Categorias
Sem categoria

Pensando em empreender? Esses são os desafios da mulher empreendedora

As mulheres enfrentam muitos desafios em nossa sociedade, com o empreendedorismo (infelizmente) não seria diferente. No artigo de hoje, vamos apresentar os desafios que toda empreendedora enfrenta.

As mulheres tiveram que lutar muito para conquistar o seu espaço na sociedade, felizmente houve uma grande evolução nesse sentido, nas últimas décadas. Embora grande, essa evolução ainda é pouca comparada aos desafios

Pensando do ponto de vista do empreendedorismo, esse desafio é ainda maior. Embora o desafio seja grande, acreditamos que toda mulher que deseja empreender, deve investir no seu sonho. 

Esses desafios são apenas degraus que as mulheres estão e vão continuar superando. Acreditar nos seus objetivos fará com que as mulheres derrubem cada vez mais preconceitos, que existem nas empresas e na sociedade em geral.

Principais desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam

Empreender tem os seus desafios, por isso vamos focar nos que as empreendedoras enfrentam simplesmente por serem mulheres, dessa forma, alguns desafios comuns do empreendedorismo não irão aparecer nesse texto, pois são aplicados a todo mundo que deseja empreender, tanto homens quanto, mulheres. 

empreendedora

Nosso foco é evidenciar que as mulheres, infelizmente, enfrentam além dos desafios tradicionais do empreendedorismo, os desafios por simplesmente serem mulheres tentando empreender ou empreendendo.

Preconceito

Não dá para separar os problemas que já são evidenciados da sociedade, para a realidade das empresas. Com isso, as mulheres carregam a “herança” de todo machismo e sexismo que construiu a sociedade em que vivemos.

“Verdades” como “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos e do marido” e “lugar de mulher não é trabalhando”, entre muitas outras frases prontas, infelizmente se tornam verdades sem aspas na cabeça de pessoas que não conseguem evoluir.

Até pouco tempo atrás (se pensarmos como sociedade) mulheres não tinham direito nem ao voto, não podiam cursar faculdades e muito menos expor a sua opinião. Foi um desafio muito grande apenas para elas começarem a trabalhar. Imagine os desafios que elas enfrentam para empreender, por conta de todo esse preconceito.

Para as mulheres que estão lendo, devem vir à mente muitas coisas que já tiveram que enfrentar e lutar para conseguir conquistar algo, em uma sociedade assim. 

E para quem acha que esse preconceito não existe mais, uma pesquisa recente mostrou que a maioria das pessoas (entre homens e mulheres) não se sentem confortáveis em serem lideradas por uma mulher. Isso só mostra quanto o preconceito é o maior desafio que as mulheres vão enfrentar para poder empreender.

Importante! Esse preconceito nas empresas, não se aplica apenas às mulheres, outros grupos tidos como minorias (negros, indígenas, homoafetivos, entre outros), enfrentam muitos problemas em empreender.

Múltipla jornada

Com a ideia de que “lugar de mulher é na cozinha, cuidando dos filhos”, criou-se outro desafio para as mulheres, a de enfrentar uma jornada múltipla. É preciso deixar claro que existem mulheres que preferem ser donas de casas e não tem nenhum problema nisso, caso seja da vontade delas.

Porém, nosso foco são as mulheres empreendedoras, que precisam conciliar a árdua tarefa de administrar uma empresa e ainda encontrar tempo para cuidar dos filhos e da casa.

Muitos têm uma visão que todo empreendedor é alguém muito bem-sucedido, que vive em mansões e tem dezenas de empregados. Isso está longe de ser verdade, principalmente em nosso país.

Muitas mulheres possuem as suas empresas e ainda no fim do dia precisam cuidar dos filhos e organizar a casa nas suas (poucas) horas de folga. Esse é um desafio sem tamanho, a mulher acaba não tendo tempo para viver. Ter um empreendimento pode ser muito desgastante.

