Listamos 6 passos importantes para reduzir os custos da sua empresa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No atual cenário que vivemos, algumas empresas precisaram reduzir custos, mas é difícil entender por onde começar, por isso vamos te ajudar no artigo de hoje. 

Se você simplesmente reduz os custos de qualquer setor e pronto, sem nem ao menos avaliar o que faz ou não sentido,  pode acabar gerando algo prejudicial, já que não foi feita uma análise, não feito um estudo do que deve ser cortado de fato.

Dessa forma, é preciso ter uma estratégia antes de tomar qualquer decisão de cortar os gastos, seja qual for o setor.

Para não cometer um erro e prejudicar sua empresa, analise tudo com atenção, tanto no quesito financeiro, como em todos os outros que envolvem sua empresa.

Nesse artigo, vamos pontuar algumas formas de reduzir os custos de forma segura, analisando todas as informações de modo a entender o quanto aquela redução de custo pode afetar ou não aquele setor.

Passos importantes para reduzir custos 

  1. Mais tecnologia e menos papel:

O uso do papel é algo que está extremamente ultrapassado, a tecnologia vem ocupando o seu lugar mantendo os seus documentos salvos e seguros. Sem contar que é muito mais fácil de organizar e  localizar.

Algumas pesquisas mostram que um empresário perde em torno de 1 mês por ano, apenas tentando localizar algum documento que é impresso e guardado em arquivos, ou semelhantes.

Fora que o gasto da impressão de papel não é pouco, e ainda tem o tempo gasto para coletar todas as assinaturas necessárias, por exemplo.

Utilizando a tecnologia você vai reduz os custos desnecessário nessa questão, por exemplo, utilizar uma plataforma para coletar assinaturas de forma online e simples.

Dessa forma é possível eliminar o custo do uso manual de arquivar documentos, envio de correios ou motoboys para coletar assinaturas, entre tantas outras coisas que envolvem os processos de documentação

Dicas para reduzir custos:

  • Opte por impressoras virtuais que geram PDF;
  • Escolha um bom sistema de gestão para documentos eletrônicos;
  • Elabore campanhas internas e escute a opinião de todos para reduzir os gastos desnecessários;
  • Realize apresentações online;
  • Utilize a tecnologia para passar informações importantes para os seus funcionários.
reuniões-custos
  1. Opiniões dos colaboradores:

Reuniões com a empresa, e com funcionários de cada setor são uma boa opção até para entender o ponto de vista deles.

Com essas reuniões é possível observar como simplificar os recursos que são utilizados nas tarefas do cotidiano.

Essas sugestões podem se tornar até um novo projeto que pode ajudar a empresa, simplificando essa interação, que é um importante canal de comunicação interno.

Você pode criar um e-mail exclusivo para funcionar como uma ouvidoria, elaborar uma rede social empresarial para divulgar suas ideias e melhorar a interação, por fim, você pode “brincar” com as possibilidades.

Por fim, opte pelo grupo de WhatsApp que é um meio de comunicação bem comum atualmente e que facilita muito a transmissão de sugestões.

  1. Evite demissões para reduzir os gastos: 

Uma demissão que acontece sem necessidade pode prejudicar sua empresa com os custos que devem ser pagos ao funcionário.

Por exemplo, virá os gastos com direitos trabalhistas que não são poucos, e ainda tem  os investimentos com treinamentos e capacitação, que acabará sendo perdido, se tornando assim, um grande desperdício.

Realizar a demissão não é a primeira alternativa, sempre opte por outras formas de reduzir os gastos.

  1. Revisão e automação:

Certas burocracias são um desperdício de gastos e tempo da pessoa que a realiza diariamente, mas esses custos não são notados facilmente.

Por isso, essa é  uma excelente alternativa de redução de custos, porque algumas dessas práticas estão ficando ultrapassadas, diferente da automação dessas funções,  que estão em constante atualizações, com o que há de mais novo no momento.

A solução para isso é observar os processos internos e verificar quais podem ser automatizados.

Para analisar isso, comece observando os setores de marketing, vendas, atendimento e veja o que pode ser automatizado.

Optar pela tecnologia é a melhor solução, já que está auxiliando muitas empresas a crescerem seus negócios. Não esqueça de estar em constante atualização com o mercado, assim você não fica em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

  1. Planeje:

Para conseguir realizar uma boa redução de custos, o planejamento é extremamente necessário para se organizar e observar a empresa.

Nunca comece a redução de gastos antes de elaborar o seu planejamento e ouvir outras sugestões de quem de fato tem a vivência da sua empresa.

Por fim, se for necessário opte por alguma plataforma que te auxilie nessa parte de planejamento, mas apenas se de fato sentir a necessidade de ajuda,  pois o objetivo principal é manter gastos que realmente importam.

  1. Dívidas:

Para finalizar, tente negociar suas dívidas para evitar grandes taxas de juros, mas antes de fazer isso, tenha certeza que a empresa conseguirá arcar com essas despesas.

Sempre tome cuidado com o dinheiro da sua empresa para não cometer erros, como o de misturar as contas da empresa com as pessoais.

Conclusão

A redução de custos é importante para eliminar os gastos desnecessários. Observar o impacto que teria em determinados custos na sua empresa, quais seriam as consequências e quais os setores vão ser afetados é um importante passo desse processo.

Como pontuamos nesse conteúdo, é preciso se planejar, antes de realizar qualquer redução,  compreender realmente como está a saúde financeira da sua empresa.

Caso, você deseje diminuir o custo de aluguel e luz, por exemplo optar por um Coworking como o que oferecemos na Smart que é bem mais em conta quando comparados aos concorrentes.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e se gostou, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar.

Até o próximo artigo!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09