Categorias
Coworking Empreendedorismo

Smart Ajuda: Comece seu negócio do ZERO com esses passos

Tem o sonho de começar sua própria empresa, mas tem dúvidas de como tirar essa ideia do papel? No artigo de hoje vou te apresentar alguns passos que irão te ajudar. 

Começar um negócio do ZERO é um tema que costuma afastar algumas pessoas. Muitos veem dificuldade em fazer isso e acreditam que não seja algo para eles. Esse pensamento está longe de ser verdade. 

Através de conhecimento e planejamento, qualquer pessoa com a vontade real de empreender poderá iniciar seu negócio. Se chegou até aqui, é porque tem esse espírito dentro de hoje.

No artigo de hoje você vai descobrir que através de alguns passos simples, será possível tirar esse sonho do campo das ideias e trazer para o mundo real. 

Escolha o ramo da sua empresa

Conheci muitas pessoas que já sabiam de cara, qual empreendimento queria abrir. Porém, outras tinham esse mesmo sonho, mas sem ter um ramo definido. Para iniciar o seu negócio do ZERO, o ponto de partida é definir sobre o que será sua empresa.

negócio do ZERO

Para quem tem uma veia empreendedora (assim como eu), muitas ideias passam pela cabeça, de como empreender e com o que empreender. Dessa maneira, faça essa escolha após analisar bem os temas preferidos. 

Pequenos empreendedores devem ter um foco ainda maior, para evitar entrar em um negócio muito arriscado e com poucas chances de sucesso. Porém, isso não deve frear os seus sonhos, se você acredita no potencial do seu negócio e no seu conhecimento, faça uma aposta em você.

É necessário frisar que o ramo da sua empresa deve ser algo que você entenda e sinta prazer em trabalhar. Assim, você irá empreender de uma forma totalmente motivada. 

Após definir com o que a sua empresa irá trabalhar, será o momento de conhecer o mercado que esse tipo de produto ou serviço está inserido, para poder planejar do jeito certo, e iniciar o seu negócio do ZERO. 

Certifique-se de que o produto e/ou serviço oferecido pela sua empresa sejam relevantes e trate de resolver os problemas e necessidades de seus clientes. Um produto/serviço de qualidade, com um público alvo definido, tem maiores chances de sucesso.

Planejar é preciso

Acredito que o grande desafio de todos os empreendedores, e principalmente de quem está começando agora, é o planejamento. Será através do planejamento que a sua empresa fará a “mágica” (que de mágica não tem nada) acontecer.

A maioria das empresas fecha por questão de planejamento, o blog tem um texto muito interessante com erros que você deve evitar, se planeja manter o seu negócio. Será através de um planejamento preciso, que as engrenagens irão se mover para chegar até o sucesso.

Iniciar um negócio do ZERO, é algo empolgante e motivador para qualquer empreendedor, porém toda essa empolgação deverá ser acompanhada de planos e metas sólidas, baseados nos objetivos de curto, médio e longo prazo, da sua empresa.

Organize o financeiro da sua empresa

Começar um negócio do zero precisa de bastante planejamento, isso ficou claro. Mas o planejamento não deve ser apenas no campo das ideias, o planejamento tem que passar pelo lado financeiro. 

Dependendo do tipo de empresa que você vai abrir, as diferenças de valores são grandes. Dessa forma, é preciso investir em um capital inicial que seja possível e, ao mesmo tempo, traga possibilidades para o empreendimento. Ter um capital de giro também será muito importante para enfrentar períodos de maior dificuldade ou poder investir no crescimento do seu negócio.

Após aberta, a empresa deverá manter o foco e organização sobre o lado financeiro, tomando decisões após avaliações de todas as variáveis.  

O endereço 

Quando se fala em iniciar um negócio do ZERO, é muito provável que não tenha um endereço/local definido para dar vida ao empreendimento. Aluguel costuma representar um valor alto dentro de qualquer orçamento empresarial. Ao mesmo tempo, ter um local físico, ajudará no desenvolvimento do seu negócio.

Para começar sem ter que investir um valor alto, será muito interessante dar vida ao seu empreendimento em um coworking (escritórios compartilhados). Os Coworkings vão atender as necessidades da sua empresa. Praticamente qualquer empresa que possa funcionar em um escritório com internet, poderá trabalhar em coworking.

Coworkings costumam se localizar em endereços privilegiados, garantindo acesso a muitos clientes, além de contar com serviços de estacionamento, recepção, manutenção, limpeza, internet, energia elétrica, água, cozinha, entre outros.

Todos esses benefícios reunidos em um plano mensal com um valor cerca de 90% mais barato que um aluguel profissional. Os Coworkings também vão garantir endereço fiscal e comercial para o seu negócio. 

A sua empresa terá uma sala reservada, contando com muitas outras empresas no mesmo endereço, sendo uma excelente oportunidade para networking.

Conheça a Smart Escritórios Inteligentes, um serviço de coworking com excelência para seu negócio.

Colocando em prática

Após as etapas que já citei, é chegado o momento de tirar o seu negócio do ZERO e dar vida ao seu empreendimento. Seguindo as orientações acima, a sua pequena empresa já terá definido com o que irá trabalhar, terá um planejamento elaborado com ideias e metas possíveis, além de ter o aporte financeiro para iniciar até chegar no local correto para funcionar.

Será no dia-a-dia que o empreendedor terá que estar atento a tudo que ocorre, de maneira a garantir que tudo ocorra da melhor forma. O foco aqui será em gerir a empresa, mantendo as boas práticas e buscando sempre o desenvolvimento. 

Além da parte organizacional, será necessário estabelecer um preço justo e competitivo para seus produtos e/ou serviços e realizar campanhas de Marketing para divulgar sua marca recém-criada. 

O momento que serão contratados os colaboradores, é preciso ter muito cuidado, pois serão eles que te ajudarão a conquistar os seus objetivos. Sendo tão importantes para o empreendimento, quanto você. 

Seja um bom líder e encontre maneiras de manter a sua equipe (seja ela grande ou pequena) coesa e motivada. Acompanhe sempre a satisfação e a insatisfação dos seus colaboradores, através de pesquisas de clima organizacional, por exemplo.

Seguindo essas dicas, a sua empresa terá uma expectativa de crescimento muito grande. O cuidado com o lado financeiro deve ser redobrado (seja ou tenha um bom profissional para cuidar desse setor)

Com essas dicas, você terá todas as ferramentas para ser um empreendedor de sucesso.

Conclusão

No artigo de hoje, trouxe alguns passos fundamentais para iniciar seu negócio do ZERO. Através dos conceitos mostrados, um empreendedor terá a parte teórica de como iniciar seu empreendimento, descobrindo e aprendendo também pela prática e conhecimentos adquiridos ao longo do processo. Busque sempre conhecimento para ficar cada vez mais nos trilhos do sucesso. Aplique o que te passei nesse texto e descubra como é fácil e prazeroso empreender.

Recomendo também a leitura do livro “O Empreendedor Smart”, que vai ajudar você a empreender da maneira mais inteligente possível, com inúmeros exemplos práticos e conteúdos muito relevantes sobre o tema.

Para mais artigos sobre empreendedorismo, continue acompanhando este blog.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e seus grupos do WhatsApp.

Agradeço a sua leitura e nos vemos novamente em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *