Planejamento semanal: Por que fazer um ?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste artigo, você não só vai aprender a fazer o seu planejamento semanal, como também dicas valiosas que ninguém quer compartilhar!

Sabe aquele projeto que era para o fim do mês e você esqueceu completamente, e você já está no dia 15? 

Sabe aquela ligação que você ficou de retornar e não retornou? 

Lembra daquele pacote que você deveria ter enviado ontem?

Pois é, se você tivesse um planejamento semanal isso não teria acontecido! Mas não se preocupe! 

O melhor dia para começar algo foi ontem, mas o segundo melhor É HOJE! Acompanhe nossas dicas e você vai aprender a fazer um planejamento semanal, e nunca mais vai passar por isso.

Utilize uma agenda

Pode ser no seu telefone, no seu e-mail, na sua parede, em um aplicativo, ou pode ser a velha e confiável agenda que você compra em qualquer papelaria!

O importante é que você tenha algum lugar para anotar. Com a agenda de planejamento semanal você define prazos, metas e prioridades. 

Além disso, te ajuda a não esquecer daquela reunião, nem de ligar para aquele cliente.

A dica de ter a agenda no telefone é a melhor, pois você sempre está com o seu telefone, e alguns aplicativos (como a agenda do Google, por exemplo) emitem alertas antes do seu próximo compromisso.

Defina prioridades

Aqui está a dica mais importante para o seu planejamento semanal: prioridades

Não só as necessitamos para saber a ordem em que faremos as demais tarefas como também podemos ver que inevitavelmente, algumas ficarão para a próxima semana.

Para que não sejam as prioritárias, classificamos as tarefas de acordo à importância. 

Fazer aquela reunião com os seus colaboradores para iniciar um novo projeto vai ter um caráter principal quando comparado com sua aula de inglês.

+ Veja também: Será Que Você Tem Feeling Corporativo?

Outro lado bom de definir prioridades é que você também estipula prazos. 

Quando você sabe que tem que entregar um projeto no final da semana, não vai deixar para começar na sexta-feira. Se é uma prioridade, você vai encaixá-lo nos primeiros e mais produtivos horários.

As tarefas que não têm uma prioridade tão alta podem ficar para o fim do dia e serem passadas para o fim da semana. 

Tentaremos de todos os modos evitar passá-los para a próxima semana, mas, para isso é importante ler atentamente a próxima dica.

Não sobrecarregue

Um dos grandes erros de quem começa a fazer um planejamento semanal é sobrecarregar seu dia com trabalhos. Antes de tudo, estipule metas. Com isso, você vai conseguir ver com clareza as suas prioridades.

Logo, não exija demais de você! 

Os trabalhos que não são prioritários podem ficar para depois. É sempre melhor fazer uma coisa bem feita do que três mal feitas e ter de refazer tudo outra vez! 

Seja realista nas suas previsões.

Depois, com o tempo, você vai se sentir mais confiante para ir aumentando o número de tarefas durante a semana. Mas lembre-se: comece sem sobrecarga!

Defina um tempo para cada tarefa

Não se desespere tentando encaixar projetos em um planejamento semanal que já está abarrotado. Coloque horários, estipule metas, faça o seu próprio cronograma.

Saber que você tem um prazo para terminar uma tarefa e começar outra vai lhe motivar ainda mais para estar sempre dentro da programação e repetir o desempenho na semana que vem.

Antes de tudo, você precisa saber quanto tempo leva em média para terminar alguma atividade. 

Considerando este dado, programe sua agenda com um espaço de tempo entre o horário que você pensa que pode terminar um projeto e o horário de início do outro.

Considere os horários de descanso

Você não é um computador – e mesmo os computadores entram no modo de economia de energia! 

Lembre-se que você precisa descansar para poder seguir rendendo o seu máximo e apresentando resultados satisfatórios.

Tente sempre deixar um espaço vazio de ao menos uma ou duas horas na sua rotina diária. 

Se você achar que precisa sair para tomar um café ou descansar um pouco, este será o momento. 

No entanto, se você ainda segue motivado, pode usar este tempo para retomar algum projeto que ficou para trás no seu planejamento semanal.  

Este quesito torna-se mais fundamental se você estiver liderando uma equipe de trabalho. 

Planejar o descanso dos seus colaboradores não é fácil, portanto, nós já até falamos sobre Motivação Organizacional, e explicamos mais a fundo, ela facilita muito seu trabalho.

 

Aproveite ao máximo seu tempo

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Esta é uma frase velha, mas é real. 

Se você levar sempre em consideração a programação dos próximos dias, vai saber que é melhor terminar algo hoje do que ficar deixando para o dia seguinte.

Acumular trabalho é a maior cilada que alguém pode fazer para si mesmo. Uma das formas de fazer isso, é medir a quantidade de tempo de trabalho para realização da sua atividade e encaixar de acordo com seu tempo de trabalho do dia. 

Para você otimizar o seu tempo e utilizar seu escritório ou espaço de trabalho somente quando você precisa usá-los de verdade, nós sugerimos o modelo coworking. 

Essas foram as nossas dicas de hoje sobre planejamento semanal. Quer uma dica extra? Que tal reduzir até 90% dos seus custos mensais?

Você pode conseguir ao migrar ou começar seu negócio em um coworking. Empresas como Uber, Ifood e Unimed já entenderam isso e estão com a SMART.

Procure a unidade de SMART mais próxima de você

Tem dúvidas? Os nossos profissionais podem te ajudar e esclarecer todas elas.Venha fazer o seu planejamento semanal na Smart Coworking, aproveitando suas salas de reuniões e seus escritórios executivos de alto padrão por um valor que cabe no seu bolso!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09