Categorias
Empreendedorismo Produtividade

O que o Banco Imobiliário pode te ensinar sobre negócios?

Banco imobiliário é um dos jogos de tabuleiro mais jogados e conhecidos no mundo todo. Nele, você simula o mundo dos negócios, e é justamente sobre isso que falarei nesse artigo.

Além de muito divertido, você vai descobrir que esse famoso jogo pode ser muito mais que uma simples diversão com sua família e amigos. Pelo seu jeito de jogar, você vai aprender muito sobre ser um empreendedor.

Caso seja um jogador assíduo ou só tenha ouvido falar, vamos te mostrar algumas lições que o Banco Imobiliário te ensina que pode e deve ser usado na forma que você gere seu empreendimento.

O jogo te transforma em um empresário, dessa forma, mesmo que de “mentirinha”, você vai ter que atuar como um verdadeiro empreendedor, se você quiser vencer. Mas não vou me alongar mais, siga comigo nesse texto e descubra tudo que esse jogo pode te ensinar!

Lições que o banco Imobiliário traz para a vida real (para empreender)

Imagine se divertir, com um jogo que ganhou o coração de muitos. Eu mesmo ainda guardo com carinho a minha caixa já velha com o Banco Imobiliário. Mas nem só de carinho e boas lembranças eu me recordo do jogo. Nele aprendi algumas lições que levei comigo e fazem parte do meu jeito de empreender.

Assuma riscos para vencer

Banco Imobiliário

Assumir risco é algo que funciona muito bem no jogo e na vida real. Afinal, você vai precisar adquirir propriedades no início do jogo, que muitas vezes você não escolheria, para ter como render no jogo. Se você ficar parado e não agir, vai perder no jogo e nos negócios.

No jogo você terá alguns concorrentes, essa é a graça de um jogo, ter alguém para competir. Dessa forma, você vai precisar trabalhar a sua estratégia para conseguir superá-los. Na vida real, é praticamente a mesma coisa, se você não tentar nada novo, você será apenas mais um.

Apostas fazem a roda dos negócios andar, no banco imobiliário você deve agir primeiro, mesmo que isso te coloque em risco. Para vencer você vai precisar assumir riscos altos.

É claro que em alguns momentos você terá que ter uma postura um pouco mais passiva. Mas não deixe que isso afete seu ímpeto ofensivo. Sempre que tiver que se “segurar” um pouco, garanta que no próximo passo irá com tudo.

Tome conta de vários negócios e consiga “esmagar” seus adversários. Não seja sempre passivo, jogue o dado e busque sempre a vitória. Essa lição do jogo é tão importante, que para ganhar você precisa se arriscar e aprender como tudo funciona. Sempre se antecipando, quando for possível.

Negociar é preciso

No Banco Imobiliário, você também vai precisar negociar, não apenas adquirir propriedades e jogar o dado. E é aqui, que fica igual ao mundo do empreendedorismo. 

É na negociação que você trabalha a sua persuasão e obtêm, ou não, vantagem contra os demais. Assim como no jogo, na vida real você vai precisar adquirir “propriedades” que julga importantes, para colher os frutos depois. 

O jogo tem uma dose alta de adrenalina, justamente quando você entra no personagem e trabalha sua habilidade de negociar e muitas vezes terá que blefar e fazer com que os outros vejam o que você quer que eles vejam.

Ser um bom negociador no jogo e na vida real, vai te tornar um grande empreendedor. Negócios envolvem pessoas, pessoas envolvem reuniões e negociações complicadas, se destacar nisso, vai te deixar várias “casas” na frente.

Diversifique as suas receitas

No jogo, você terá as suas propriedades e elas irão te gerar rendimentos. Mas depender apenas de uma boa carta, será um erro tremendo. Na terceira lição, aprenda com o jogo a diversificar as suas fontes de receitas.

Crises estão indo e vindo, posso afirmar que momentos de dificuldade fazem parte de qualquer negócio. Dessa forma, não seja dependente de uma única fonte de gerar receitas.

Desde poucos clientes, até uma quantidade limitada de produtos e serviços. Quando se trabalha com pouco você tem menos cartas na mesa. Sem ter para onde correr a derrota virá.

Para se livrar disso, crie um negócio conciso que te dê segurança e autonomia na forma que lida com seu empreendimento. E isso, não vale apenas para o Banco Imobiliário ou para sua empresa, ter várias rendas ativas, fará toda diferença para pessoas físicas também. 

Com isso, mesmo que uma parte esteja “condenada”, você terá uma série de outras formas de reagir. Sabemos que nem sempre é fácil, quase nunca é, por isso, se você quer se destaca você deve sempre diversificar e conhecer diferentes áreas que poderá atuar a lucrar.

Para conseguir ter mais receitas, muitas vezes você terá que se reinventar, para sempre conseguir estar na frente dos demais, dessa forma você não espera algo para inovar, você inova e sempre se reinventa. Com isso, não espere até que algo ruim aconteça para inovar.

Reserva financeira

Um dos pontos mais sérios dentro de uma empresa deve ser a Gestão Financeira (não sabe como fazer? Temos um excelente artigo sobre isso). Nos pontos anteriores, o jogo te ensina a ser ofensivo e a diversificar nos seus ganhos. Mas ter uma reserva financeira é a lição da vez.

Uma reserva financeira, será fundamental para ir bem no jogo. Afinal, nunca dependa da sorte. Sorte é um jogo que você joga vendado, não dependa dela para nada. Se ela vier, que bom, se não, faça uma boa gestão.

A reserva financeira é a prevenção de qualquer negócio, com ela você terá uma sobrevida em momentos de crise e estará pronto para bater de frente com as dificuldades que possam se apresentar. 

No jogo e na vida, a sua reserva financeira serão “vidas” extras que você terá para conseguir vencer. Ser um empreendedor vencedor não é “vencer” sempre, é conseguir sair por cima mesmo em “derrotas”.

Conclusão

No artigo de hoje, te mostrei as principais lições que você vai aprender jogando Banco Imobiliário e de que forma isso irá refletir positivamente na forma que você empreende.

Se você busca mais lições importantes sobre empreendedorismo, não deixe de ler todos os artigos no nosso blog. O conteúdo é riquíssimo e também vai te trazer excelentes exemplos do que fazer e acima de tudo, porque você deverá fazer.

Para você que é fã de leitura, temos um excelente artigo sobre livros que falam de negócios, que você deve ler até o fim do ano. Desafie-se e aprenda ainda mais sobre empreendedorismo.

Compartilhe esse artigo com seus amigos, para que eles também aprendam tudo que o Banco Imobiliário pode ensinar. Agradeço a leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *