O que é marketing empresarial? Aprenda a aplicar em seu negócio

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Utilizar as estratégias certas para atrair e encantar clientes é um diferencial. Saiba como o marketing empresarial pode alavancar o seu negócio.

Muitos fatores colaboram para o crescimento de uma empresa. Planejamento financeiro, uma boa gestão de equipe e investimentos estratégicos são questões importantes para que um negócio se sustente.

Porém, existe um outro fator fundamental que garante o sucesso de uma marca: o marketing empresarial. O marketing é um dos pilares de qualquer negócio ou carreira. 

Não importa se você está pensando em abrir um negócio, ou já tem um produto/serviço consolidado no mercado. Mesmo com pouco dinheiro para investir, você ainda poderá se beneficiar dele.

Vamos falar como o marketing empresarial pode impactar o seu negócio.

Entenda o que é marketing empresarial

O marketing empresarial envolve todas as práticas que envolvem captação e relacionamento com o cliente. É um processo que pensa desde a elaboração do produto até a venda para o cliente.

Ele considera quais são as estratégias que podem ser mais eficazes na hora de divulgar o seu negócio e/ou apresentar o seu produto ao cliente.

Para quem é indicado o marketing empresarial?

Não importa em qual estágio o seu negócio está, se você tem o objetivo de aumentar suas vendas e conquistar novos clientes, você precisa investir em estratégias de marketing empresarial.

Essas práticas funcionam muito bem para pequenas empresas e microempreendedores individuais. Tudo irá depender de encontrar uma estratégia, que melhor se adeque a realidade da sua empresa e que funcione com os seus clientes.

Iniciando a estratégia de marketing empresarial

Antes de  começar qualquer estratégia de marketing empresarial, existem alguns elementos que precisam ser considerados. Para isso, vamos conhecer os 4 P do marketing:

Produto: esse P refere-se ao serviço/produto desenvolvido por sua empresa. É desenvolvido de acordo com os desejos e necessidades do seu público-alvo, a fim de resolver os problemas e solucionar as dores da sua persona

Importante: lembre que não basta apenas vender produtos ou serviços para os clientes, mas é necessário proporcionar soluções e experiências que os encantem. Dessa maneira, você poderá garantir que sua empresa tenha um diferencial e mostrar para o cliente que a sua empresa se importa com a satisfação dele.

Preço: o preço nada mais é do que o valor monetário que o cliente precisa investir para contratar os serviços ou adquirir os produtos da sua empresa. 

Nessa etapa, é preciso ponderar quais são os objetivos do seu negócio e qual é a imagem que sua empresa deseja passar. 

Preços mais baixos certamente são um atrativo para muitos consumidores e podem aumentar muito suas vendas. Porém, preços mais altos costumam passar a ideia de qualidade do produto e credibilidade da empresa.

Por isso, é preciso definir bem o que é viável para seu negócio e também para o cliente. Encontrar um equilíbrio é o ideal para que ambas as partes saiam satisfeitas.

Praça: o terceiro P representa o ponto comercial em que seu produto/serviço será divulgado e comercializado. Isso não significa necessariamente, um local fixo, mas em qual plataforma o cliente pode visualizar os produtos e chegar até eles. Seja uma loja física, um e-commerce ou até mesmo um catálogo, é necessário que tudo seja bem organizado e de fácil acesso para proporcionar uma experiência agradável ao cliente.

Promoção: a promoção não diz respeito a descontos ou ofertas, mas a formas de promover o seu produto. Nesse ponto, é preciso desenvolver estratégias inteligentes para divulgar o seu negócio e atrair ou alcançar os clientes para o seu negócio. 

Seja a partir de marketing digital ou formas tradicionais de divulgação, é necessário utilizar os canais que alcancem o seu público alvo a fim de possibilitar uma comunicação eficaz.

Os melhores canais de atuação

É preciso saber em quais canais o seu público-alvo está presente para poder apresentar suas soluções a ele. Se você quer investir em marketing de conteúdo, por exemplo, alimentar blogs e redes sociais com artigos relevantes é uma estratégia interessante.

Mas também é importante investir em outras plataformas, como e-mail marketing, por exemplo, e otimizar suas páginas de web com as técnicas de SEO.

Coworking

Uma boa opção para quem está começando um negócio e tem pouco dinheiro para investir em um bom ponto comercial é usar um coworking. 

O Coworking, pode ser entendido como um espaço compartilhado entre várias empresas, onde as mesmas dividem as despesas e a área de acesso comum, também podem ter compartilhamento criativo, ajudando no desenvolvimento geral.

Nesse modelo, sua equipe pode contar com uma infraestrutura de alto nível que proporciona conforto e prestação de serviços necessários, como recepção, serviço de copa e manutenção.

Entre em contato com a Smart Coworking, ela oferece mais do que uma estação de trabalho, ou locação de salas, ele é uma coworking com muitos benefícios para o empreendedor, desde clube de vantagens, até plataformas com conteúdos exclusivos. 

A Smart também disponibiliza o serviço de endereço fiscal. Permitindo que a sua empresa tenha o endereço de CNPJ na própria Smart. 

Com planos a partir de R$79,90 (sem multa de cancelamento), você terá o seu escritório pronto em até 24 horas. Além de contar com recepcionista, assistente virtual e serviço de gestão de correspondência, em localização estratégica. 

Vale o investimento, acredite.

Conheça os planos e descubra uma nova forma de trabalhar, o jeito Smart de fazer negócios! 

Conclusão

Nesse artigo, aprendemos sobre marketing empresarial e formas de aplicar na sua empresa. Seguindo nossas dicas, você que está começando terá uma grande ajuda.

Trouxemos também uma excelente dica, os serviços da Smart Coworking, vale a pena conferir.

Obrigado pela leitura e em breve nos vemos em outro artigo.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
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