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Smart Brasília: Essas ações de marketing não podem faltar na estratégia das pequenas e médias empresas

Se você possui uma empresa de médio ou pequeno porte e está com dificuldades no marketing, esse texto é para você! No artigo de hoje vou mostrar algumas ações de marketing que a sua empresa não pode deixar de lado.

Costumo dizer que o marketing é a voz da empresa, pelo fato de ser a partir dele que a maioria das pessoas (clientes e possíveis clientes) criam uma visão sobre a sua empresa. Dessa forma, existem algumas ações de marketing que farão toda a diferença para sua empresa se destacar entre as demais. 

E quando você tem uma empresa pequena ou até mesmo de porte médio, usar de boas estratégias de marketing aumentam as chances do seu negócio crescer.

No texto de hoje, vou mostrar algumas ações de marketing que vão impulsionar a sua empresa a patamares cada vez mais altos. Considere usar todas essas ações de marketing em sua empresa, pois considero que todas são obrigatórias, se você deseja ter sucesso. 

O marketing

Antes de falar sobre as ações de marketing que a sua empresa deve tomar, vou falar um pouco sobre o marketing em si, assim poderá ter entendimento amplo sobre os conceitos que vou te mostrar.

O marketing é uma área de estudo (muitos a consideram como uma arte, e eu me incluo neles) que tem por objetivo: comunicar, criar, atribuir valor para um produto/serviço, entregar e satisfazer as necessidades dos consumidores

Ele tem por objetivo chamar a atenção dos consumidores para a sua marca e com isso, gerar mais vendas e consequentemente, mais lucros para sua empresa.

O marketing também estuda o mercado (principalmente o mercado que sua empresa está inserida) a fim de encontrar pontos relevantes que se sua empresa trabalhar corretamente terá muito mais sucesso junto ao seu público alvo.

Para saber mais sobre o marketing, desde sua origem, objetivos e formas, existe um artigo realmente completo sobre esse assunto aqui no blog, recomendo fortemente que você leia, para ter um entendimento ainda maior.

Ações de marketing que a sua empresa deve tomar

Agora que entendemos um pouco mais sobre o conceito do marketing em si, vou apresentar algumas ações de marketing que a sua empresa de pequeno ou médio porte precisa tomar para conseguir ter maiores resultados junto aos seus clientes e possíveis clientes. Vamos a elas!

Planejamento estratégico

Quando falamos em estratégias de marketing que funcionam, estamos falando de estratégias que surgiram de um planejamento estratégico bem elaborado. Dessa forma, a sua empresa deve sempre definir tudo que planeja fazer, nesse caso, com relação ao marketing, para ter maiores chances de sucesso.

Então, antes mesmo de qualquer ação de marketing externa, a sua empresa deve deixar tudo com os “pingos nos is” na fase de planejamento. Para que as próximas ações, que vou listar, dêem certo, tudo deve começar a partir de um planejamento estratégico bem elaborado.

O marketing é uma área de muito estudo e análise, dessa maneira, tudo deve ser friamente analisado. Embora muito do marketing lide com emoções dos clientes, da hora de planejar é preciso ser realista e metódico a fim de criar um plano perfeito.

Marketing Digital

Sua empresa deve se preocupar muito com o marketing digital, SEMPRE! A internet hoje e nas próximas décadas será cada vez mais forte. Negar isso, é como dizer que à terra é plana ou que a gravidade não existe.

Dessa forma, a sua empresa deve desenvolver cada vez mais formas de marketing digital. Ter uma estratégia de marketing digital bem definida e estruturada, fará toda a diferença para empresas de todos os tamanhos. 

Desenvolva um site realmente diferenciado, não crie algo genérico apenas por criar, muitas vezes isso pode até piorar a imagem da sua empresa. Trabalhe com um blog relevante sobre o entorno dos seus produtos e serviços, isso vai mostrar que a sua empresa não se preocupa só em vender.

Construa uma presença forte nas redes sociais, hoje em dia são tantas. Dessa forma, crie um perfil no Instagram, Facebook e YouTube (se tiver interesse em desenvolver vídeos, podcasts e afins) e em quantas dessas redes achar que sua empresa pode fazer a diferença.

Dica: não esqueça do WhatsApp! Ele é um aplicativo usado por praticamente todo o Brasil e o mundo. Por ser tão amplo e direto, é possível criar uma excelente estratégia de marketing dentro do WhatsApp. No blog existe um texto que ensina a fazer isso. 

