Quais as vantagens do Coworking para empresas de Marketing?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Será que um coworking para empresas de Marketing é vantajoso? Vou te responder no artigo de hoje essa e várias outras dúvidas sobre o tema.

Se você já acompanha nosso blog há algum tempo, já sabe o que é um espaço de Coworking. Caso seja sua primeira vez aqui, fique tranquilo, nós vamos te explicar.

Além dessa explicação, vamos focar hoje em empresas de marketing e que vantagens elas terão em trabalhar em um espaço de Coworking. Venha conosco e descubra!

O que é e como funciona o coworking?

Coworking pode ser entendido como salas compartilhadas em um trabalho remoto. São salas onde profissionais de várias áreas dividem o mesmo espaço comum. É bastante indicado para trabalhadores independentes e agências, como de marketing, por exemplo.

Um coworking basicamente é composto de:

  • Um ambiente completo com escritórios compostos de mesas, cadeiras, acesso à internet e demais equipamentos de escritório;
  • Salas para reuniões, garantindo um local para conversas com seus clientes e parceiros ou para os colaboradores;
  • Também será comum em coworking, uma recepção, banheiros e espaço de cozinha.

Vantagens do coworking para empresas de Marketing

Com o advento do marketing digital, muitas empresas desse setor tiveram que se reinventar. Com o trabalho cada vez mais online, agências de marketing tiveram que parar de focar apenas no offline e abrir o leque para o mundo digital.

Coworking-para-empresas-de-Marketing

Dessa forma, é comum que existam empresas de Marketing com um atendimento totalmente online (potencializado pela pandemia de COVID-19) ou com atendimentos em sua maioria online, ficando apenas com reuniões em locais presenciais.

O Coworking pode se encaixar “como uma luva” para esse tipo de empresa, trazendo excelentes benefícios. 

Caso a sua empresa de Marketing precise de um local para o escritório funcionar em horário comercial, o Coworking também será excelente para isso, só citamos os modos de trabalho remotos, pois são os mais convencionais.

Economia de dinheiro

Como no Coworking o local é compartilhado, os custos serão extremamente menores, muitos serviços de Coworking trabalham com uma parcela fixa (extremamente baixa, se comparado a um aluguel convencional), dessa forma você irá economizar com aluguel, IPTU, limpeza, manutenção, água, energia elétrica, entre outros gastos essenciais.

Essa economia será excelente, sendo ainda melhor para novas empresas, que não possuem tanto capital. Essa economia garantirá investimentos em outros setores na empresa.

Local privilegiado

Outro fator muito comum em salas de Coworking, será o endereço, geralmente, são localizados em excelentes endereços, que serão um chamariz para clientes e investidores. Para uma empresa de marketing, ter esse marketing extra será excelente.

Endereço fiscal e comercial

Caso precise de um endereço fiscal e/ou comercial você poderá localizá-los no endereço da Coworking. Também será útil para materiais de divulgação, ter um endereço definido.

Otimização do tempo e flexibilidade

O profissional poderá atuar remotamente de outro local e utilizar o Coworking para reuniões e outros benefícios de ter um escritório. Seja sozinho ou em equipe, o Coworking te dará liberdade de fazer seu horário e utilizar as suas imediações da forma que for melhor.

Networking e Benchmarking

Como citamos, no Coworking existem profissionais de diferentes áreas. O que todas elas têm em comum é que precisam de divulgação e empresas de marketing. Trabalhando ao lado delas, facilitará e muito o contato, garantindo inúmeros potenciais clientes.

Com o Coworking você terá acesso a muitos outros profissionais, além das possibilidades de clientes, ainda terão trocas de informações e experiências que terão muita utilidade.

Espaço para trabalho e reuniões 

Um dos pontos mais importantes, como explicamos acima, um espaço de Coworking garantirá um local para profissionais e empresas darem vida aos seus empreendimentos. 

A sua empresa terá acesso a um escritório completo, seja para trabalhar com horário definido ou não, remoto e/ou presencial, são questões que ficarão a cargo da empresa definir, passando pela parte organizacional da empresa.

E o melhor de tudo, terá um espaço para receber clientes, fazer reuniões, enfim um espaço completo para sua empresa de Marketing (ou de outros setores) pode funcionar e conquistar seu espaço/sucesso. 

Diferença entre coworking e home office

Ambas as modalidades são bem diferentes, enquanto no home office toda a estrutura de trabalho será feita e desempenhada de casa. Já no Coworking, a empresa (ou profissional) terá toda a estrutura e endereço dentro do Coworking.

Saiba como escolher um coworking para sua empresa de Marketing

Agora que já entendemos o conceito de Coworking, vamos te ajudar no que focar na hora de escolher um ambiente de Coworking e como conduzir a sua equipe de marketing:

  1. Será necessário ter a certeza, que o local escolhido comporte a estrutura da sua empresa. 
  2. Será necessário trabalhar a cultura organizacional na empresa, para que a equipe entenda que no trabalho em Coworking ele estará trabalhando em uma empresa e não como um freelancer.
  3. Para que tudo funcione será necessário definir um cronograma, com metas e objetivos realistas e palpáveis. Dessa forma, não será necessário ter um controle tão rígido, apenas um acompanhamento das atividades. Todos já saberão o que fazer, como fazer e quando fazer.
  4. Faça valer o networking, não deixe sua equipe fechada, deixe-a expandir o conhecimento com intercâmbio de ideias com outros profissionais que trabalham no mesmo espaço de Coworking.
  5. Tenha uma rotina de reuniões frequentes, elas não precisam ser longas, funcionando como um feedback entre todos os colaboradores e o gestor (ou gestores). Ter o diálogo afiado com a equipe será um benefício que as empresas não devem abrir mão. Conseguindo assim com que todos estejam em sintonia com os objetivos da empresa.

Conclusão 

No artigo de hoje entendemos o funcionamento de um espaço de Coworking e de que forma empresas de marketing podem se beneficiar dessa modalidade. O Coworking é uma excelente forma de dar vida a uma empresa, pelas suas facilidades e preço extremamente reduzido, será uma forma muito positiva de abrir ou transferir a sua empresa (e equipe).

Para você que procura um excelente serviço de coworking (com todos os benefícios listados neste texto) com mensalidade que fica abaixo de R$3,50 por dia, recomendamos a Smart Escritórios Inteligentes (visite o site, confira os endereços e saiba mais).

Agradecemos a sua leitura e nos vemos em um próximo artigo.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09