Comece seu planejamento de marketing

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Está começando agora, com uma pequena empresa? Nesse artigo você irá encontrar dicas e como preparar o seu marketing, de uma maneira eficiente. Saiba todas as etapas para construir um planejamento de marketing eficiente.

Para mudar o patamar do seu pequeno negócio e gerar mais lucro, é muito importante pensar de forma estratégica e seguir um plano bem elaborado. Dificilmente sua empresa terá sucesso se suas ações forem aleatórias e desorganizadas.

Pensando em estratégias, uma parte importante de qualquer empresa é o marketing. Essa é uma área que merece uma atenção especial, uma vez que é o setor responsável por apresentar seus produtos e serviços ao público, possibilitando as vendas.

Por isso, preparamos um guia completo para que você saiba como elaborar um planejamento de marketing passo a passo.

Preparando seu planejamento de marketing

Existem algumas etapas importantes que você precisa seguir para que seu planejamento seja bem sucedido do início ao fim.

Entenda a situação de sua empresa: o primeiro passo para elaborar um planejamento de marketing (que dê resultados) é entender a situação real do seu negócio. Faça uma análise profunda da estrutura da sua empresa, número de colaboradores, histórico de resultados e quais recursos você tem para investir nas estratégias de marketing.

Só assim você será capaz de pensar as próximas etapas de forma realista. Nessa etapa, uma Análise SWOT pode te ajudar a entender os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Conheça a concorrência: saber quais são as outras empresas que atuam em seu nicho de mercado também é um fator determinante para pensar suas estratégias de marketing. Entender quais são os produtos e serviços oferecidos pela concorrência, qual é o público que atendem e como se comunicam com esse público é essencial para que você saiba como deve se posicionar no mercado. 

Determine seu público-alvo: se você já conhece seu mercado e sabe quem é a sua concorrência, já fica mais fácil definir quem é o seu público-alvo. Definir o público-alvo é importante para que você perceba quais são as maneiras mais inteligentes de chegar até ele. Porém, uma técnica ainda mais precisa é definir a persona.

Essa persona é um personagem fictício criado a partir de informações reais do seu público alvo. É uma representação muito bem definida do seu cliente ideal.

Isso te ajuda a entender quais são as necessidades e os desejos da sua persona, além de saber precisamente como se comunicar com ela.

Defina suas metas e indicadores: O próximo passo é definir quais são os resultados que sua empresa espera alcançar com esse planejamento de marketing. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Essas metas podem ter a ver com número de vendas, novos clientes ou visitas em sua plataforma.

Com as metas definidas, estabeleça alguns indicadores para poder medir se suas estratégias estão alcançando os resultados esperados ou não. Monitorar o KPI será fundamental para entender se seu negócio está no caminho certo.

planejamento-empresa

Investindo certo

Avalie o seu orçamento: nessa etapa, é preciso que você saiba exatamente quais são os recursos que você dispõe para investir no marketing da sua empresa.

Quais ferramentas serão utilizadas? Quanto será necessário investir em cada estratégia? É interessante investir em anúncios pagos? Links patrocinados? Marketing de conteúdo? 

Esses são alguns questionamentos que envolvem as finanças do seu negócio.

Uma boa gestão financeira fará muita diferença nesse processo, pequenas empresas devem saber exatamente onde investir o seu dinheiro, dessa forma maximizando as chances de obter lucro.

Elabore estratégias: essa é a hora de entender quais são as estratégias de marketing que serão utilizadas para atingir os seus clientes, quais serão os canais utilizados e o cronograma de cada processo. Você poderá optar por marketing digital, marketing de conteúdo, marketing social, relacionamento via redes sociais, e-mail marketing, criação de campanhas específicas, entre outras formas.

Existem muitas possibilidades que podem ser aplicadas. Tudo depende do que funciona melhor para a sua empresa e para a sua persona.

Analise os resultados: você pode estar se perguntando por que uma etapa de análise de resultados faz parte de um planejamento de marketing. Analisar os resultados anteriores vai ser um ponto fundamental para elaborar os próximos planejamentos e definir as próximas estratégias. Entender o que deu certo e errado, é fundamental.

Conclusão

Neste artigo aprendemos como uma pequena empresa poderá investir no seu planejamento de marketing. De forma correta e focando nos pontos certos do planejamento de marketing.

Depois desse guia, o planejamento de marketing de sua empresa com certeza será bem mais eficaz, trazendo muito mais resultados para o seu negócio. 

E se pensa em proporcionar mais inovação e flexibilidade para o seu time de marketing, considere investir em um espaço coworking e aderir a um escritório inteligente. Isso significa mais conforto para o seu time, que conta com uma infraestrutura de alto nível, e mais economia e praticidade para você.

Se quiser conhecer mais estratégias inteligentes, continue lendo nosso conteúdo e descubra tudo o que a Smart Coworking pode fazer pela sua empresa.

Obrigado pela leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
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