Por que 9,2 mil novas empresas abriram no ano da Pandemia em Natal?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como novas empresas apareceram na capital potiguar mesmo durante a crise causada pela pandemia? Descubra no artigo de hoje!

Desde o mês de janeiro até a primeira quinzena do mês de agosto de 2020, foram registradas 9.230 microempresas individuais (MEI) no Rio Grande do Norte. 

Segundo a consultoria do SEBRAE em matéria publicada pelo G1, o desemprego e a insegurança econômica foram peças chaves para que o número de novas empresas aumentassem exponencialmente no Estado.

O caminho tem sido quase sempre o mesmo: o trabalhador perde o emprego, começa a trabalhar de maneira particular e informal desde suas casas. 

Logo, decidem formalizar estas novas empresas profissionalizando seus negócios na cidade de Natal.

Ideias e oportunidades não faltam. 

Mesmo vivendo tempos difíceis e incertos, estes jovens empresários deixaram de lado as apreensões do mundo dos negócios e começaram a navegar no mar do empreendedorismo, ainda que com este mar revolto e tempestuoso. 

As inovações de mercado vão desde a área tecnológica até a exploração inteligente dos recursos naturais da capital potiguar. 

Estas novas empresas aparecem no momento menos esperado e desafiam o cenário nacional de retração econômica. 

Munidos de incentivos disponibilizados pelo Governo Federal em auxílio às micro e pequenas empresas e ideias sumamente inovadoras, estes revolucionários administradores estão em diversas fatias de mercado da cidade de Natal.  

Empreendendo com recursos naturais

Os recursos naturais do Rio Grande do Norte são conhecidos por todos. 

Praias, sol, terras, gás, petróleo e ventos são alguns dos recursos que abundam no Estado. 

Porém, estes recursos devem ser corretamente explorados para serem rentáveis e sustentáveis.

A energia eólica tem sido explorada através de linhas de transmissão e exploração continental e marítima. 

A tecnologia de produção através dos raios de sol já é conhecida. 

A energia fotovoltaica e termossolar tem sido usada na área de infraestrutura, como na aplicação de painéis solares, por exemplo. 

Infraestrutura de irrigação, armazenamento e escoamento da produção tem sido possível devido aos trabalhos junto às terras férteis do Estado. 

Além de tudo isso, as belas praias de Natal são atrações turísticas confirmadas, gerando serviços de lazer, empreendimentos de turismo e hotelaria. 

Este último setor teve um auxílio especial do governo já que foi um dos mais afetados pela Pandemia, com cancelamentos de reservas e viagens.  

Jerimum Valley

Se surpreendeu com o nome? Pois o Jerimum Valley é um grupo formado por jovens empresários potiguares que notaram que faltava aos empreendedores do 

Estado uma plataforma em que pudessem trocar experiências e atrais consumidores. 

Começou com entre 5 a 10 startups e hoje já abrange mais de 100, dando visibilidade à inovação tecnológica que vem ocorrendo no Rio Grande do Norte. 

Diversas novas empresas do ramo nasceram nos últimos anos e o grupo reúne estes empreendedores que usam a tecnologia para conectar os moradores de Natal e do resto do Estado. 

Desde programadores a estudantes de ciência da computação, o mercado da tecnologia recebe cada vez mais empreendedores e é responsável pelo boom de novas empresas com jovens empresários.

Empreendedorismo universitário

Felizmente, o empreendedorismo universitário não é um novo estilo de música sertaneja. 

O “Fora da Caixa” é um projeto de empreendedorismo juvenil que desafia um grupo de até 30 estudantes universitários a desenvolver cinco competências empreendedoras em cada semana. 

Muitos destes jovens acabam sendo incentivados a colocar novas empresas no mercado.

A ideia começou em 2017, na Universidade Potiguar de Natal. Desde lá, o projeto vem ajudando jovens a entrar no mercado de trabalho me também alavancando suas ideias para novas empresas. 

Foi o caso da empresária Gabriela Melo, administradora e diretora da Matersol. 

Ela disse, em entrevista à Tribuna do Norte, que “empreender é fazer acontecer e foi através do “Fora da Caixa” que me descobri. 

Ali nascia uma Gabi comunicativa, criativa e que acima de tudo adquiriu o sentimento de poder, de saber que posso enfrentar desafios e conquistar muito mais”.

Estas novas empresas que nasceram sem medo durante a Pandemia têm a marca da originalidade e ousadia destes novos empreendedores.

Negócios que fecham durante a crise geram novas empresas em Natal

Em que pese os dados da JUCERN (Junta Comercial do Estado) que mostram que quase 2.500 empresas já encerraram suas atividades neste ano de 2020 na cidade, estes trabalhadores desligados destes negócios terminam sendo parte formadora de novas empresas em Natal. 

O micro empreendedorismo tem sido a saída encontrada por estes profissionais para se reinventarem nestes tempos incertos.

Com a presença da Smart Coworking na cidade de Natal, estes novos empresários não precisam afiançar-se a um aluguel nem transformar alguma parte da sua casa em um escritório. 

Basta entrar em contato com a Smart e conhecer o melhor coworking para a sua empresa. 

Com uma bela sede no bairro Candelária, a empresa conta com escritórios inteligentes para receber a sua equipe de trabalho. 

Não perca mais tempo investindo errado, faça a escolha inteligente e junte-se à Smart!

Hoje a Smart é considerada o MELHOR COWORKING do Brasil pelo melhor custo benefício com alto padrão e contratação mais ágil. 

Você pode até se dar ao luxo de pesquisar, mas, voltará a nós pela certeza de que não encontrou nada igual.

Aqui temos certeza que você consolidará sua EMPRESA INTELIGENTE com MENOS custos e MAIS RESULTADOS!

Entre em contato com a SMART e faça sua empresa crescer.

SMART NATAL

Endereço: Av. Dão Silveira, 3860 – Candelária, Natal – RN

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09