Não é incomum que mulheres desistam do sonho de empreender, por simplesmente não ter tempo para fazer tudo o que precisam. Ou ainda, mulheres que empreendem e desistem de objetivos pessoais, como ter filhos, fazer algum curso, mudar de pais e/ou casar, entre muitos outros.

Felizmente, muitas mulheres com ajuda de seus companheiros ou companheiras, lutam diariamente para empreender e ainda conseguem cuidar da casa e da família. Cuidar da casa e dos filhos é tarefa para os pais, não apenas para a mulher. 

Não é o objetivo do texto, mas vale para todas as mulheres que pretendem construir uma vida com alguém, saiba escolher alguém que te entenda, te respeite, esteja ao seu lado, acredite em você e te ajude.

Falta de incentivo

Outro fato decorrente do preconceito, a falta de incentivo para as mulheres empreenderem. Seja muitas vezes, na própria família, por parte de investidores e até mesmo dos bancos, a vida da empreendedora costuma ser bem mais difícil.

Até mesmo as empreendedoras que alcançaram muito sucesso relatam grandes dificuldades na hora de ter um incentivo. Tendo que lutar contra tudo e contra todos para chegar ao tão sonhado sucesso. 

Mas são com essas e outras mulheres empreendedoras de sucesso, que aprendemos que mulheres podem e devem empreender. O que nos leva para nosso próximo ponto.

Mulheres: vale a pena empreender?

A resposta é SIM! Mesmo com todos esses desafios (e muitos outros), toda mulher que desejar e sonhar empreender deve buscar isso, com todas as suas forças. Parece clichê, mas é uma verdade absoluta: mulheres podem ser o que elas quiserem.

Em nosso país, cresce cada dia mais o número de mulheres empreendedoras. E é através delas que aprendemos cada vez mais, que as mulheres devem empreender e poderão ter muito sucesso

As mulheres por natureza são lutadoras, caso você seja mulher e deseje empreender, não desista dos seus sonhos. Caso seja homem, e a sua esposa, mãe, irmã, amiga ou filha tenha esse sonho, lutem ao lado delas para que elas tenham sucesso.

As porcentagens de mulheres que estão fazendo faculdade, compreende cerca de 60% do total de estudantes. Isso mostra que as mulheres estão se capacitando cada vez mais, não só para empreender, mas também em diferentes áreas de atuação. 

E se ainda não se convenceu se vale a pena, vamos trazer uma informação muito importante. Será com cada vez mais mulheres ocupando cargos importantes que a sociedade vai, finalmente, abandonar todo o preconceito. 

Todo esse preconceito institucionalizado dentro das empresas vai se dissipar, com mulheres sendo empreendedoras e liderando equipes para o sucesso.

O processo é lento, porém será mais rápido se a sociedade entender que eles e elas são iguais. Que todas e todos podem ter sucesso independente da área que escolherem trabalhar. O que deve importar não será seu gênero e sim a qualidade do seu trabalho e seu esforço.

Conclusão

Reuni alguns dos muitos desafios que as mulheres enfrentam no mundo do empreendedorismo. Meu desejo é que esses desafios logo acabem e que hoje sirvam de motivação para que as mulheres conquistem cada vez mais o seu espaço, vencendo o preconceito e o machismo que ainda está vivo.

Deixo aqui o meu apoio, para todas as mulheres que desejam empreender. Será pelo trabalho e luta de cada uma delas que a nossa sociedade vai conseguir evoluir, se tornando um ambiente livre para todos, independente de cor, orientação sexual e gênero. 

Outras dicas de empreendedorismo (para homens e mulheres) você também encontra aqui em nosso blog. Para quem gosta de vídeos sobre esse tema, recomendamos nosso canal no YouTube.

Compartilhe esse texto com as mulheres da sua vida, e para as mulheres que estão lendo, desejo força para continuarem na luta. 

Grande abraço, e até a próxima. 

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *