Entenda como o SEO pode transformar sua empresa

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Esse artigo será ótimo para que donos de pequenas empresas possam aprender como melhorar e com isso transformar-se em uma empresa melhor estabelecida, com seu nome bem divulgado e tendo todas as ferramentas para crescer.

Se sua empresa está começando a investir em marketing digital ou está buscando formas de aprimorar essa estratégia, o SEO é uma ferramenta que promete otimizar suas plataformas digitais.

Seja para lojas virtuais, sites, blogs ou outras páginas nas redes, é importante que você conheça as técnicas certas que prometem aumentar o alcance e a visibilidade do seu negócio.

Entender como aplicar as técnicas de SEO coloca suas páginas no topo das pesquisas nos mecanismos de busca e aumenta o número de visitas em suas plataformas. Veremos como isso irá beneficiar a sua pequena empresa.

O que significa SEO?

O termo vem do inglês, Search Engine Optimization, o que significa otimização para mecanismos de buscas. SEO trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar páginas na web a fim de alcançar bons rankings, gerando tráfego orgânico para os sites.

É um recurso que possibilita um bom posicionamento dos sites e blogs nos motores de busca, como o Google, por exemplo, atraindo muitos visitantes. Nesse caso, se bem aplicado, a sua empresa irá crescer nas engines de busca, aumentando a visibilidade e podendo alcançar um lucro maior.

Como funciona?

Você já parou para pensar como as plataformas de pesquisa selecionam quais serão os sites que ocuparão a primeira página de resultados, quando você busca por alguma palavra ou conteúdo?

O que ocorre é que o Google tem formas de rastrear o conteúdo das páginas, coletar informações relevantes para a experiência do usuário, como carregamento da página e organização da estrutura, para assim, promover o rankeamento dos sites.

Um site ou blog só consegue alcançar um bom rankeamento se aplica ótimas técnicas de SEO em suas páginas. Por conta disso, é preciso que as páginas sigam uma série de critérios importantes para conquistar bons resultados.

Como aplicar uma estratégia de SEO?

Quando se tem uma empresa, sem tantos recursos financeiros, investir em produção de conteúdo é uma excelente estratégia para aplicar as técnicas de SEO. Existem algumas dicas que vão te ajudar a otimizar suas plataformas para que sejam facilmente encontradas pelos usuários. Ser encontrado é ter uma chance maior de vender, vender na maioria das vezes, é o que separa uma empresa de sucesso de uma que está tentando ter sucesso.

Palavras-chave, também chamadas de keywords, são a forma que os usuários geralmente realizam as pesquisas nos buscadores. Seja a partir de perguntas ou buscas por produtos específicos, existem algumas expressões e termos que são mais utilizadas pelos internautas na hora da pesquisa. Essas palavras-chave são importantes para melhorar o rankeamento de suas páginas porque são exatamente o que seu público-alvo e os seus possíveis clientes estão procurando.

Quando você utiliza as palavras de maneira estratégica em seu site, há grande possibilidade de que o usuário acabe encontrando o seu site como resposta. Por isso, é preciso saber quais são as palavras-chave que envolvem o seu nicho de mercado e que são mais pesquisas pelo seu público.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a definir a palavra-chave ideal que se relacione com a sua empresa ou com o tema do conteúdo da sua página. Mas atenção: o Google utiliza técnicas inteligentes para rastrear sites e blogs. Não é eficaz repetir a palavra-chave incansavelmente apenas para alcançar o topo das pesquisas. O ideal é incluir essas keywords de forma natural e de forma que faça sentido no contexto.

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Aposte na organização e design

Outro fator observado durante esse rastreamento é a estrutura da sua plataforma, pois o Google preza pela experiência do usuário enquanto navega.

É importante apostar em uma página com design organizado e intuitivo, além de apresentar rapidez no carregamento.

Aposte também em um site que seja mobile friendly, podendo ser facilmente acessado a partir de qualquer dispositivo ou equipamento. Seja por meio de um telefone celular, tablet ou desktop, o internauta consegue ver o seu conteúdo no formato adequado. São boas práticas de SEO para atrair mais visitantes para sua página. Dessa forma, pequenos detalhes podem fazer toda diferença.

Seja original e venda qualidade

Se você trabalha com marketing de conteúdo para atrair clientes com base em funil de vendas, busque produzir conteúdos sobre temas que de fato agreguem valor ao seu público. Fique por dentro das últimas tendências e dos assuntos mais falados, aborde formas de apresentar soluções às dores do seu cliente e utilize a linguagem mais adequada para se comunicar com ele.

Pequenas empresas podem crescer muito, estar atento e ser diferente poderá te destacar. Destacar é a palavra chave para SEO. Além disso, aposte na qualidade de seu serviço/produto. Ser criativo é encontrar uma forma diferente de chegar no resultado final, qualidade não estará ligada somente a tamanho e lucros, mas em cumprir com o que promete.

De nada irá adiantar ser buscado, se o seu produto/serviço não for de excelência.

Conclusão

Utilizando as técnicas adequadas, é provável que suas páginas alcancem as primeiras páginas dos buscadores e até o topo das pesquisas. Adotar boas práticas de SEO significa otimizar suas plataformas para beneficiar os usuários e trazer vantagens para a sua empresa.

Se quiser conhecer mais estratégias inteligentes como as práticas de SEO, confira outros artigos da nossa plataforma sobre diversos assuntos do mundo empresarial. 

Continue com a gente e descubra tudo o que a Smart Coworking pode fazer para que seu negócio continue crescendo.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
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