Presença em eventos

Entre os principais estão: eventos próprios, patrocínio de eventos de terceiros, exposições e convenções. Através desses exemplos a sua empresa poderá ter uma forte ação de marketing para conquistar cada vez mais espaço no coração dos consumidores.

Quando a sua empresa não é muito conhecida na sua região e proximidades, será nos eventos que a sua empresa terá uma vitrine muito forte para se tornar conhecida e reconhecida.

Estar em um evento vai mostrar que a sua empresa tem o que mostrar e que vale a pena para os comunicadores ao menos conferirem o tipo de trabalho e/ou serviço que a sua empresa desenvolve. 

O marketing visa que as pessoas conheçam a sua marca, e os eventos proporcionam exatamente isso. E não é só no âmbito de eventos para divulgar produtos ou serviços que a sua empresa deve estar. É importante apoiar a sua região, patrocinando eventos de caridade, por exemplo.

Desenvolver o esporte da sua região também é uma ótima vitrine, então apoie, times locais, independente do esporte. Ainda mais no Brasil, onde é tão difícil ver empresas apoiando esportes que não sejam o futebol. Isso vai mostrar o que a sua empresa vê além das outras.

Importante: não estou dizendo para a sua empresa não apoiar o futebol, ele move milhões de pessoas e é o esporte mais famoso do mundo, eu mesmo, adoro futebol. Entretanto, apoie também outras modalidades, é importante e agrega valor e reconhecimento para sua empresa.

Eventos próprios também são muito interessantes, estude a possibilidade de realizar um evento da sua empresa para a sua empresa. Não tem jeito melhor de ser conhecido do que mostrando para os outros do que se trata a sua empresa, fora as parcerias que podem rolar.

Parceria com outras empresas

Quando se tem uma empresa de pequeno/médio porte, será muito interessante buscar parcerias com outras empresas de mesmo ou maior tamanho. Dessa forma, uma poderá ajudar a outra a conquistar mais clientes. 

Crie campanhas de marketing mostrando que a sua empresa e parceiras são as melhores no que fazem, e que ao adquirir produtos ou serviços de ambas, os clientes ficarão muito mais satisfeitos.

As parcerias são importantes, pois mostram que às duas (ou mais) empresas buscam o melhor para seus clientes em diferentes âmbitos. Divulguem promoções, como por exemplo: ao adquirir um produto da empresa X, você terá tantos % de desconto comprando o produto da minha empresa.

Importante: quando falamos de parceria, tem que ser algo que todos ganhem. Então, se você fechar uma parceria, tenha certeza que tanto a sua empresa quanto a outra estão se beneficiando, assim realmente terão uma parceria que tende a durar muito tempo e trazer excelentes resultados para ambos.

Fidelizando seus clientes

Tão importante quanto ter novos clientes, é trabalhar formas de manter e fidelizar os antigos. Então, desenvolva campanhas de marketing para que seus clientes sintam-se valorizados.

Crie planos, dê descontos, estimule eles a continuarem cada vez mais com sua empresa, adquirindo produtos ou serviços. Utilize de todas as ferramentas possíveis para seu cliente se sentir parte da empresa. Como o marketing é a voz da empresa, converse com seus clientes como se fossem seus amigos.

Conclusão

No texto de hoje, mostrei algumas ações de marketing que você deve desenvolver o mais rápido possível dentro da sua empresa. É importante ressaltar que empresas de pequeno ou até médio porte, tem muito a crescer, apenas trabalhando melhor o seu marketing.

Então para que tudo funcione melhor você precisa ter um planejamento estratégico bem estruturado, trabalhar muito o marketing digital, pois a internet é uma forte aliada no sucesso da sua empresa.

Além disso, será muito importante marcar presença em eventos, para que mais pessoas e empresas conheçam sobre seu negócio. Aumentando assim as chances de fechar excelentes parcerias. Essas e outras ações serão muito importantes para chegar em mais clientes e conseguir fidelizá-los.

Para mais artigos relevantes sobre marketing e empreendedorismo, continue acompanhando este blog. Nele você terá acesso a materiais de qualidade para melhorar cada vez mais como um empreendedor.

Agradeço a sua leitura e gostaria de ouvir a sua opinião sobre o artigo, nos comentários. Além disso, compartilhe esse texto em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Nos vemos em breve em mais um artigo.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

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