Por que você deve compartilhar conhecimento?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como o conhecimento chega até nós? Quais são os perigos de compartilhar conhecimento falso? O que são as teias de interdependência? Como compartilhar conhecimento no trabalho? 

Compartilhar conhecimento vai além do compartilhamento de informação. 

É compartilhar ideias, experiências, maneiras diferentes de atuar na vida e no mercado de trabalho.

Se você ainda não sabe como compartilhar conhecimento pode ajudar você, leia este texto e descubra!

O conhecimento como educação

Antes de nos perguntarmos por que compartilhar conhecimento é importante, devemos nos perguntar: na nossa vida, como adquirimos conhecimento? 

Vamos chegar à inevitável conclusão de que fomos ensinados por alguém, ou seja, alguém compartilhou conhecimento conosco para que podamos aprender. 

Desde como falar a como saber fazer uma receita de bolo, tudo passa por compartilhar conhecimento. 

Fomos educados por pessoas que aprenderam de outras pessoas e assim o conhecimento vem sendo perpetuado por várias gerações, através deste compartilhamento.

É nos primeiros anos da educação que compartilhar conhecimento é mais importante, e os educadores devem também estar se munindo de mais conhecimentos para se adaptarem às mudanças na maneira de ensinar. 

Segundo a professora e especialista em educação infantil Euridice Rissato, “é necessário que esse profissional esteja em constante aprendizagem e que seu trabalho se mantenha integrado com os demais profissionais do espaço educativo”, 

ou seja, o educador também deve compartilhar conhecimento com os outros educadores.

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes” – Leonardo Da Vinci

Compartilhar conhecimento

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, compartilhar conhecimento passou a ser cada vez mais fácil e estar ao alcance de cada vez mais pessoas. 

Livros e documentos que antes só estavam disponíveis em grandes universidades agora estão em formato PDF para que qualquer um posso baixar na internet.

Pessoas que tem algum conhecimento sobre assuntos específicos podem ser facilmente encontradas nas suas redes sociais, gerando um novo tipo de lucro para estes detentores da informação. 

Fóruns e redes sociais são destinados à discussão de assuntos que antes eram apenas tratados a portas fechadas.

O conhecimento compartilhado de maneira equivocada pode ser prejudicial

Todo esse avanço na inovação científica e tecnológica também tem levado a sociedade a compartilhar conhecimento de maneira equivocada e nociva. 

Conhecidas mundialmente como disseminadoras de informação falsa, as Fake News são facilmente encontradas no espaço virtual.

Enquanto algumas pessoas se preocupam em compartilhar conhecimento de verdade, a disseminação de informações falsas ocorre sem escrúpulos, com alteração de informação, inveracidade de dados e entrevistas falsas. 

Na hora de buscar conhecimento nas redes é muito importante ter todo o cuidado, confirmar que a procedência seja fidedigna e checar em mais de uma fonte confiável.

Por tudo isso é importante buscar e compartilhar conhecimento em outros círculos que não sejam os de sempre. 

A informação que gira dentro das mesmas configurações sociais terminam por ser inflexível e perpetuar-se por muito tempo, sem espaço para novas ideias. 

Estas diferentes configurações sociais são parte das “teias de interdependência” onde cada pessoa está inserida.

Teias de interdependência

O sociólogo alemão Norbert Elias criou e desenvolveu uma teoria sobre as “teias de interdependência”, algo inovador no campo das relações sociais e dos estudos sociológicos. 

Mas afinal, o que são as teias de interdependência?

A teoria das teias de interdependência consiste basicamente em analisar os processos sociais e necessidades humanas que levam os indivíduos a se orientarem na direção um do outro, formando assim grupos com algum tipo de relação de dependência. 

Grupos de amizade, por exemplo, são criados pela afinidade que os indivíduos têm em comum. 

Por este motivo, tendem a compartilhar conhecimento sobre assuntos afins e assuntos periféricos que giram em torno do grupo. 

Estas teias de interdependência dão origem a muitas configurações, como família, vizinhança, grupos escolares, de trabalho, etc.

Compartilhando conhecimento no trabalho

Muitas pessoas ainda acham que devem ser os “senhores da informação” e que “informação é poder”. 

Obviamente que se você trabalha para uma rede de espionagens isto pode até ter sentido para você, porém, isso demonstra mais uma insegurança da pessoa que uma virtude. 

+ Veja também: NA PRÁTICA: COMO REDUZIR CUSTOS E OTIMIZAR RECURSOS?

Cada vez mais as empresas tratam de compartilhar conhecimento e informação, não só sobre o mercado, mas também sobre os seus clientes.

Entender e saber ler o mercado onde você ou sua empresa estão inseridos só traz benefícios para o desenvolvimento e abre a sua cabeça para novas ideias, já experimentadas ou não. 

Compartilhar conhecimento gera redes de relacionamento sólidas e mais teias de interdependências. 

Algumas maneiras inteligentes de compartilhar conhecimento é frequentando seminários, cursos de capacitação ou trabalhando em espaços de coworking.

Um modo de você ou sua equipe de trabalho se integrar agora mesmo é buscando a ambientes de trabalho compartilhados e escritórios inteligentes! 

Você não somente pode encontrar a maneira mais fácil de democratizar o acesso a escritórios executivos como diversos espaços multiuso, como estações de coworking, salas executivas e auditórios disponíveis para a sua empresa!

Agora, o que você tem que fazer é passar para o lado do conhecimento inteligente. Contate os profissionais da Smart e transforme o complicado em simples!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09