se aprofundar ainda mais no assunto.

Utilizar esse conceito fará sua empresa se destacar das demais, por utilizar de informações privilegiadas que estão disponíveis na internet. Que irão alimentar a equipe de marketing e de vendas, para chegar a um público maior e conquistar maiores números de vendas.

O que é coleta de dados? 

Coleta de dados em negócios pode ser entendida como um procedimento que visa captar conteúdos de forma estratégica utilizando ferramentas de pesquisa, softwares e outros modos de encontrar dados.

Através disso, a empresa conhecerá mais a fundo o mercado, concorrência, consumidores e desempenho. É uma atividade muito comum nas empresas para ter um feedback e formular estratégias comerciais (marketing e vendas).

Essas informações são muito úteis e valiosas, porque trazem consigo resultados acerca da empresa, e percepção sobre seus produtos e/ou serviços. Será através desses dados, que a empresa poderá entender o impacto de sua marca.

Em um mundo cada vez mais globalizado e online, essas informações estão presentes em toda parte e são facilmente entendidas através da interação de clientes com relação à empresa, através de pesquisas online, visitas no site e interação em redes sociais.

A importância da coleta de dados

A coleta de dados em negócios será fundamental para que a empresa entenda o mercado a sua volta. Com o online sendo cada vez mais o foco, entender esses dados possibilitará a equipe de marketing que desenvolva estratégias.

Com os dados, além de planejar um marketing adequado, será possível maximizar ações, entender o que o público acha da sua empresa, e criar estratégias que irão possibilitar melhorias.

“Ouvir” esses dados possibilitará a empresa entender e agir, com isso ela irá conseguir:

  • Definir e alimentar KPIs (são indicadores para monitorar métricas importantes em relação à empresa) estratégicos;
  • Detectar ações e avaliar a satisfação do público;
  • Desenvolver um relacionamento melhor junto ao cliente;
  • Estruturar campanhas e ações de uma forma maximizada.

Ferramentas para coletar dados 

coleta-de-dados

Ferramentas especializadas serão essenciais para a coleta de dados. Vamos apresentar algumas das mais usadas:

Google Analytics

Essa ferramenta do Google é gratuita e oferece muitas informações úteis, além disso, ele será capaz de ser conectado com softwares de Marketing. Possibilitando a equipe de marketing utilizar essas informações de uma forma muito flexível. 

É uma ferramenta bastante simples e traz métricas importantes para definir estratégias de Marketing. Como ela será possível pesquisar por períodos específicos, além de palavras-chave, trazendo uma base de dados, do site mais acessado do mundo.

Formulários

Formulários são ferramentas excelentes para entender a avaliação do cliente em relação à empresa. De uma forma simples, com perguntas adequadas será possível definir diretrizes e através delas entender a percepção dos clientes:

De forma geral, os formulários visam:

  • Avaliar a experiência do cliente no site;
  • Avaliar a satisfação do cliente junto a produtos/serviços e promoções;
  • Conhecer as expectativas do seu público-alvo.

Ion

Com o Ion será possível focar na produção de materiais voltados para a interação com o público. Através dele será possível possibilitar controle total sobre os dados aplicados em seus materiais de interação.

UpMiner

Este é um software avançado para mineração de dados, captando informações de diferentes fontes (UpMiner possui mais de 1.900 diferentes fontes) na internet. Essa pesquisa é feita a partir de palavras-chave, criando parâmetros importantes para decisões da equipe de Marketing.

Benefícios da coleta de dados 

Se a empresa criar uma estratégia de coleta de dados, a partir de planejamento coerente, com as diretrizes corretas, será possível recolher inúmeras informações que beneficiarão a empresa de muitas formas.

Os benefícios poderão gerar economia de dinheiro e maximização de estratégias de Marketing. 

Além de potencializar a experiência junto ao cliente, entender a mente do seu público alvo e converter a coleta de dados em (através de um marketing de vendas bem aplicado) vendas, gerando uma receita maior e obtendo lucro.

Conclusão

No artigo de hoje aprendemos o conceito de coleta de dados dentro de uma empresa para estratégias de marketing. Apontamos seus benefícios e importância, além de trazer dicas de ferramentas para potencializar ainda mais os resultados.

Ficando claro que através de uma coleta de dados bem feita, será possível entender o cliente e com isso conseguir conquistá-los, gerando inúmeros benefícios para a empresa, conquistando um seu público alvo.

Para maiores dicas e artigos úteis para empresas e empreendedores, continue lendo nosso blog. 

Para ampliar ainda mais as suas fontes de conhecimento, visite nosso canal no YouTube, ele possui excelentes vídeos e podcasts de assuntos relevantes sobre empreendedorismo.

Agradecemos a leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09